Concessionária engana cliente com cada vez mais esperteza

Já que os donos de carros estão ficando mais experientes e difíceis de engabelar, a concessionária também tem que melhorar os truques

Por BORIS FELDMAN01/07/18 às 09h00

As concessionárias, em sua maioria, costumam respeitar as listas de itens a serem examinados durante as revisões obrigatórias, aquelas feitas enquanto está valendo a garantia do carro. Mas tem revenda que não se satisfaz em cobrar o valor estabelecido pelo fabricante e inventa a necessidade de itens adicionais com um único objetivo: aumentar seu faturamento. E daí que a concessionária engana cliente com cada vez mais refinamento.

itens de revisão do carro mecânica oficina concessionária engana cliente

Como as fábricas costumam fixar o custo destas revisões, os consultores técnicos já têm na ponta da língua o argumento para justificar o valor adicional: “O preço anunciado pela fábrica é para a revisão standard. Nós fazemos uma revisão ‘VIP’, ou ‘super revisão’”. Chegam a afixar na parede da recepção os diversos preços para “oficializar” a empurroterapia. O fato é que, se o cliente concorda, acaba pagando o dobro ou o triplo por serviços desnecessários. E a lista de inutilidades não para de aumentar: limpeza de bicos, do corpo da borboleta da injeção, do tanque de combustível, da sonda lambda, lubrificação de portas e maçanetas.

Como os clientes estão ficando também cada vez mais espertos, está cada vez mais difícil convencê-los. Existem alguns mais precavidos que, imaginando a pi-ca-re-ta-gem, chegam a levar a lista oficial de itens a serem revisados e contestar caso a oficina acrescente mais alguns por conta própria.

Se o cliente já passou a reclamar, a oficina passou a reforçar seus argumentos. E algumas chegam a ameaçar o dono do carro, afirmando que, caso os itens extras não sejam autorizados, o veículo perde a garantia, pois este argumento realmente atemoriza o cliente. É um expediente usado principalmente em cidades em que a marca tem apenas uma concessionária, pois não dá para levar o carro em outra.

Entretanto, seja lá como for, o dono do automóvel pode por a boca no trombone. Fábrica nenhuma cancela a garantia de um carro porque a sugestão de realizar um item desnecessário durante a revisão foi recusado.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

101 Comentários

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  • André 30 de novembro de 2018

    O foda é q. tem concessionaria que nem o oleo do motor trocq nas revisoes, nao troca filtro de oleo filtro de ar nem nada. E o cliente leigo paga um absurdo para o carro ficar 1h usamdo o elevador e paga caro pacas e sai contente só pelo carimbo no manual kkkkkk só leigo discorda!

  • rodrigo adriano da silveira 5 de setembro de 2018

    caro boris uma vez o carro o motor ferveu e fundiu pois o radiador quebrou e não vimos que a temperatura tinha subido e este fundiu e estava na garantia e foi trocado na garantia na concessionária e na época o mecânico da concessionária disse todas as montadoras por lei são obrigadas a especificar quais lubrificantes,tipos,litragens e veja de época em época deve ser trocado como óleo de motor,filtro de óleo de motor,filtro de ar do motor,filtro de combustível,filtro do ar-condicionado,correias,tensão das correias e aí vai e este mostrou o manual do carro têm de tudo de como fazer a manutenção do veículo e digo a maioria não sabe ler ou lê e não sabe interpretar o que esta escrito no manual do carro e digo fujam das concessionárias pois por lei brasileira as montadoras são obrigadas a trocar a peça até com 1 ano passou deste prazo fujam das concessionárias e procurem um mecânico que seja no mínimo honesto com a coisa.

  • Joao Eduardo 20 de julho de 2018

    Eu não dou moleza para essa gente, ja vi muitos serem enganados e pagarem serviços exorbitantes, comigo não, não faço e pronto.

  • RENATO 19 de julho de 2018

    Na revisao de 20.000 km do meu carro trocaram o disco de freio.
    Um amigo mecanico me disse que a troca é necessária a cada 40.000km

    • Eduardo 22 de setembro de 2018

      A troca depende do desgaste, e este depende do modo de dirigir, tipo de percurso (+cidade ou +estrada), câmbio manual ou automático, sistema de freios do veículo (se é a disco nas 4 rodas), marca dos discos e das pastilhas (mesmo que sejam originais) entre outros. Sempre varia de carro para carro. Procure verificar a cada 10.000Km. Se o seu mecânico achar que não vai durar até a próxima revisão, peça uma previsão com margem de segurança (se dá pra rodar mais 5.000Km por exemplo).

  • Marcio Gouveia 12 de julho de 2018

    Ao clicar no link, “Ainda precisa amaciar”, o mesmo remete a outra matéria, a qual é “Concessionária engana cliente com cada vez mais esperteza”.
    Por favor corrijam.

  • marcus mendes 12 de julho de 2018

    Sem contar, que em algumas concessionárias existem funcionários da manutenção totalmente despreparados, não conhecem o veículo que a concessionária vende.
    Tinha um Ford Ka 2008 segunda geração. Um ano após a compra, fui à concessionária Inova veículos em Contagem para trocar o filtro do Ar-condicionado.
    O veículo foi levado para área de manutenção e ficou mais de 30 minutos, os, ” profissionais” , voltaram com o veículo e afirmaram que o veiculo não possui filtro de ar condicionado, eu acreditei, afinal é uma concessionária autorizada Ford.
    Sete anos depois durante uma troca de óleo vi um Fiesta parado no pátio da empresa. Perguntei para proprietária de o veículo dela possuía filtro de ar condicionado, ela disse que sim, perguntei aos funcionários do posto de troca de óleo, se Ford Ka também tinha.
    Pedi para trocar, o filtro estava mais preto que carvão, rodei quase 8 anos com um filtro de ar condicionado com a eficiência totalmente comprometida.

  • WALTER JOAO CHESSA 11 de julho de 2018

    UMA COISA EU CONSTATEI. EM TODAS AS CONCESSIONÁRIAS O ATENDIMENTO DEIXA MUITO A DESEJAR.FALTA RECICLAGEM GERAL. A COMEÇAR PELA TELEFONISTA NO ATENDIMENTO… E VAI PARA TODOS OS SETORES DA CONCESSIONÁRIA…A IMPRESSÃO QUE EXISTE É QUE TODOS LITERALMENTE ESTÃO DESMOTIVADOS. O GRUPO SINAL É UMA DELAS….

  • leandro 6 de julho de 2018

    Fato !!! Cuidado em deixar seus carros nas CCS…Tem muitos relatos de cobranças de peças (filtros de ar do motor, ar condicionado, filtro combustivel, e efiltro do oleo) que te cobram e não trocam…Eu só acredito vendo.Olho vivo nas ccs que cobram absurdos e te empurram além dos serviços tabelados nas revisões sem vc perceber.Serviços de limpeza disso e daquilo com km baixa.Isso se chama empurroterapia. Certa vez levi meu versa na nissan. A revisão padrão dos 70.000 km era 600 R$ mas vc chega lá e ela diz que tem que fazer isso e aquilo…mentira. Chegou aos absurdos 1.200 porém eu quis fazer uma única vez tudo e depois NUNCA mais fiz eme ccs vsito eu ejá ter comprado de um terceiro oc arro. DIGA QUE VC QUER APENAS o que consta na revisão daquela km, ou seja, revisão, dos 70, 80, 90 ou 100 mil km.Se vc estiver em dúvida consulte o manual e ele te diz o que é indicado !!! Procurem sobre as 2 reportagens que e 4rodas fez sobre a sacanagem que eles fizeram nas revisões de um nissan kicks que estava sendo testado pela revista onde els cobram a troca dos filtros aos 10,20 e 30 mil km sendo que logo depois a revista contratou empresa de fora e ADVINHEM…cobraram pelo que não fizeram !!! tanananannnnnnnnnn Olho vivo nas ccs. Pois tem funcionários, muitas vezes o dono nem sabe, que ao invés de trocarem as peças na revisão do teu querido carro eles as destinam para dentro de um porta malas de alguem amigo deles que entra lá para fazer revisão e este amigo após a revisão paga e vai embora aí depois est funcionário busca as peças na casa deste ou até de um estranho que e fez revisão e o mesmo nem se toca, pois o funcionário diz que foi esquecido PORÉM o funcionário depois as vende via mercado livre ou usa em sua oficina de fundo de quintal !!!!! Aqui o link da postagem que fiz no grupo do nissan veresa no facebook.Entrem no grupo no face e ee não acharem digitem 4rodas e numa das reportagens tem as fotos da revista e as 2 ocasiões nos comentários do que houve…Link: https://www.facebook.com/groups/NissanVersaBrasil/search/?query=4rodas

    • Paulo Milanin 25 de julho de 2018

      Meu Deus!!!! Se a gente viver desconfiando de tudo e todos e ainda imaginar tantas coisas absurdas como essas que você disse fica muito difícil viver neste mundo kkkkkk Prefiro sempre acredito que ainda existe muita gente boa neste mundo

  • Francisco Alves Vieira 6 de julho de 2018

    Parabéns ao comentário do nosso Amigo Rodolfo quê mencionou que existe corrupção em todas as áreas mais infelizmente as consecinarias de veículos são demais concordo com você não é atoa que trabalhei muitos anos com coordenador de concessionárias e já mais aceitei isso é hoje tenho oficina e Garças a Deus já mais trocarei uma peça de um cliente que se faca necessária parabéns Rodolfo..que você continue assim. mais e parabéns ao Bores p temas que ele abirada sobre veículos isso é muito bom só prova que temos em nosso pais pessoas capazes … Francisco Vieira técnico em automóveis..

    • Rodolfo 6 de julho de 2018

      Seu Francisco,
      Muito obrigado!
      E que Deus abençoe a você e a tua oficina!

