Completar o tanque reduz o consumo do combustível?

Alguns motoristas acreditam que quando completam o tanque o gasto do combustível é menor. Será mesmo ou é só impressão?

Por BORIS FELDMAN17/06/18 às 07h30

Você completa o tanque e repara que o marcador está descendo mais lentamente do que quando há menos combustível.  Será que há quantidade de combustível interfere no consumo?

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade que quando o tanque de combustível está cheio o consumo é aparentemente menor do que quando ele já está da metade para baixo? Por que o ponteiro desce tão devagar quando o tanque está cheio e depois desce mais rápido?

É só impressão, não existe diferença de consumo se o tanque está mais cheio ou mais vazio. Existe uma teoria que diz: quando o tanque está da metade para baixo a evaporação do combustível é maior. Pode até ser, mas é desprezível e não explica o ponteiro descer mais rápido. A explicação para isso é que quando se enche o tanque até a boca, o nível do combustível vai um pouco acima de onde o ponteiro começa a marcar, ou seja, o carro anda muitos quilômetros e consome alguns litros antes do marcador lá no tanque perceber uma redução do nível e acionar o ponteiro. Estes litros não acusados pelo marcador é que dão a falsa impressão de baixo consumo.

completa o tanque

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Gilberto Jr 19 de junho de 2018

    Para o carro economizar são vários fatores até a calibragem do pneu influencia uma boa manutenção um combustível de qualidade deixar o veículo sempre em baixa rotação

  • Felipe 17 de junho de 2018

    Na verdade o tanque cheio consome mais combustível, quanto menor a quantidade de combustível no tanque menor é o consumo de combustível. Isso acontece por causa do peso do combustível, quanto menor for o peso do veículo, mais econômico ele se torna.

  • Chode McBlob 17 de junho de 2018

    Bosta de texto superficial e inútil. Puro caça níquel, clickbait. *.

    EDITADO

  • Douraci Machado 17 de junho de 2018

    Tirar o pé do acelerador economia na certa

  • R ramos 17 de junho de 2018

    Concordo com a matéria. Vc pode facilmente gastar 5, 6 litros antes do medidor começar a abaixar, dependendo do carro. Mas gostaria de complementar algumas coisas.

    A evaporação pode ser desprezível a nivel de quantidade de combustível, mas alguns estudos indicam que a agua que fica no tanque devido essa evaporação pode causar um pior rendimento para o motor nas futuras combustões, pois o combustível estará misturado com água.

    Outro detalhe é o peso do veículo. Quando você completa o tanque, o veículo fica mais pesado do que quandp ele está vazio. Veículo mais pesado = maior consumo. Dependendo do peso do carro, da quantidade de passageiros e do tamanho do tanque, a diferença de consumo pode ser considerável.

  • Tagory 17 de junho de 2018

    Na verdade, acredito que o tanque cheio aumenta o consumo. É mais peso para o carro, 25kg a 35kg carregados sem necessidade. Pode influenciar pouco, mas se retirar um banco, tirar determinados pesos do carro já ajuda na performance…

  • Grasiele Bremer 17 de junho de 2018

    Que lixo

Deixe um comentário