Câmbio com 10 marchas proporciona mais eficiência ao veículo?

"Ford e General Motors são antigas rivais e vivem brigando por cada pedacinho de mercado. Mas na hora da conveniência, elas se entendem"

Por Boris Feldman18/01/19 às 06h15

Transmissões com muitas velocidades estão se tornando mais comuns. Os esportivos Ford Mustang e Chevrolet Camaro já adotaram um câmbio com 10 marchas. Descubra quais são as vantagens desse sistema:

[TRANSCRIÇÃO]

Ford e General Motors são antigas rivais, e vivem brigando por cada pedacinho de mercado. Mas, na hora da conveniência, elas se entendem. E a GM acaba de lançar o seu esportivo, Camaro, com a mesma caixa de 10 marchas do Ford Mustang.

Conveniências à parte, por que as caixas hoje têm cada vez mais um número maior de marchas? Nossos jipes Renegade e Compass já têm nove delas, por exemplo. Por quê?

Porque quanto maior o número de marchas, menor o pulo entre uma marcha e a seguinte e, por isso, a mudança de uma pra outra, tanto para cima como para baixo, se faz de maneira mais suave e imperceptível. Porém, o mais importante mesmo é que: quanto maior o número de relações, mais provável que uma delas seja a mais adequada para o máximo de desempenho com um mínimo de consumo.

câmbio com 10 marchas
Foto Jeep | Divulgação
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Andre 18 de janeiro de 2019

    Tenho tiida sedan com 6 marchas, super econômico.

    Inacreditável que muitos carros novos ainda tenham 4 ou 5 marchas, totalmente defasados!

Avatar
Deixe um comentário