  • Francisco Alves Vieira 5 de julho de 2018

    Infelizmente as consecinarias não são mais pontos de seeeistencias técnicas e sim pontos de vendas infelizmente posso falar isso fui por 14 anos cordenador Técnico de uma consencinaria Fiat de São Paulo .a começa tudo na resepcao do veículo o atendimento os recepcionista já tem uma lista de coisas para vender para os clientes quntas vezes tive que ficar indignado e devolver dinheiro para clientes e ou dar serviços em cortesias para não ver os clientes super insatisfeitos.com atendimento dos recepcionistas.que infelizmente ganham por comissões e fazem essas barbaredades pode perguntar tecnicamente para o proprietário recepcionista como é que detecção eletrica que eles nem sabem lementalvente fico até envergonhado de muitas vezes ter que ver essas matérias que cada vez mais só mostra os despreparo das.pessoas e que não pensam se quer em ler um manual do cliente quntas vezes na minha sala tive que atender clientes com dúvidas bobas dúvidas essas que acabava sendo passada p próprio receptor do veículo ..lamentável ..Francisco Vieira técnico em Automóveis..

  • Rodolfo 5 de julho de 2018

    Caro Boris Feldman, bom dia!

    …. Não tinha visto este artigo… parabéns, ele ficou excelente!

    …. A corrupção corre solta em qualquer área… desde os primórdios dos tempos. Sempre houve quem queria tirar vantagem de algo.

    …. Acho engraçado porque eu sou engenheiro mecânico e tenho um Gol ano 1990 1.8AP a gasolina com 235.000 km, e as pessoas não acreditam que rodo com ele por volta de 5000 km/ano, pois tem a crença limitante que carro antigo quebra a cada esquina. O meu segredo: manutenção preventiva.

    …. Eu troco a peça antes dela quebrar… pois quando ela quebra vira uma manutenção corretiva e cara por sinal, pois envolve guincho e tal… Eu mesmo troco/ajusto no meu carro os seguintes itens:
    – velas de ignição;
    – cabos de vela;
    – rotor do distribuidor;
    – tampa do distribuidor;
    – correia do alternador;
    – rodízio dos 4 pneus;
    – ponto de ignição;
    – regulagem de marcha-lenta e mistura do carburador;
    – teste de compressão dos cilindros a cada 5000 km;
    – completo o nível do óleo sempre que necessário.
    – verifico o nível dos fluidos (óleo, água e fluido de freio) pelo menos antes de pegar um estrada… tipo uns 90 km de viagem (o que dá uma verificação a cada 15 dias).

    …. Atualmente estou fazendo manutenção preditiva de análise de óleo do motor do meu carro… isso a curto prazo vai fazer eu economizar dinheiro nas trocas de óleo, pois eu estava desperdiçando dinheiro trocando o óleo a cada 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º. Pois em 6 meses eu rodava no máximo 2500 km e gastava R$ 120,00 em 4 litros do óleo Valvoline Max Life 20W-50 – API SN (semi-sintético) e mais R$ 20,00 no filtro de óleo FRAM. E já rodei 5.600 km em 11 meses e o óleo ainda está bom para o uso conforme vídeo que fiz abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=uDkRuhE7lds

    …. Os serviços abaixo eu delego a especialistas:
    – limpeza do carburador;
    – troca da correia dentada;
    – troca de discos e pastilhas de freio;
    – sangria do sistema de freio.

    …. Assim quando eu tiver um carro 0 km eu me pergunto se de fato será necessário ir a uma Concessionária, pois existem tantas oficinas independentes honestas e competentes quem sabe até mais que muitas concessionárias de renome, que vão trocar apenas o necessário, que seguramente com o meu perfil de uso (5000 km/ano) será uma gasto praticamente inexistente… somente o trivial troca de óleo do carro com 1 ano de uso que comprei 0 km. Pois se um Gol 1990 quase não me dá dor de cabeça de manutenção, então um carro 0 km será 1000 vezes mais confiável, assim só vou teoricamente trocar o óleo de meu carro 0 km em tese, salvo melhor juízo.

    Um grande abraço,

  • Ivan 4 de julho de 2018

    Por sorte ou não sei por qual motivo, até hoje tive carros das seguintes marcas. FIAT, HONDA e VW. Tenho a dizer que SEMPRE fui muito bem atendido em todas elas. Jamais me cobraram um centavo de serviço que não tenha previamente autorizado. Deve ser sorte. Ou moro no lugar certo.

    • Paulo Milanin 25 de julho de 2018

      Então somos 2….
      Graças a Deus!!!! Na Concessionária Fiat Amazonas da Rua Joaquina Ramalho em São Paulo e na Hyundai da mesma rua eu sempre fui bem atendido e meus carros nunca me deixaram na mão, troco de carro a cada 4 ou 5 anos e todas as revisões foram feitas em concessionária. Acredito que tenham pessoas honestas e desonestas em todos os lugares.

    • Samuel 9 de agosto de 2018

      Te cobraram, e vc que não percebeu ! No pacote de serviço com certeza já estava o que vc combinou, e o que vc combinou , tinham serviços desnecessários embutidos. Não existe isenção de extorsão para todo é qualquer cliente.

  • Leonardo Barros 4 de julho de 2018

    Levei meu Hrv na Banzai em Belo Horizonte. Revisão de 3 anos. O consultor me disse que testou a bateria do carro e que, apesar de estar boa, sugeriu que eu fizesse a troca pelo fato de já ter 3 anos!

    • Fabiano Negreiros 4 de julho de 2018

      De fato a bateria tem um ciclo médio de vida de 3 anos.

      • Rodolfo 5 de julho de 2018

        Eu tive uma Moura que durou 7 anos ?

    • Fabio 5 de julho de 2018

      A forma correta de determinar se a bateria está boa ou não é medindo a tensão com um multímetro, se não me engano a tensão ideal é entre 12,4volts e 12,7volts, mas é melhor se informar com a sua montadora.
      São muitas as variáveis para determinar a vida útil da bateria (desde o sistema elétrico do carro, motorista, trajeto, acessórios instalados no carro, transito…) só de exemplo; na Toyota a garantia do carro é de 3 anos mas para a bateria a garantia cobre apenas os 2 primeiros anos…
      Essa estimativa de 3 anos é para clima quente, mas é só uma estimativa, pode durar mais como pode durar menos.

  • Kelly Lúcio 3 de julho de 2018

    Levei um Citröen C4 em 2009 na concessionária e me disseram sa necessidade de se fazer o passe nos discos de freio e o serviço ficaria 570,00 nos quatro discos. Eu estranhei fazer passe nos discos com 10.000 km e falei que nãoia pagar.
    Vendi o carro no ano passando, ele tinha quase 100.000 km e nunca foi feito o tal do passe. \o/?!

    • Rodolfo 5 de julho de 2018

      Quem sabe usar o freio motor… usar as marchas corretas, na rotação correta, ou seja, ter bom senso, a vida útil do sistema de freio aumenta consideravelmente, e ainda se a pessoa usa o carro predominantemente em rodovias a tendência é de que os freio durem muito mais ainda de quem usa ele na maioria dos trajetos no meio urbano.

  • José felipe 3 de julho de 2018

    Bom dia, SRS eu sou consultor técnico e concordo plenamente com os clientes em atendimento, nós temos que atender de igual modo a todos independente quem seja até porque caráter e dinheiro não falam, mas eu concordo porque além de consultor, levo uma vida inteira como cliente e tenho um veículo e fico maravilhado quando vou a concessionária de origem e sou atendido da mesma forma quando atendoeus clientes, revisão de um lado e itens adicionais do outro, não fico magoado quando o cliente não compra eu atendo da melhor forma até porque nós somos pesquisados o tempo todo, além disso quando se tem consciência é uma boa educação não engana ninguem, gosto do que faço, gosto da empresa a qual eu trabalho e não tenho ( rabo preso ) com ninguém, desde já agradeço a todos e quando quiser estamos a disposição zap 81 985573297. Atenção consultores dividir o orçamento é a melhor venda pois o cliente sabe o que vai pagar obrigatoriamente e depois temos a oportunidade de vender com saúde. Abraço a todos
    Att José Felipe.

    • Paulo Milanin 25 de julho de 2018

      Parabéns!!!!!!!

  • José Ailton santos 3 de julho de 2018

    Eu já passei por risso ao comprar um Fox ,a garantia não serviu de nada .eu levei o Fox pra fazer um reparo no vidro da porta traseira que não estava subindo e me cobraram pelo serviço.
    Eu reclamei por ser defeito de montagem .o vidro saiu da calha.
    Eu tive que argumentar pra não pagar pelo serviço.
    O caso se deu na samam veículos vw. Em Aracaju-Se.

  • Henrique Vieira 2 de julho de 2018

    Enquanto o brasileiro não se conscientizar isso vai continuar, fui na Inglaterra e vi carros usados de até 250 libras na minha opinião o brasileiro deveria parar de comprar carro novo e comprar carros seminovos apenas para atender suas necessidades de locomoção e parar de usar carro como símbolo de ostentação e pra satisfazer o tão sonhado status ,mas muitos brasileiros quando conseguem um emprego melhor a primeira coisa q faz é correr pra uma concesionaria para financiar o tão sonhado carro zero , ou quando ganham uma grande quantia deixam de investir em algo melhor como uma reforma em casa , um curso, para comprar um dos carros Novos mais caros do mundo

    • Henrique 4 de julho de 2018

      Se ninguém comprar carro zero, como é que vai ter carro usado para comprar?

      • Aroldo 16 de julho de 2018

        Vai ficar igual Cuba kkkk, sem contar que se ninguém comprar carro zero, o preço do usado vai decolar!

  • Angelo 2 de julho de 2018

    Limpeza dos bicos e do corpo de borboleta não são inutilidades de forma alguma, fazem parte da manutenção do veículo, somente temos que ficar atentos à necessidade de tais manutenções…

    • FABIANO NEGREIROS 4 de julho de 2018

      Tem necessidade em casos extremamente específicos e não para serem empurrados em revisões regulares.

  • Renato 2 de julho de 2018

    Esse negócio da garantia do veiculo ser condicionada as obrigatoriedades de fazer as revisões na concessionária se chama venda casada.
    E por lei venda casada é proibido no brasil.

  • Hermenegildo 2 de julho de 2018

    Em abril deste ano, estive na Concessionária do meu carro, um voyage 2014 /2015, comprado zero nessa Concessionária, com um problema : os vidros não fechavam automaticamente quando acionado com a chave. O consultor disse que os mecânicos iriam fazer um serviço denominado diagnóstico. Insistir que o problema era na chave, mas meu argumento foi em vão. O tal diagnóstico custaria R $200,00 .tive que concordar. O tal diagnóstico não descobriu nada internamente no carro. Finalmente descobriram que o problema era na chave. Reprogramaram e tudo voltou a funcionar normalmente. Reclamei. Nada feito. Paguei. O carro ainda tinha uma revisão pela garantia. Não aceitaram. Um mês depois fiz a última revisão. Não volto lá mais. Vou procurar meu mecânico de confiança.

    • Rodrigo 4 de julho de 2018

      Pena ter levado na CCS… A reprogramação da chave consta no Manual do veículo…

  • Marcelo Sousa 2 de julho de 2018

    Oh que vcs sabem sobre serviços e revisões? Alinhamento, balanceamento, higienização de ar condicionado? Por favor se não sabem o.que falam não trate mal um consultor ou mecânico! Se seu mecânico de confiança colocar uma peça de desmanche de um carro Furtado vc pode agradecer ele por ajudar a alimentar o.crime e não de uma peça original que paga se imposto sendo nova e sem que ninguém tenha que ter perdido a vida por que vc compra pecas e serViços baratos de um mecânico que usa essas peças.

    • Pellegrini 2 de julho de 2018

      O POST não trata deste assunto, e sim de serviços desnecessários na hora da revisão. Lê a matéria pra depois fazer comentários idiotas.

      • Adelson 2 de julho de 2018

        Ele deve ser consultor,… quanto às revisões existe uns absurdos sim, ficamos reféns por conta da garantia, preços absurdos. Principalmente se tratando de VW…

    • Fabio 4 de julho de 2018

      O problema é sugerir este tipo de serviço na recepção do carro, sem nem inspecionar o carro, sentado na frente de um computador enquanto diz que é serviço obrigatório da revisão, se não perde a garantia.
      Sendo que geometria na maioria das marcas é só uma recomendação para maior durabilidade do pneu, sistemas de direção e suspensão, até pq se fosse obrigatório estaria incluído na cesta de serviços do fabricante (deve ser feito de acordo com a necessidade, os mais cuidadosos fazem preventivamente, mas é uma questão pessoal, eu faço pela economia) , assim como a higienização do ar condicionado que deve ser feita de acordo com o uso e necessidade (carro que está em garantia dificilmente precisa de limpeza do sistema ar condicionado, uma simples troca de filtro nos prazos recomendáveis, após inspeção é o suficiente, mas se for mais cuidadoso um desses sprays limpa ar condicionado resolvem, só comprar de uma marca confiável, em casos mais difíceis uma oxi-sanitização da conta).
      Agora falar em limpeza de sistema de ar condicionado na primeira revisão, assim que o cliente senta na cadeira é PICARETAGEM, na verdade qualquer sugestão de serviço (tirando recall) sem olhar o carro é atestado de PICARETAGEM.

  • Andre 2 de julho de 2018

    São todos bandidos sim,bando de picaretas e estelionatários q lavam dinheiro pro tráfico de drogas,99% das concessionárias de sp ganham dinheiro nessa picaretagem de inventar serviços e lavando dinheiro pra traficante, nãocompre carro e concessionária pq vc tá lavando dinheiro pra bandido

  • Douglas Afonso 2 de julho de 2018

    Isso é Crime

    • Manoel 2 de julho de 2018

      No Brasil pode

  • Victor 2 de julho de 2018

    Povo burro * memo , enquanto os caminhoneiros lutavam pra baixar o preço do diesel e gasosa esses estrume faziam filas nos posto pra abastecer agora tudo se espelha de vez nas corrupções desde política até as mais simples concessionárias… resumindo povo burro tem mais é que se * memo

  • Douglas 2 de julho de 2018

    Nem todos nesse processo é bandido não. Sou consultor técnico e não ganho salário fixo. O concessionário só me paga 1% de comissão sobre esses “adicionais” vendidos. Ou seja nem sobre os itens obrigatório eu ganho 1 centavo sequer. E aí, quem paga minhas contas e leva leite pra casa pra minha filha. A venda de serviços adicionais existe em todas as áreas, no McDonald’s, em lojas de roupas e etc. Ninguém tá enganando ngm, se vc não quiser fazer é só não aceitar o serviço. Mas não se esqueça que naturalmente aquele que faz tudo sempre será melhor atendido que você!

    • Wellington 2 de julho de 2018

      Que triste seu comentário, Sugiro que procure um novo emprego, entendo que tenha que sustentar sua família mas ter que empurrar serviços desnecessários pode até não ser crime mas não é nada ético. E mais aconselho que não façam e que cobre o mesmo atendimento dado a quem faz, Caso contrario o próximo carro deverá ser de outra marca.

      • Fabio 2 de julho de 2018

        Seu Burro fica sem fazer alinhamento e limpeza dos bicos pra você ver idiota .

      • Ivan 4 de julho de 2018

        Amigo, sinto muito, mas acho que você está no emprego ou função errada. Senti pena de voce.

    • Heitor 2 de julho de 2018

      então é o proprietário do veículo quem tem que pagar o pato porque você aceitou um emprego de bosta que nem salário paga? por que vc nao cobra seu salário do seu patrão em vez de tentar extorquir os clientes?

    • Iandro Morais 2 de julho de 2018

      Boa tarde, concordo em partes com você, mas acho q a parte que você mais erra é em atender melhor um cliente que aceita ser enganado. Minha opinião ok.

    • Claudio 2 de julho de 2018

      Caro consultor, se pagam somente 1% de comissão pra você, o problema não é nosso, consumidor, mas sim de seu empregador.

    • Tullesquim 2 de julho de 2018

      E por isso que quando levo meu carro para fazer revisão, so aceito trocar o óleo do motor, filtro de óleo, e de combustível. Mesmo assim me cobram ate o estopa que usam? E muito sacanagem.

    • Heidwaldo 2 de julho de 2018

      Por estas e outras que só faço o essencial para não perder a garantia. Depois do prazo da garantia sempre levo para oficina de minha confiança.

    • CARLOS HENRIQUE 2 de julho de 2018

      Até li as suas justificativas, mas esse final é de gente que tá lá pra ganhar dinheiro, que faz qualquer coisa, ético ou não.

    • Pellegrini 2 de julho de 2018

      Isso aí quanto mais trouxa melhor, bajulação o bastante para tirar o dinheiro do inocente. Por que confiar na honestidade de vocês, é muito difícil!

    • Rodolfo 5 de julho de 2018

      Se for assim sempre teremos um desculpa para passar o outro pra trás… porque meus filhos estão passando fome… porque quero trocar o meu carro do ano, etc… Eu prefiro dormir com a minha consciência tranquila que não passei ninguém pra trás para o meu proveito… e de quebra creio na vida após a morte e sei que não faz nenhum bem a minha velha alma passar alguém pra trás que seja por R$ 1,00 ou por R$ 1.000,000,00.

  • Arthur Winther Seabra 2 de julho de 2018

    Ibfelizmente, essa é uma realidade com a qual lutamos toda vez que levamos o automóvel à revisão! Sempre nos apresentam “necessidades” onerosas e muitas das vezes prescindíveis. No Brasil entendo ser mais vantajoso adquirir os carros usados chamados “semi novos” com dois a três anos de uso. Pois, assim escapamos da escorchante carga tributária do “zero quilômetro” e já o adquirimos com as devidas amortizações de mercado realizadas. Um bom veículo pelo preço adequado! Abraço a todos!

  • Rogério 2 de julho de 2018

    A Hyundai é campeã em estorquir o cliente !

  • Robson 2 de julho de 2018

    Limpeza de sonda lambda é sacanagem, mas a limpeza de e do corpo de borboleta as vezes se faz necessário, não é segredo que pagamos caro por um combustível que muitas vezes é uma m**** aí vai ter que limpar.
    Sorte de quem nunca abasteceu e logo depois o carro ficou estranho, meio lerdo, oscilando.

  • Jorge Rene 2 de julho de 2018

    fui mecânico por muito tempo e hoje sou perito judicial na area de engenharia mecânica nem dizendo eles te intimidam é hora do ministério público intervir

  • Antônio bispo 2 de julho de 2018

    Carreira d Alfaville em Barueri cobrar 260a mais p apertar parafusos d carroceria,em 2minutos feito o serviço c apertadeira de trocar pneus,sem torque digital ,um absurdo

  • Cassiano Amoedo 2 de julho de 2018

    Só vejo gente reclamando de extorsão, carro é caro, mas todos compram o carro. Se tivesse conceito de cidadania, a muito tempo ja deveríamos boicotar a compra de carro zero até que esses pilantras, montadoras mais concessionárias e governo tomarem vergonha na cara e vender esses carros no valor realmente acessível. Eles só fazem isso pois todos aceitam e compram carro zero. Deixa a fabrica com 2, 3 meses de patio lotado.

