Batida de pino pode causar sérios danos ao motor

Fenômeno, provocado por um choque de ondas de combustão na câmara, faz com que a queima do combustível fique irregular e pode destruir os pistões

Por Boris Feldman10/01/19 às 19h30

A batida de pino é provocada por um choque de ondas de combustão na câmara. E isso causa uma queima irregular que danifica uma peça importante do motor.

[TRANSCRIÇÃO]

Mais um leitor nosso questiona a batida de pino. Diz que, numa conversa entre amigos motoristas, não se chegou a uma conclusão de que pino é esse que bate, e se essa batida de pino é prejudicial ao motor. Então, quando se fala em batida de pino, é um som metálico tipo ‘toc-toc’ que vem do motor, mas sem pino nenhum batendo.

O barulho é provocado por um choque entre duas ondas de combustão dentro da câmara. O que configura uma combustão irregular e uma perda de potência, de eficiência do motor. Isso resulta numa redução do desempenho, aumento do consumo e de emissões.

VEJA MAIS:

E pior ainda: quando essa combustão irregular permanece durante muito tempo e sempre em temperatura mais elevadas que a normal, existe um risco muito grande de se danificarem os pistões. Ou seja, uma destruição parcial do próprio motor.

Batida de pino
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário