Calibragem os pneus com 42 libras: essa recomendação está correta?

Ouvinte do AutoPapo diz que manual do automóvel dele recomenda calibrar os pneus com 42 libras: vale a pena diminuir essa pressão?

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Por Boris Feldman
Publicado em 08/05/2018 às 19h30
Atualizado em 30/01/2020 às 21h05

Rodar com os pneus na calibragem correta é muito importante para garantir tanto o conforto quanto a segurança dos ocupantes dos automóveis.  E é bom ficar esperto com algumas dicas que aparecem por aí.

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Ouvinte do AutoPapo diz ter estranhando a recomendação que consta no manual do automóvel dele, não disse qual, para calibrar os pneus com 42 libras. E, que ele acha um exagero e até hoje jamais teve automóvel que recomendasse acima de 32 ou 34 libras de pressão. E, ele está achando o carro dele um pouquinho duro.

Um amigo já até recomendou que ele reduzisse um pouco essa pressão, e ele pergunta: se vale a pena diminuir essa calibragem? Olha, reduzir pode. Embora, não seja recomendável, porque se a fábrica diz 42 libras, ela tem lá os seus motivos.

Provavelmente o pneu é do tipo perfil baixo, que tem a banda lateral baixinha. E, neste caso, reduzir a pressão tem alguns inconvenientes: o primeiro deles é aumentara possibilidade dele se romper ao passar por um buraco.

Em segundo lugar, a pressão reduzida vai reduzir também sua durabilidade e afetar também o seu comportamento. Ele vai perder um pouco de estabilidade. Então, reduzir a pressão vai deixar o carro mesmo um pouco mais macio. E o seu amigo está certo sobre esse ponto de vista. Porém, será que vale a pena mesmo, diante de todos esses inconvenientes?

Rodar com os pneus na calibragem correta
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
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Kennedy 7 de novembro de 2020

Tenho um monza roda aro 15 pneu 185/60 r85 coloco 40libras quem me falou isso fabricante da loja onde comprei o pneu não sei se está certo mais roda com ele assim nunca deu problema nem estourar.
Está certo isso?

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Ilgon F.Soares 18 de agosto de 2018

Calibragem ,,uso nitrogênio e garanto é mais macio seguro evita desgaste pré maturo evita aquecimento no inverno na faz forma ao pernoitar e a calibragem pode durar até três meses,,então.

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Chris 2 de agosto de 2022

O nitrogenio não deixa mais macio, somente traz menos variação de pressão com a diferença de temperatura

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Fernando 3 de junho de 2018

32

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Severino eugenio 9 de maio de 2018

Libras exatas do ecosport

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