  • Julio cesar Antunes 2 de julho de 2018

    Gente estou no Eua no meu carro apareceu um recall de segurança, fui agendaram o dia, como o meu horário nao batia em entregar o carro deram uma sugestão de deixar o carro na porta da concessionária e deixar a chave na caixa de correio que já tinha vários envelopes para esse propósito, blz ai logo na parte da manhã me ligaram e so informaram que tava pronto , questionei pago algo? Nada. No final do dia fui buscar o carro limpo dentro e fora, peça foi trocada , me entregaram a chave e tinha um relatório o que foi feito e uma sugestão , o óleo esta perto da troca, a pastilha esta 60% de uso os pneus 50% de uso e bateria está com 20% perda do seu potencial máximo, meu carro ASX outlander sport 2014 54mil milhas eu fiquei perplexo com todo o processo, achei que ia morrer na nota.

  • Ferreira 2 de julho de 2018

    Só faço a primeira revisão e com o preço fixo . A segunda em diante , não faço é nunca tive problema.

    • Douglas 2 de julho de 2018

      Sorte a sua… Sou consultor técnico. Depois vc tem problema com seu carro e vai lá me forçar a te dar garantia como se fosse minha obrigação, sendo que no manual diz q pra ter garantia vc precisa manter as revisões programadas. E normalmente já chega na concessionária me xingando como se a culpa fosse minha. Fogo isso…

    • Crispim 2 de julho de 2018

      É por isso que melhor carro semi novo do q o zero ou pegar em leilao seminovo bem barato e fazer a revisao com mecânico de confiança, essas concessionário bando de ladrão sem vergonha desonestos . Tem q começar tudo de novo

  • oswaldo 2 de julho de 2018

    O país de bandido

    • Douglas 2 de julho de 2018

      Nem todos nesse processo é bandido não. Sou consultor técnico e não ganho salário fixo. O concessionário só me paga 1% de comissão sobre esses “adicionais” vendidos. Ou seja nem sobre os itens obrigatório eu ganho 1 centavo sequer. E aí, quem paga minhas contas e leva leite pra casa pra minha filha. A venda de serviços adicionais existe em todas as áreas, no McDonald’s, em lojas de roupas e etc. Ninguém tá enganando ngm, se vc não quiser fazer é só não aceitar o serviço. Mas não se esqueça que naturalmente aquele que faz tudo sempre será melhor atendido que você!

      • Rodrigo 2 de julho de 2018

        Tá completamente errado. Se atende melhor quem paga mais, é assinatura de vigarista. Isso é safadeza. Falta de vergonha na cara.

      • Diego 2 de julho de 2018

        Em putras palavras quer dizer ou paga ou será mal atendido, mete o procon e o advogado nessas empresas e deixem de comprar e fazer revisões dae o tecnico vai começar a tratar voce bem ou nada de leitinho da criança né.

      • Fabio 4 de julho de 2018

        Segundo o dicionario aurelio; BANDIDO: Pessoa que vive de roubos ou outras atividades ilícitas.,Pessoa que é pouco honesta ou tem mau caráter.

        Segue o CDC para que tome conhecimento do que é ilicito para que por eventual ignorância deste, futuramente não pratique nenhum deste

        SEÇÃO IV
        Das Práticas Abusivas
        IV – prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços;

        segue a fonte para pesquisar as penas
        fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8078.htm

        Uma cosia é vender serviços adicionais com total conhecimento do consumidor de forma clara que aquilo não acarreta perda da garantia , outra é usar a ignorância do consumidor.

      • Rodolfo 5 de julho de 2018

        Digamos que você atenda por dia 10 carros e que apenas esses apicionais sejam emn média R$ 1.000,00 por carro, então 1% seria R$ 10,00 por carro. Assim R$ 10,00 * 10 carros = R$ 100,00 por dia.

        Você trabalha 24 dias por semana, então são R$ 100,00 por dia… em 1 mês são R$ 2.400,00, e em 1 ano são R$ 26.400,00.

        Se pra você isso é pouco doe esse dinheiro pra alguém.

  • Rodrigo Ferreira 2 de julho de 2018

    Fui consultor técnico por anos, e modéstia a parte, era bom consultor. Na verdade, isso acontece mesmo. Somos quase obrigados a vender serviços desnecessários. Se não vendemos, no mínimo ganhamos praticamente um salário mínimo. A minha técnica consistia em relatar três tipos de problema que poderia ocorrer no veículo caso o cliente não fizesse a revisão “completa”. Exemplo: limpeza de bico- aumento do consumo de combustível, perda de potência, diminuição da vida útil das peças relacionadas. Assim eu assustava o cliente e vendia bastante. No plano da revisão tinha até a cobrança de limpeza dos polos de bateria… Isso é terrível, e garanto que a consciência limpa vale mais que dinheiro. Passei não por uma, nem duas concessionárias, mas cinco, de montadoras diferentes, e a unica que trabalhou sem falcatruas na época, foi da Nissan.

