Calibrar com 42 libras! É isso tudo mesmo?

Por BORIS FELDMAN08/05/18 às 19h30

Rodar com os pneus na calibragem correta é muito importante para garantir tanto o conforto quanto a segurança dos ocupantes dos automóveis.  E é bom ficar esperto com algumas dicas que aparecem por aí.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo diz ter estranhando a recomendação que consta no manual do automóvel dele, não disse qual, para calibrar os pneus com 42 libras. E, que ele acha um exagero e até hoje jamais teve automóvel que recomendasse acima de 32 ou 34 libras de pressão. E, ele tá achando o carro dele um pouquinho duro. Um amigo já até recomendou que ele reduzisse um pouco essa pressão, e ele pergunta: se vale a pena diminuir essa calibragem? Olha, reduzir pode. Embora, não seja recomendável, porque se a fábrica diz 42 libras, ela tem lá os seus motivos.

Provavelmente o pneu é do tipo perfil baixo, que tem a banda lateral baixinha. E, neste caso, reduzir a pressão tem alguns inconvenientes: o primeiro deles é aumentara possibilidade dele se romper ao passar por um buraco. Em segundo lugar, a pressão reduzida vai reduzir também sua durabilidade e afetar também o seu comportamento. Ele vai perder um pouco de estabilidade. Então, reduzir a pressão vai deixar o carro mesmo um pouco mais macio. E o seu amigo está certo sobre esse ponto de vista. Porém, será que vale a pena mesmo, diante de todos esses inconvenientes?

Rodar com os pneus na calibragem correta

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ilgon F.Soares 18 de agosto de 2018

    Calibragem ,,uso nitrogênio e garanto é mais macio seguro evita desgaste pré maturo evita aquecimento no inverno na faz forma ao pernoitar e a calibragem pode durar até três meses,,então.

  • Fernando 3 de junho de 2018

    32

  • Severino eugenio 9 de maio de 2018

    Libras exatas do ecosport

Deixe um comentário