Carros híbridos: o motor é comandado por um computador

Em um carro híbrido, é o sistema informatizado que decide qual motor irá funcionar: combustão, elétrico ou ambos

Por BORIS FELDMAN04/10/18 às 23h30

Praticamente todos os carros do mercado possuem os computadores para gerenciar diversos pontos do automóvel. E isso não é diferente com os carros híbridos.

[TRANSCRIÇÃO]

Praticamente todos os automóveis hoje possuem vários sistemas de informática: computadores controlando e gerenciando sistemas mecânicos, de informação, de comunicação, de segurança. Mas, tem um tipo de veículo que não roda sem o computador, que é o híbrido. Porque é o sistema informatizado que decide qual o motor vai funcionar: combustão, elétrico ou ambos.

Então, de uma maneira geral, uma primeira opção do motorista seria elétrica. O carro só roda na base da eletricidade. Ou a opção de máximo desempenho, que seria a híbrida: os dois motores com preferência para gasolina. A terceira opção seria o motorista querer máxima eficiência, máximo de autonomia elétrica, por exemplo, com o revezamento dos dois motores, para identificar onde for mais eficiente, a combustão ou elétrico. Mas, uma combinação que só é possível com gerenciamento do computador.

carros híbridos

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário