Catalisador: troca aos 40 mil ou 80 mil km?
A primeira troca (no caso do carro novo) apenas se dá aos 80 mil km; depois a substituição deve ser feita a cada 40 mil km
A primeira troca (no caso do carro novo) apenas se dá aos 80 mil km; depois a substituição deve ser feita a cada 40 mil km
Catalisador é um componente que precisa de troca e fica na descarga do seu carro e que reduz a nocividade dos gases de escapamento, mantendo-a sempre dentre dos limites estabelecidos pela legislação.
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Até um passado recente (década de 90) nem todos os carros tinham este equipamento, pois os índices de emissões não eram tão rígidos. Os carros com motor de baixa cilindrada raramente eram equipados com ele.
Porém, como o governo foi dando mais uma volta no parafuso com frequência, o catalisador acabou virando equipamento de série em todos os modelos.
Ele não é um filtro e funciona tendo em seu interior vários metais nobres que, numa reação química com os gases expelidos pelo motor, reduzem significativamente sua nocividade.
Os metais nobres presentes no catalisador (Rodio, Platina e Paládio) eliminam cerca de 95% dos gases tóxicos (CO, HC e NOx), transformando-os em compostos não prejudiciais à saúde como CO2, N2 e H2. Entretanto, seu custo é muito elevado, o que encarece também o próprio catalisador.
Sua durabilidade, quando instalado na linha de montagem é de cerca de 80 mil km. A indústria decidiu, por isso, adotar um catalisador mais barato para a reposição, mas com menor durabilidade, ou seja, com a quilometragem reduzida à metade, ou 40 mil km.
Pois o custo muito elevado induzia várias oficinas de escapamento a sugerir que se eliminasse o equipamento, colocando apenas um tubo, um pedaço de cano em seu lugar.
Com a criação do catalisador de reposição, algumas oficinas decidiram se aproveitar espertamente da situação, induzindo o dono do carro novo a substituir o equipamento original baseado na quilometragem da peça de reposição.
Ou seja, mostram um catalisador que tem a durabilidade declarada de apenas 40 mil km e afirmam que o carro que rodou 60 mil km já deveria ter trocado o equipamento.
Quando na verdade, a primeira troca (no caso do carro novo) apenas se dá aos 80 mil km. Só daí para frente é que a substituição deve ser feita a cada 40 mil km.
É verdade que o catalisador pode ter problemas e sua durabilidade reduzida. Se tiver recebido gasolina líquida (carro pegando no tranco), por exemplo.
Entretanto, quando isso ocorre, por qualquer motivo, existe um sensor que mede os gases no final do catalisador. Se ele tiver perdido eficiência, acende-se uma luz de alerta no painel.
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Boa Tarde Boris, realizei a troca do óleo do câmbio CVT do meu Nissan Versa 16/17 as 60169 km (além de revisão básica de outros óleos e filtros) ao custo de R$ 1.835,00. Após está revisão a Luz de Injeção acendeu. Retornei a oficina e me foi informado que seria necessário a troca das velas(Iridium) e limpeza de bico, me custou mais R$ 550,00. A Luz de Injeção continua acesa. Agora me foi informado que é necessário a Troca do Catalisador, a ABSURDOS R$ 2.700,00.
Minha dúvida é se o 1° procedimento de Troca do Óleo do câmbio pode ter acarretado o acendimento desta Luz de Injeção? Por erro na manutenção ou por algum descuido. Ou se ,infelizmente, dei azar nos meus problemas…
Desde já agradeço.
Felipe, caso seja o catalisador, não tem relação ao serviço executado. E seu carro possui pouca KM para necessitar a troca do catalisador, te recomendo ir em outra oficina de confiança para diagnosticar corretamente o problema que seu carro possui, para evitar a troca prematura de diversos componentes e jogar dinheiro fora.
Há oficinas que possui melhor infraestrutura para realizar o diagnostico.