Carro usado com motor turbinado é problema?

Qualquer carro usado sem histórico de manutenção pode ser problema, mas no caso do turbo, há uma diferenciação importante a ser feita

Por Boris Feldman26/03/20 às 08h30

Um leitor do AutoPapo quer saber se tem problema comprar um carro usado com motor turbinado. Para começo de conversa, qualquer carro usado turbinado ou não, que não tenha recebido uma boa manutenção, pode ser um problema no futuro.

No caso do carro turbinado, se for de fábrica, nenhum problema extra. Pois o motor foi projetado para isso. Entretanto, se o motor foi projetado para ser aspirado e depois alguma oficina adaptou um turbo, aí pode ser o problema. Pois seus componentes estão sendo mais exigidos do que previa o projeto original.

Mas o motor com cilindrada reduzida e turbinado é tendência mundial, para ter desempenho com redução de consumo e emissões. Alguns mecânicos ficam falando besteiras pela internet e criticando o motor turbinado sem saber, que os que assim saíram de fábrica, não têm problema de durabilidade.

VW up! TSI Pepper branco
up! TSI é um exemplo de downsizing: motor turbo, boa potência e com três cilindros (Volkswagen | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Helio 29 de março de 2020

    Os taxistas aqui em sp compram mais msi 1.6 que 200tsi .eu também seguiria o mesmo caminho

  • Avatar
    Emygdio Carlos 28 de março de 2020

    Pedindo todas as vênias, se o primeiro proprietário do carro turbo de fábrica resolveu fazer alterações, como por exemplo: Remap, troca de turbina, Chipagem, mudança no escapamento e etc, coitado do próximo dono, pois poderá comprar um tremendo abacaxi, a meu ver. Obrigado pelo espaço!

  • Avatar
    Fernando B. 27 de março de 2020

    O problema do turbo é que a turbina vai dar problema. Entendam bem o verbo: é VAI DAR (certeza) e não PODE DAR (dúvida). E no 1.0 vai dar primeiro que em outro 1.4, 1.6 turbo devido a alta compressão num motor. Comprar um carro turbo usado necessita de muita coragem, pois vai acabar estourando na sua mão. E uma turbina custa o valor de uma retífica.

Avatar
Deixe um comentário