Carro usado com motor turbinado é problema?

Qualquer carro usado sem histórico de manutenção pode ser problema, mas no caso do turbo, há uma diferenciação importante a ser feita

turbo motor turbina shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 26/03/2020 às 08h30

Um leitor do AutoPapo quer saber se tem problema comprar um carro usado com motor turbinado. Para começo de conversa, qualquer carro usado turbinado ou não, que não tenha recebido uma boa manutenção, pode ser um problema no futuro.

No caso do carro turbinado, se for de fábrica, nenhum problema extra. Pois o motor foi projetado para isso. Entretanto, se o motor foi projetado para ser aspirado e depois alguma oficina adaptou um turbo, aí pode ser o problema. Pois seus componentes estão sendo mais exigidos do que previa o projeto original.

Mas o motor com cilindrada reduzida e turbinado é tendência mundial, para ter desempenho com redução de consumo e emissões. Alguns mecânicos ficam falando besteiras pela internet e criticando o motor turbinado sem saber, que os que assim saíram de fábrica, não têm problema de durabilidade.

VW up! TSI Pepper branco
up! TSI é um exemplo de downsizing: motor turbo, boa potência e com três cilindros (Volkswagen | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando 20 de agosto de 2020

tenho um carro turbo de fábrica , e posso falar que com certeza os custos de manutenção são beeemm mais caros que num aspirado ….

Avatar
Helio 29 de março de 2020

Os taxistas aqui em sp compram mais msi 1.6 que 200tsi .eu também seguiria o mesmo caminho

Avatar
GUSTAVO UBIRAJARA MARQUES 29 de agosto de 2020

Sim…. eles sao motoristas profissionais, conversam entre si, trocam experiencia. Esses novos motores são fruto de exigencias das agencias reguladoras para se atender as normas anti-poluição, mas outras tecnologias provavelmente sairia mais caro…

Avatar
Emygdio Carlos 28 de março de 2020

Pedindo todas as vênias, se o primeiro proprietário do carro turbo de fábrica resolveu fazer alterações, como por exemplo: Remap, troca de turbina, Chipagem, mudança no escapamento e etc, coitado do próximo dono, pois poderá comprar um tremendo abacaxi, a meu ver. Obrigado pelo espaço!

Avatar
Fernando B. 27 de março de 2020

O problema do turbo é que a turbina vai dar problema. Entendam bem o verbo: é VAI DAR (certeza) e não PODE DAR (dúvida). E no 1.0 vai dar primeiro que em outro 1.4, 1.6 turbo devido a alta compressão num motor. Comprar um carro turbo usado necessita de muita coragem, pois vai acabar estourando na sua mão. E uma turbina custa o valor de uma retífica.

Avatar
Deixe um comentário