Câmbio com 10 marchas proporciona mais eficiência ao veículo?
"Ford e General Motors são antigas rivais e vivem brigando por cada pedacinho de mercado. Mas na hora da conveniência, elas se entendem"
"Ford e General Motors são antigas rivais e vivem brigando por cada pedacinho de mercado. Mas na hora da conveniência, elas se entendem"
Transmissões com muitas velocidades estão se tornando mais comuns. Os esportivos Ford Mustang e Chevrolet Camaro já adotaram um câmbio com 10 marchas. Descubra quais são as vantagens desse sistema:
[TRANSCRIÇÃO]
Ford e General Motors são antigas rivais, e vivem brigando por cada pedacinho de mercado. Mas, na hora da conveniência, elas se entendem. E a GM acaba de lançar o seu esportivo, Camaro, com a mesma caixa de 10 marchas do Ford Mustang.
Conveniências à parte, por que as caixas hoje têm cada vez mais um número maior de marchas? Nossos jipes Renegade e Compass já têm nove delas, por exemplo. Por quê?
Porque quanto maior o número de marchas, menor o pulo entre uma marcha e a seguinte e, por isso, a mudança de uma pra outra, tanto para cima como para baixo, se faz de maneira mais suave e imperceptível. Porém, o mais importante mesmo é que: quanto maior o número de relações, mais provável que uma delas seja a mais adequada para o máximo de desempenho com um mínimo de consumo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho tiida sedan com 6 marchas, super econômico.
Inacreditável que muitos carros novos ainda tenham 4 ou 5 marchas, totalmente defasados!