E se o start/stop falhar e me deixar a pé?

Com a chegada de novas tecnologias, também aparece o medo do motorista quando imagina que elas podem dar defeito

Por BORIS FELDMAN16/06/18 às 17h00

Quanto mais se exige eficiência nos motores modernos, mais eles vão se utilizando de recursos eletrônicos para reduzir consumo e emissões, sem prejuízo do desempenho. Um desses dispositivos que vem equipando um grande número de importados, e até alguns nacionais mais modernos, é o “start/stop”. Mas, junto com a tecnologia, vem também o medo dele falhar.

tem possibiliadde de o start/stop falhar?

Ele identifica que o carro parou e desliga automaticamente o motor até que o motorista pise novamente no acelerador. Aí ele o aciona novamente. A vantagem de não deixar o motor ligado enquanto o carro está parado é a economia de consumo e emissões. No trânsito urbano, estima-se uma redução de 10 a 20%. Nas rodovias, como não existe o “para e anda”, ele praticamente não muda os números de consumo.

Entretanto, além dos sensores conectados à central eletrônica para que ela seja informada que o carro parou e desligue o motor, o sistema exige também um reforço dos componentes envolvidos pois a bateria, motor de arranque e alternador são muito mais solicitados com dezenas de liga/desliga adicionais por dia.

Mas, como toda novidade, o motorista costuma ficar preocupado com a possibilidade de o start/stop falhar, embora ele tenha sempre a opção de desliga-lo. A dúvida é: “e se a bateria estiver fraca? O sistema vai exigir tanto que ela acaba arriando e eu fico a pé!”

Mas o sistema eletrônico já pensou nisso e, caso perceba que a bateria esteja com baixa carga, ele mesmo impede o start/stop de funcionar. E também em outras situações, como por exemplo, num dia muito quente e o ar condicionado ligado no máximo. Se a temperatura interna do carro começa a subir, ele volta a ligar o motor (que aciona o compressor do equipamento) mesmo que o carro ainda esteja parado.

A situação inversa foi também prevista pelo sistema, como, por exemplo, se uma porta do carro tiver sido aberta enquanto o motor estava desligado pelo start/stop: neste caso, o sensor percebe, informa à central eletrônica e ela não permite que o motor volte a ser acionado. Ou seja, é um sistema inteligente e projetado para evitar qualquer transtorno ou situação de risco.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

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  • Carlos Antonio da silva 18 de junho de 2018

    Pelo que entendi , ele não vai falhar,pois a bateria em fins de carga não vai aciona-lo.

  • Claudio 18 de junho de 2018

    Ele volta acionar quando pisa na embreagem e não no acelerador.

  • Elron 18 de junho de 2018

    É só colocar no neutro.

  • Adelmo 17 de junho de 2018

    Trabalho com assistência 24h para seguradoras e já tive que socorrer muita gente parada no meio da rua, devido carro não conseguir ligar novamente. Alguns em situação de risco. Portanto todo cuidado é pouco.

  • JORGE LUIZ DIAS 17 de junho de 2018

    Ok, mas a matéria não respondeu ao título.
    Então pergunto: e se o start&stop falhar, o que faço?

  • Geferson 17 de junho de 2018

    Exatamente, no Cruze não tem como desligar, e isso é ridículo. E não adianta dizer que se a temperatura estiver alta ele não desliga para manter o ar condicionado funcionando, pois desliga sim. Pior besteira que a GM fez foi não nos dar a opção de desativar o sistema.

  • Marcelo 17 de junho de 2018

    No Chevrolet Cruze não existe a opção de desligar esse sistema, o que é lamentável.

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