Chave codificada: prós e contras

Chave codificada é uma ótima inovação que impediu o roubo de carros com uma simples ligação direta, mas tem um porém...

Por BORIS FELDMAN27/07/18 às 06h31

Chave codificada: para o bem e para o mal…

[TRANSCRIÇÃO]

Toda inovação tecnológica é do tipo cara ou coroa, vantagens de um lado e desvantagens do outro. As chaves de ignição mais modernas, por exemplo, tem um chip interno que deve ser reconhecido pela central eletrônica e por isso dificultou o roubo do automóvel, mas custam muito mais caro que as antigas, sem eletrônica.

Quando você compra um carro zero a concessionária entrega a chave original e uma reserva, entretanto, nem todos que compram um carro usado se lembram de exigir essa chave reserva e, no caso de emergência, nem sempre o chaveiro, o Chaveco da esquina consegue copiar a chave com facilidade e aí o jeito é recorrer ao fabricante do carro, o que nem sempre sai barato, nem rápido, principalmente nos carros importados.

Então aquela chave antiga que você mandava copiar por 20 ou 30 reais, hoje num nacional compacto barato do tipoOnix ou Etios fica no entorno de 500 reais, mas se o seu carro for um Bmw, Mercedes ou outro importado podepreparar seu saldo bancário: Essas chaves custam no entorno de dois mil e quinhentos reais mais 500 pra codificare o prazo de entrega pode ser de 30 a 40 dias. Então além do coice o tombo a chave pode custar a nota preta e aindapor cima de deixar sem o carro por mais de um mês

E se eu andar com o carro sem a chave presencial?

A eletrônica evoluiu para tentar contornar essa situação, veja aqui:

https://autopapo.com.br/blog-do-boris/carro-andar-sem-a-chave-presencial/

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

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