Como evitar a aquaplanagem e não virar ‘passageiro ao volante’
Circunstâncias como velocidade e as condições do pneu do carro podem influenciar diretamente no fenômeno da aquaplanagem
Circunstâncias como velocidade e as condições do pneu do carro podem influenciar diretamente no fenômeno da aquaplanagem
Um leitor do AutoPapo diz estar preocupado com a aquaplanagem. Já leu sobre o assunto, viu um carro outro dia deslizando sem controle sobre essa lâmina d’água no asfalto e ele quer saber: como evitá-la?
Então, para começo de conversa: se você sentiu seu carro deslizando igual um esqui sobre a lâmina de água no asfalto, esquece, não há o que fazer. Não freie, não acelere, não vire o volante… E reza! Pois as rodas e os pneus perderam contato com o asfalto.
Mas para evitá-la, a primeira dica é velocidade: reduza para 90 km/h, 80 km/h que você jamais será pego pela aquaplanagem. Além disso, quanto mais finos os pneus do seu carro, mais difícil do fenômeno te pegar também. Finalmente, quanto mais profundo os sulcos dos seus pneus, menor a chance do carro aquaplanar.
Foto Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |