Batida de pino no motor é a mesma coisa que pré-ignição?

Existem alguns tipos de combustão irregular feitos pelo motor do carro. Eu esclareço aqui essa relação batida de pino e pré-ignição

Por Andre Willis25/11/19 às 06h15

Vários leitores do AutoPapo perguntaram: “esse problema que teve no Onix, que a GM atribui a uma pré-ignição, é o mesmo daqueles motores que fazem um barulhinho ‘toc, toc, toc”? Que o pessoal chama de batida de pino. Em princípio, não.

Existem alguns tipos de combustão irregular, a batida de pino é a a detonação que faz ‘toc, toc, toc’ quando acelera. E ela acontece quando: antes de se completar a queima da mistura ar-combustível, provocada pela faísca na vela. Um resto do combustível não suporta a pressão em temperatura e queima sozinho, uma combustão espontânea. Daí, o ‘toc, toc, toc’, é uma detonação.

A pré-ignição é quando antes mesmo da faísca na vela a mistura ar-combustível já explode. E o pior: quando o pistão está subindo no cilindro ele leva uma pancada dessa combustão na cabeça, e aí em geral, se danifica.

motor tres cilindros 3 cilindros cilindros motor shutterstock 53000788

Foto Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário