CNH deveria ter pontuação mínima de 20 ou 40 pontos?

Em outros países que adotam o sistema de pontuação na CNH, os motoristas só recebem pontos no prontuário em casos gravíssimos, ao contrário do Brasil

Por Boris Feldman09/09/19 às 16h30

O presidente Bolsonaro comentou que a suspensão da CNH, com apenas 20 pontos no prontuário, é exagero. E que a suspensão da habilitação deveria ser com 40 pontos.

O presidente está certo em relação aos 20 pontos, mas errado em relação aos 40. A grande distorção nesse sistema de pontuação é que qualquer infração cometida pelo motorista resulta na multa e nos pontos na CNH. Ora, em outros países que adotam o sistema semelhante, pontos no prontuário só quando o motorista comete uma infração gravíssima, como ultrapassar em lugar proibido, avançar um sinal vermelho, dirigir alcoolizado e outras do gênero.

Aqui, ele é pontuado porque não transferiu o documento de propriedade no prazo de 30 dias ou por outras irregularidades administrativas ou infrações simples. O problema não são os 20 pontos, mas essas aberrações no sistema de pontuação.

habilitacao cnh carteira
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (38 votos, média: 4,13 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
69 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Slj 5 de novembro de 2019

    É um absurdo um motorista pai de família perder o seu sustento por causa de multas leves ou médias. Deveria ser igual em todos países que usam esse método, somente perde pontos por multas gravíssimas, mais este é um país do quarto mundo, o que esperar.

  • Avatar
    José Luiz 30 de outubro de 2019

    O pior são os indeferimentos de defesas por parte do Jari, ignorando o os argumentos e não apresentando as razões dos indeferimentos, em primeira e segunda instância. É lamentável, não adianta recorrer, provar que não estava no local que o agente aplicou a multa, possivelmente por erro, provar que não recebeu a notificação para indicação do condutor, nada adianta, é tudo indeferido, sem informar o porquê.

  • Avatar
    andré allas neto 28 de outubro de 2019

    Em país que não ataca pontualmente os gravíssimos problemas de trânsito, tais como embriaguez ao volante, farol vermelho, mortes, conversão proibida etc, dá para entender como mostrar serviço recorrendo a infrações de pequeníssima monta. Afinal, dizem ” estamos trabalhando”, tantas multas lavradas e tantas CNH’S suspensas ou cassadas etc. Quanta hipocrisia em nosso sistema…

  • Avatar
    JULIO CARDOSO 26 de outubro de 2019

    Eu queria que fosse 60 pontos 3 vezes mais sou profissional do trânsito taxista fico exposto muito mais que outros motorita logo terei mais infrações 20 pontos hoje e inviavel……

  • Avatar
    Luiz 24 de outubro de 2019

    Concordo os pontos só deveria ser computado em caso de ingrecao gravíssima que ocorresse risco ao semelhante não no caso de documentação estacionamento esquecendo o cartão a somente multa não pontos!já séria uma forma de penalização

    • Avatar
      Miq 10 de novembro de 2019

      Sé vocês analisar. Eles ficam se amarrando para aprovar a lei mais quando foi para aprovar a lei dos faróis acesos foi rapidinho ta parecendo que eles tinha alguma participação com as casas de baterias

  • Avatar
    Jhonata 22 de outubro de 2019

    Alguém sabe-se já esta valendo os 40 pontos

    • Avatar
      Reinaldo 12 de novembro de 2019

      Acho que não sai essa resolução esse ano, só o DPVAT que caiu!!!

  • Avatar
    Miqueias 22 de outubro de 2019

    O mais engraçado e que para liberar uma lei que vai favorecer. O brasileiro. Eles demoram muito. Porque quando foi para andar com o farol ligado. Rapidinho ele aprovaram

  • Avatar
    MARGARETH PEIXOTO DA GAMA E ABREU 17 de outubro de 2019

    Tomei 3 multas de doc atrasado ,21 pontos,multa gravissima.
    Onde doc atrasado pode enquadrar em algo gravíssimo no trânsito?
    Não ter grana para pagar um doc e gravíssimo? Estou com suspensão da cnh.

  • Avatar
    yanna Madalena 13 de outubro de 2019

    Este Draconiano gestor de nossa Nação, é um falso profeta do Baluarte da justiça.pois é cediço que (E’le) é um dos melhores amigos dos[Milícianos],Pois outrora tínhàmos os:[Volantes]… que Corriam atrás dos {Cangaceiros}… no nosso mundo Contemporâneo,temos os tais:[Milícianos]… é ‘claro como o Sol’ que a Criminalidade nunca irá ser extinguida.é uma utopia e uma hipocrisia Lamentavelmente! -“Os Pobres seram sempre mais Pobres…e os Ricos sempre seram mais Ricos”,tais mudanças é sempre Visualizando [Perspectiva Monetária]para o Sistema opressor Governamental ,seja ele:(municipal)(Estadual)ou (Federal).fica aqui Registrado tal Conscientização.

  • Avatar
    Yanna Madalena 13 de outubro de 2019

    Este Draconiano gestor de nossa Nação, é um falso profeta do Baluarte da justiça.pois é cediço que (E’le) é um dos melhores amigos dos Milícianos,Pois outrora tínhamos os[Volantes]… que Corriam atrás dos {Cangaceiros}… no nosso mundo Contemporâneo,temos os tais[Milícianos]… é ‘claro como o Sol’que a Criminalidade nunca irá ser extinguida.é uma utopia Lamentavelmente!”Os Pobres ser sempre mais Pobres…e o Rico sempre será mais Rico”,tais mudanças é sempre Visualizando Perspectiva Monetária para o Sistema opressor Governamental seja ele(municipal)(Estadual)ou (Federal).fica aqui Registrado tal Conscientização.

  • Avatar
    Fernando 8 de outubro de 2019

    Fui multado porque estava com uma das mãos fora do volantes, a alegação é que eu estava fumando. Na verdade o governo cria maneira de surrupiar seu dinheiro. Infelizmente a autoridade pública tem o poder, independente dos fatos, a prova é apenas a palavra dele. Certamente eles devem ter metas de multas a cumprirem.

  • Avatar
    Oscar 4 de outubro de 2019

    Pelo fato de eu não ter colocado o braço pra fora do carro , segundo o agente de trânsito e também não ter dado seta, recebi uma multa de 195,00 e 5 pontos na CNH . Ele não me atuou pessoalmente. Como saber se eu cometi essa infração? Isso se deu em Várzea paulista.

  • Avatar
    luis 26 de setembro de 2019

    Quem nao esta contente va embora do brasil 40 ptos melhora mas acho que tinha que ter opção paga a multa no prazo e não pontua nada se não pagar a i costura o ´peão de pontos

  • Avatar
    Wilson Dos Santos Gordo 13 de setembro de 2019

    Piada toxlogico para caminhão em quando boy anda na estradas drogado nós levamos multas até para pedir informações e um abersudo acorda Brasil ajuda nós

    • Avatar
      Wellington 17 de setembro de 2019

      Ta dicil os demutra multa se vc olha pra ele …

  • Avatar
    Marivaldo Brito 13 de setembro de 2019

    Tem que acabar com esse negócio de pontos na CNH! Isso complica muito o condutor

  • Avatar
    Wilson Dos Santos Gordo 13 de setembro de 2019

    Só profissional caminhoneiro estou com a pontuação estourada não consigo fazer entrega em estado nenhum cobro do cliente as multas porque não consigo trabalhar pelo amor de Deus ajude (toxicológico pontuação despachante licenciamento e propinas para guardas presencialmente estadual fora o a abersudos dos pedágios nas praças de cobrança tudo bem bonito roda 10 Km e é vê a situação da estrada

    • Avatar
      Cesar martins da silva 14 de setembro de 2019

      Tambem discordo do toxicologico ser aplicado so ao profissional do volante.se codigo de transito brasileiro e para todos e por a responsabilidade no profissional e absurdo se e para valer que seja para todos.

  • Avatar
    Maria José 13 de setembro de 2019

    40pontos

  • Avatar
    ANDERSON ROGÉRIO PEREIRA 12 de setembro de 2019

    Nem 20 nem 40, ,30 pontos, ou tira os pontos e dependendo da gravidade , suspende e processa !!

  • Avatar
    Fabio 12 de setembro de 2019

    Tem que acaba com esse negócio de pontos, multa e processa se necessário, único prejudicado é o motorista responsável , carro com doc atrasado e irregular leva preso até regularizar, se envolveu em acidente bebado cadeia direto, negócio de 20 pra 40 pontos é igual 6 por meia dúzia adianta nada….gastaram com tinta e mais um papel….

  • Avatar
    Cardoso 12 de setembro de 2019

    Não sou contra, mas infelizmente aqui neste país tudo que deveria ser justo se transforma em máfia, multas aplicadas indevidamente entre outros e quando se recorre por justiça não querem nem saber só pensam no dinheiro, enfim continuamos culpados.

    • Avatar
      silvo R.nascimento 13 de setembro de 2019

      o Brasil precisa de ordem ..por que que esse Detran brasileiro não imita o Estados unidos?..resposta..por que não dá dinheiro..aqui no Brasil só funciona com …educação é ordem zero ….

  • Avatar
    Marcus Vinicius 12 de setembro de 2019

    Pode ser sem pontos esses caras só querem dinheiro pra q perder a habilitação só pagar multas tá bom mais não além de pagar multa querem rancar a habilitação porra q foda hein

  • Avatar
    Elso Fernandes Neto 11 de setembro de 2019

    40 pontos com certeza é o ideal!!!!
    20 é muito pouco, muitos radares escondidos!!!!
    Pra quem trabalha dirigindo é mais complicado ainda!!!
    40 pontos seria justo!!!

  • Avatar
    Ronaldo 11 de setembro de 2019

    Com certeza 40 pontos 20 é muito pouco

  • Avatar
    FRANCISCO EMANOEL SARACCHINI 11 de setembro de 2019

    Tem que passar a 10 pontos, porque o brasileiro é muito mai educado no trânsito, tanto motorista de carros ciclista e principalmente motoqueiros que não respeitam sinal vermelho, andam na gaúcha de pedestres e calçadas, está semana quase fui atropelado 3x, as leis de trânsito tem que ser muito mais severas, o cara mata, paga uma fiança e fica livre para matar mais pedestre. Não estou isentando os pedestres que cometem muitas barbaridades também. Deveria ser igual ao Oriente Médio, quem mata no trânsito tem que assumir financeiramente a família de quem ele matou(assasinou)

  • Avatar
    André Coelho Sampaio Sampaio 11 de setembro de 2019

    Qunto custa para a renovação da cnh e se tem teste ofitomologico e para tirar com remuneração quanto custa

  • Avatar
    Jose Luís 11 de setembro de 2019

    Deveria acabar essa pontuacao ridícula que só serve pra auto escola ganhar dinheiro do motorista na hora de fazer reciclagem e etc , se a pessoa atropelou ou matou alguém por dolo que seja punida pela justiça e se dirigir embriagado também responda seu ato.

  • Avatar
    Denise Ribeiro Santos 10 de setembro de 2019

    Para as coisas munda aqui no Brasil , a educação de trânsito é direito de todos os ser humano, não deveremos só aprender no CFC e sim desde da escola nas seres inicias , porque auto escola, CFC etc são só para estoque dinheiro de cada ser humano que tem que adquirir a CNH, e para poder ter a CNH tem que pagar custo muito auto e fora os gatos e desgastes e tempo que temos que se dedicar por longos dias.. no meu ponto de muitas muitos saí ganhando , isto é muito triste ..
    Porque nos pais lá fora do Brasil uma CNH custa uns 300 reais para tirar…

  • Avatar
    Maumau 10 de setembro de 2019

    Se nós pagamos a multa por que permanece na Habilitação? E outra tem que liberar a Erva.

    • Avatar
      Cesar martins da silva 14 de setembro de 2019

      A pontuacao pernace no seu prontuario justamente para que detran tenha um parametro do comportamento do condutor e ali definir como pode ser aplicada a suspensao do condutor.

  • Avatar
    Marilene 10 de setembro de 2019

    E isso é verdade mesmo

  • Avatar
    Meire 10 de setembro de 2019

    Acredito que os brasileiros são lesados de todas as formas acho que se já tem a multa pra que ainda pontos isso e pra prejudicar mais ainda como sempre muitos impostos trabalhamos só para pagar o governo

  • Avatar
    Gilson Teixeira da Conceição 10 de setembro de 2019

    Acho que o povo deve se éducar no trânsito . O governo não é nem um pouco éducado na hora de aplicar a Multa.

  • Avatar
    Marco 10 de setembro de 2019

    Não deveria nem existir pontuação. Fez a multa paga e pronto os pontos só serve pra gastar mais arrumando a habilitação

  • Avatar
    Mauricio Lopes 10 de setembro de 2019

    Já somos penalizados pelas multas esse sistema de ponto e falido um meio de lucro pras auto escolas e CFC…tinha que acabar essa pontuação pra sempre, quando dirigir embriagado e cometer acidente grave que responda criminalmente e pronto….

  • Avatar
    Alex 10 de setembro de 2019

    O maior absurdo do mundo são a multas aplicadas irregularmente pela indústria da multa. Arrecadam uma grana. Mudar para 40 pontos até vai amenizar a vida do brasileiro. Mas com isso a indústria da multa vai conseguir multar ainda mais. Pq não deixam a cobrança das multas de lado e apenas suspendem a CNH? 20 pontos e a carteira será suspensa. Pronto nenhum guarda vai multar o cidadão a toa. Mas como isso seria um péssimo negócio para o governo, melhor subir a pontuação para 40 e continuarmos a pagar por essas multas absurdas.

    • Avatar
      Gilson Teixeira da Conceição 10 de setembro de 2019

      Acho que o povo deve se éducar no trânsito . O governo não é nem um pouco éducado na hora de aplicar a Multa.

  • Avatar
    Uandson de sousa 10 de setembro de 2019

    Já mais vai acabar com a mina de dinheiro que são as multas, sacanagem e pagamos de tudo nesse Brasil de corrupção

  • Avatar
    Clarice 10 de setembro de 2019

    TEM PASSA PRA 40 POTOS SIM JA ROUBA DE TANTAS MULTA TANTOS RADARES MTS MULTA.20 PONTOS LEVA 3 MULTA DE 7 ACABOU .AI E PIOR FICA DIRIGINDO CEM ABILITACAO .E MUITO MAS PIORES..

  • Avatar
    Evaldo Carlos 10 de setembro de 2019

    Perguntas para respostas.
    É particular, usa diariamente o carro, onde estacionar?
    É profissional, dirige quantos km por mês?
    Sou categoria AD, uso meu carro pra trabalhar, rodo de 400 a 700 / semana, durante o dia estaciono em zona azul, tenho uma multa por velocidade, dez km a mais era 60 passei a 70 por hora, uma multa por estacionar em guia rebaixada e mais três multas de Zona Azul, minha pontuação estourou, o que de grave eu cometi pra ter meu direito a dirigir pra mim, minha família e meus passageiros de aplicativo suspenso. Obrigado, é só um desabafo

  • Avatar
    Jefferson 10 de setembro de 2019

    Descordo por um lado em aumentar a quandidades de pontos para o processo de suspensão, por outro se o condutor nao se atentar acaba perdendo a CNH pelas formas que somos fiscalizados. Tem gentw que tem mais de um veiculo se por um acaso um filho ou parente tomar uma multa e nao repassar ou recorrer dentro do prazo ja era.

  • Avatar
    Robinson carlos 10 de setembro de 2019

    Não deveria ter pontos nenhum. Já somos penalizados. Com multas caríssima e sim tirar carteira de quem está alcoolizasos

  • Avatar
    Oque acho covardia você exames da habilitação aí detran vai te cobra multas de 2014 10 de setembro de 2019

    Covardia e você não deve nada detran ti suspender carteira debilitação no ano de 2014 você trabalhando tem que para de dirrigelir pó por causa do Detran

    • Avatar
      Cesar martins da silva 14 de setembro de 2019

      O orgao executivo denominado:detran tem ate cinco anos para aplicar a penalidade de suspensao ao condutor.portanto se voce condutor acumulou 20ou mais pontos comprendido no periodo de um ano,exemplo 08/2014 a08/2015 e nao recorreu de desta penalidades aplicadas voce sofrera o processo administrativo de suspensao da cnh.

  • Avatar
    Dil 10 de setembro de 2019

    O problema não é aumentar o número de 20 para 40. E sim mudar o código de trânsito, fazer valer a lei e punir os criminosos de trânsito…. Porque até quando vamos aceitar que um crime seja qualificado como infração de trânsito? Quantas pessoas terão que morrer, pq as pessoas querem beber, se droga é dirigir imprudentemente sem serem punidos rigorosamente…

  • Avatar
    Jovito Vieira 10 de setembro de 2019

    Já somos condenados a pagar essas multas que virou indústria e ainda ter pontuação somos condenados dias vezes pela mesma infração não deveria existir pontuação

  • Avatar
    Ricardo 10 de setembro de 2019

    Tinha é que ser menos. 10 ou 5 pontos é o suficiente. Se acha pouco é porque és um motorista imprudente que põe em risco a vida de inocentes e deveria perder a CNH mesmo.

    • Avatar
      Francisco 10 de setembro de 2019

      Bom dia,discordo de 5 ou 10 pontos
      Mas 20 pontos é o ideal desde sempre.

    • Avatar
      Fabricio 10 de setembro de 2019

      Nao deves nem ter carro . por isso fala um absurdo desses.

    • Avatar
      Alex 10 de setembro de 2019

      Falou um cidadão que não possui habilitação e não tem carro.

    • Avatar
      Ivaldo Alves 11 de setembro de 2019

      Concordo

    • Avatar
      André 12 de setembro de 2019

      Vc deve falar isso porque vc não deve dirigir e nem ter carro, .Um brinde a vc e a indústria da multa.

    • Avatar
      Ivan 14 de setembro de 2019

      Amigo, vc deve dirigir carro de mão. So assim pra ter essa opinião.

    • Avatar
      Ricardo Mártir Magalhaes 15 de novembro de 2019

      Quando um cidadão fala um absurdo desse acho nunca pegou numm volante ou não teve capacidade de adquirir uma a tão sonhada habitação difícil pra tira fácil de perder com multa no dia a dia

  • Avatar
    Mário Luiz 10 de setembro de 2019

    Não deveria nem axistir. Esse negócio de pontuação é simplesmente um braço da indústria de multas. Só interessa a quem tem lucros ex: governo e autoescola.

  • Avatar
    Mário Luiz 10 de setembro de 2019

    Não deveria nem axistir esse negócio de pontuação. Esse negócio de pontuação é simplesmente um braço da indústria de multas.

  • Avatar
    Edgar zagraysk 10 de setembro de 2019

    Olha na minha opinião em um país sério a pontuação na carteira e justa,mas em um país corrupto ao qual vivemos é piada,tenho duas multas por falta de cinto de segurança,coisa essa que pra tirar o carro da garagem já o coloco,uma multa por braço pra fora do veículo kkk,sem palavras,aí fica a pergunta…como nós defender.dessa máfia?

  • Avatar
    Bruno 10 de setembro de 2019

    Diminuir a pontuação só vai facilitar p quem é infrator e tem dinheiro p pagar as multas, dificultando a suspensão da CNH, aumentando acidentes, e aumentando a indústria das multas, tem q diminuir o valor absurdo das multas, investir nas estradas em iluminação e sinalização

  • Avatar
    Rodrigo 10 de setembro de 2019

    O sistema só quer dinheiro e mas nada

    • Avatar
      Valdir Manoel Luciano Sobrinho 11 de setembro de 2019

      Porque nós temos que pagar várias taxas, como troca de de placas no valor 173,00, e troca do documento do carro no valor 144,00 pois o governo que é ventou está mudanças.

  • Avatar
    Gilmar 10 de setembro de 2019

    Carteira não tinha que ter números de pontos não são muitos radAres escondidos pardal de mas só pra aplica multas as estradas pavimentadas são um descasos porque BR não tem e geral o DF só tem buracos uma vergonha com tantas arrecadações e eles não faz nada….

  • Avatar
    Gilmar 10 de setembro de 2019

    Com certeza são muitos radar escondidos coloca muitos pardal só pra aplica multas as BR são os maiores problemas muito buracos em geral no DF eles só si porta com da mulas….

  • Avatar
    João p p Oliveira 10 de setembro de 2019

    Com certeza apoio a medida. Cansei de levar multa com radares escondidos. Multas absurdas.

  • Avatar
    Allis 9 de setembro de 2019

    Totalmente de acordo com as propostas de aumento para 40 pontos. Com essa quantidade de radares nas estradas, os quais são pegadinhas maliciosas, por mais que você respeite a lei, você será multado.

    • Avatar
      Wilson Dos Santos Gordo 13 de setembro de 2019

      Pontuação não diz o profissional caminhoneiro que está no volante a gente e multado até para pedir informações ajude pelo amor de Deus ( toxlogico ruma piada tantos amadores embreagado e drogado dirigindo sem fazer o exame piada

Avatar
Deixe um comentário