Como estacionar na ladeira com segurança

Porque o carro desce sozinho mesmo com o freio de mão puxado? Nós respondemos essa pergunta para você não achar ele lá embaixo

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Por Boris Feldman
Publicado em 23/04/2018 às 09h38
Atualizado em 14/02/2020 às 19h54

Três negligências do motorista, cometidas ao mesmo tempo, podem levar o carro a descer a ladeira sozinho. Veja como estacionar na ladeira com segurança e não correr mais este risco.

Uma das piores notícias que o motorista pode receber, é de que o automóvel que você deixou estacionado numa ladeira, acaba de descer sozinho, morro abaixo e, por sorte, só houve dano material. E porque é que isso acontece? Por três negligências do motorista.

Na primeira, ele deixou de virar as rodas contra o meio fio a guia, não encostando, para não danificar o pneu, mas apenas por medida de segurança. Em segundo lugar, não segurar o automóvel apenas com o freio de estacionamento, mas fazendo uso também do câmbio: engrenando marcha à ré ou primeira.

Ou ainda no caso do automático, colocando alavanca em P de Parking. Em terceiro lugar, nada de puxar o freio de estacionamento com muita delicadeza, com muito cuidado… Tem que ser com força mesmo. Sabe por quê?

Ao estacionar o automóvel, ele estava com os componentes do freio aquecidos e portanto dilatados. Depois de algum tempo eles se resfriam e voltam para as dimensões originais e duas partes que estavam presas, grudadas uma na outra, podem se desprender, o freio deixa de atuar, e o carro desce ladeira abaixo.

É por isso que o freio de estacionamento – o freio de mão – é o único comando do carro que não deve ser acionado com delicadeza.

Três negligências do motorista ao mesmo tempo podem levar o carro a descer a ladeira sozinho. Veja como estacionar com segurança.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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Housk 20 de junho de 2022

Bom artigo para quem tá aprendendo a dirigir!

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Gustavo Woltmann 18 de fevereiro de 2021

E É um prazer ler trabalhos como este. Parabéns.

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marcos campos 17 de outubro de 2018

Matéria bem interessante, mas para acionar o freio de mão corretamente não precisa fazer força, para ouvir aquele crec, crec desagradável, que força o sistema e diminui a sua vida útil. Basta manter o botão do freio de mão acionado, puxar bem a alavanca para cima e soltar a alavanca. Pronto, fechou, sem forçar o sistema e deixou bem parado o carro. Experimente.

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