Catalisador dura 80 mil km, 5 anos ou a toda a vida útil do motor?

Devido ao seu alto custo, tem oficina irresponsável que sugere sua substituição por um pedaço de cano. Fique de olho nessa PI-CA-RE-TA-GEM!

Por Boris Feldman16/05/19 às 06h15

Você já ouviu falar do catalisador que está no escapamento do seu carro? Ele reduz – quase elimina – a nocividade dos gases que saem do motor. Como o óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e os hidrocarbonetos.

Para exercer essa nobre função, ele contém metais nobres: platina, paládio e ródio e, por isso, tem um custo muito elevado. Preste atenção: apesar de sua garantia ser para 80 mil quilômetros ou cinco anos, sua durabilidade pode ser muito maior, quase que a própria vida útil do carro.

Mas pode se danificar se receber combustível adulterado ou combustível em estado líquido, na tentativa de fazer o motor pegar no tranco. Devido ao seu alto custo, tem oficina irresponsável que sugere sua substituição por um pedaço de cano. Fique de olho nessa PI-CA-RE-TA-GEM!

Catalisador
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    ELDER DAWID DE SOUZA BRITO 22 de agosto de 2019

    Posso passar uma fita termica de alta temperatura no catalisador do celta vche?

Avatar
Deixe um comentário