Completar o tanque reduz o consumo do combustível?
Alguns motoristas acreditam que quando completam o tanque o gasto do combustível é menor. Será mesmo ou é só impressão?
Alguns motoristas acreditam que quando completam o tanque o gasto do combustível é menor. Será mesmo ou é só impressão?
Você completa o tanque e repara que o marcador está descendo mais lentamente do que quando há menos combustível. Será que há quantidade de combustível interfere no consumo?
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[TRANSCRIÇÃO]
É verdade que quando o tanque de combustível está cheio o consumo é aparentemente menor do que quando ele já está da metade para baixo? Por que o ponteiro desce tão devagar quando o tanque está cheio e depois desce mais rápido?
É só impressão, não existe diferença de consumo se o tanque está mais cheio ou mais vazio. Existe uma teoria que diz: quando o tanque está da metade para baixo a evaporação do combustível é maior. Pode até ser, mas é desprezível e não explica o ponteiro descer mais rápido.
A explicação para isso é que quando se completa o tanque até a boca, o nível do combustível vai um pouco acima de onde o ponteiro começa a marcar, ou seja, o carro anda muitos quilômetros e consome alguns litros antes do marcador lá no tanque perceber uma redução do nível e acionar o ponteiro. Estes litros não acusados pelo marcador é que dão a falsa impressão de baixo consumo.
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Meu carro é um Virtus highline. Eu sempre achava isso, e também sempre ouvir falar sobre diminuir o consumo com tanque cheio. Kkk um dia baixou o primeiro ponto e mandei completar, quase caiu p trás. Pegou uma porrada de combustível, realmente é mito isso aí kkkk
Boris, como trabalhei em vários projetos de computador de bordo, posso complementar sua explicação. O fato é que a bóia fica submersa quando o tanque está cheio e a indicação de combustível só vai variar quando a bóia começar a baixar. Os computadores de bordo que trabalhei ignoram durante a maior parte do tempo a indicação da bóia no cálculo de autonomia por diversas distorções como terreno inclinado, bóia submersa, etc e se baseiam na integração dos consumos definidos pela ECU. Abraços
Olá aqui é a Madalena dias, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Para o carro economizar são vários fatores até a calibragem do pneu influencia uma boa manutenção um combustível de qualidade deixar o veículo sempre em baixa rotação
Na verdade o tanque cheio consome mais combustível, quanto menor a quantidade de combustível no tanque menor é o consumo de combustível. Isso acontece por causa do peso do combustível, quanto menor for o peso do veículo, mais econômico ele se torna.
Bosta de texto superficial e inútil. Puro caça níquel, clickbait. *.
EDITADO
Tirar o pé do acelerador economia na certa
Concordo com a matéria. Vc pode facilmente gastar 5, 6 litros antes do medidor começar a abaixar, dependendo do carro. Mas gostaria de complementar algumas coisas.
A evaporação pode ser desprezível a nivel de quantidade de combustível, mas alguns estudos indicam que a agua que fica no tanque devido essa evaporação pode causar um pior rendimento para o motor nas futuras combustões, pois o combustível estará misturado com água.
Outro detalhe é o peso do veículo. Quando você completa o tanque, o veículo fica mais pesado do que quandp ele está vazio. Veículo mais pesado = maior consumo. Dependendo do peso do carro, da quantidade de passageiros e do tamanho do tanque, a diferença de consumo pode ser considerável.
Na verdade, acredito que o tanque cheio aumenta o consumo. É mais peso para o carro, 25kg a 35kg carregados sem necessidade. Pode influenciar pouco, mas se retirar um banco, tirar determinados pesos do carro já ajuda na performance…
Que lixo
Eu completei o tanque do carro manualmente ate a borta di tanque e com 2 dias fui conferir sir estava cheio e para supresa minha nao estava e tive que adicionar 1 litro e 800 ml.e o carro estava na garagem .achei um absurdo ter evaporado esta quantidade