Dirigir em alta velocidade aumenta o consumo?

Por BORIS FELDMAN15/05/18 às 06h50

O aumento nos gastos de se manter o automóvel é o pesadelo de todo motorista. Entre as várias práticas de se reduzir esse gasto, será que a velocidade influencia muito?

[TRANSCRIÇÃO]

É significativo o aumento do consumo de combustível de um carro quando se aumenta razoavelmente sua velocidade? Sim, é significativo. E eu achei interessante e vou contar pra vocês aqui o resultado dos testes feitos pela revista Quatro Rodas, que rodou com vários carros a 80 km/h e depois a 120 por hora.

O que apresentou menor variação foi o Fiat Argo 1.3, 30% a mais de consumo. O que apresentou a maior variação foi o Renault Kiwid, 40% a mais rodando a 120 por hora. Outros três carros tiveram um aumento de consumo entre 30 e 35%: o Jeep Compass, o Hyundai Creta e o Toyota Prius, o híbrido. Claro que a revista tomou o cuidado de rodar com todos os cinco modelos no mesmo trecho e mantendo rigorosamente a mesma diferença de velocidades.

O aumento nos gastos
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Marco César Picanço Machado 15 de maio de 2018

    Explicação rápida e objetiva, ótimo!!!

Deixe um comentário