A bateria da chave presencial acabou: e agora? Solução é simples!

A chave presencial do carro trouxe mais comodidade para o motorista, que nem precisa tirá-la do bolso. Agora, quando acaba a bateria...

chave cartao chave solta montagem
Chave presencial tem "chave real" dentro dela (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/02/2020 às 17h20
Atualizado em 17/02/2022 às 17h45

O seu automóvel é mais moderninho e já tem aquele sistema de destravar a porta no controle remoto, a chave presencial? Nada de girar a chave do carro no tamborzinho da maçaneta.

Mas um belo dia, depois de algum tempo estacionado, você volta para o carro aperta o botãozinho do controle remoto e nada. Das duas, uma: a bateria da chave acabou, por qualquer motivo, ou o sistema que desbloqueia as portas entrou em pane. E aí quem entra em pânico é você que não sabe nem como entrar no automóvel.

Mas tem um jeito, sim, que muitos donos de automóveis não conhecem, porque não foram informados ao comprar o carro zero ou porque já o comprar um usado.

E se a bateria chave acabou, a solução está dentro dela, onde tem uma linguetinha metálica que funciona exatamente como a antiga chave: basta puxá-la lá de dentro para descobrir que, mesmo na maçaneta dos automóveis mais modernos, ainda tem aquele tamborzinho para se colocar a lingueta, girá-lo e abrir a porta.

Passada essa primeira fase onde o motorista já conseguiu pelo menos entrar no automóvel, vem a segunda: se o carro funcionar normalmente, nenhum problema na bateria, apenas no sistema do desbloqueio das portas. Mas, se o carro se recusar a funcionar, só mesmo chamando a assistência.

chave de carro
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tony Pacheco 17 de fevereiro de 2022

Primeiro, muito obrigado pela dica: ninguém na Ford explicou quando demos 104 mil reais pelo carro em 2020. E o pior é que a bateria CR2450 do EcoSport Storm dura às vezes apenas 10 dias. Você tem que trocar toda hora. Um inferno. Se eu pudesse mudar isso, voltaria a usar uma velha e boa chave de girar e depois colocar no buraco perto do volante e tocar o carro pra frente. Tipo da tecnologia idiota, inútil, imbecil, feita para atormentar o ser humano.

Avatar
Jorge Sakamoto 5 de abril de 2023

Estou com você! Existem inventos que nos ajudam, mas essas chaves presenciais só atrapalham. A chave codificada já era inútil, porque os ladrões de carros são espertos e dominam essas tecnologias. Acho que o usuário moderno vai ter que fazer um curso com esses ladrões…

Avatar
Eder 12 de agosto de 2021

Muito obrigado foi muito útil salvou meu dia Deus Abençoe

Avatar
Marco Antonio 26 de maio de 2020

Gratidão! Me foi bastante útil a dica apresentada.

Avatar
Deixe um comentário