  • Sergio 2 de julho de 2018

    Comigo aconteceu na concessionária Faria em s. J. Do Rio Preto. O consultor teimou em trocar as pastilhas de freio do gol aos 30k km. Falei q não e ele insistia. Foi bem chato. Troquei mais tarde aos 45k km. Me parece q eles tem uma cota de valor pra fechar, então a concessionária tb tem culpa. Minha irmã levou onix pra revisão dos 20k km na javep nesta mesma cidade. Deu 900,00 numa revisão q nem olharam o defeito do vidro elétrico e barulho de rolamento…. Um absurdo. Difícil mesmo confiar nas concessionárias!!!

  • Ítalo Wayne 2 de julho de 2018

    Já passei por uma situação parecida em uma concessionária aqui em Salvador, porém os mecânicos que queriam vender peças mais baratas sem a concessionária fazer, queriam troca minha pastilha, disco de freio, alegando que não tinha condições de uso mais nenhum; só vir trocar minha pastilha depois de 10.000 rodados e nunca troquei meus discos de freios.

  • Roberto 2 de julho de 2018

    Limpeza de sonda lambda. Kkkkk. Cada uma que inventam para lezar o povo.

  • Valter 2 de julho de 2018

    Aconteceu isso comigo na concessionária Vigorito Guarulhos foi fazer a revisão de 10. 000 o valor era r$ 260 quando o tecnico Passou o valor de 960 aí eu perguntei porquê tão caro não porque o Senhor tem que fazer limpeza de bico rodízio de pneu lubrificação da carroceria e é de seta aí eu falei não não concordo porque no site da GM a revisão é tabelada ah mas esse site é obrigatório de negativo onde já se viu um carro com 10. 000 Km tem que fazer limpeza de bico

    • Rodrigo 2 de julho de 2018

      Não é vigorito. É vigarista. ..

  • Tracker 2017 2 de julho de 2018

    É MUITO FÁCIL CORRIGIR ISSO , E SÓ AS MONTADORAS OBRIGAREM QUALQUER CONCECIONARIA FAZER AS REVISÕES DE 10 e 20 mil km totalmente grátis nem óleo precisa pagar aí não vai ter desculpas de aumento de valores pois se precisa trocar irá ser grátis , meu carro está com 15 mil km e 8 meses de uso e uma borracha do teto ( acabamento ) se soltou , aí quastionei , e queriam me parcelar em 4 x eu logo falei mais isso est na garantia dos 3 anos de fábrica que só não cobre a bateria e pneu o resto cobre tudo , aí a atendente ahh , seu carro está na garantia estou irei pedir , isso já tem uns 3 meses o carro tinha apenas 9 mil km e tinha de 4 a 5 meses de uso

  • Edson 2 de julho de 2018

    Em campo grande/MS o grupo Enzo, que é dono de grande parte das concessionárias de várias marcas, empurram um pacote de revisão de mínimo o dobro do valor, sem perguntar se o cliente aceita ou não. Vc tem que ser taxativo e exigir a revisão básica de fabrica, senão vai ser lesado.

  • Ney Safady 2 de julho de 2018

    Garantia de 5 anos, a revisão deveria ser gratuita, pois pagamos muito caro por um veículo zero.
    Carga tributária excessiva, falta de competitividade, margem de lucro maior do que no exterior e consumidores dispostos a pagar mais são alguns dos fatores que elevam os preços no país

  • Consultor 2 de julho de 2018

    É só ninguém mais comprar carro 0 km

  • Auber Antonio 2 de julho de 2018

    Depois de 48000 km na Nissan; ainda não tinham trocado o filtro de combustivel. Foi constatado em outra concecionaria da própria Nissan; fiquei muito decepcionado!!!

  • Diego 2 de julho de 2018

    Já tentaram me vender hidratação do couro dos bancos…. ANTES do carro zero recém comprado sair da concessionária…

  • Fabiano Pereira 2 de julho de 2018

    Boris, como sempre defamando as concessionárias e seus profissionais. Cabe ao proprietário do veículo escolher o que é melhor para ele e é claro tendo o bom senso do profissional que irá atendê-lo.
    Sabemos que os valores em concessionária são mais altos pois por trás dos bastidores tem equipamentos, ferramentas específicas, treinamentos e especialização junto ao fabricante que em algumas situações dependendo da marca sao até fora do Brasil, é isso tudo sempre pra favorecer um serviço de qualidade para seus clientes.
    Sabemos que a muita oficina e técnicos especializados de qualidade fora das concessionárias hoje e não os desmereço mas é fato que tem situações que só a concessionária consegue resolver e você sabe muito bem disso! Por tanto, se o fator é preço Sr. Boris com o bom diálogo e um “desconto especial” isso se resolve agora defamar a imagem de um setor excepcional para o proprietários de veículos 0km como você sempre faz em suas notas e seus programas isso sim é de doer o coração.
    Lembre-se que pelo bastidores de um concessionária tem ótimos profissionais e país de família que dependem do trabalho… pense nisso!!!

  • Sebastião Borges 2 de julho de 2018

    Sem contar a falta de interesse em consertar itens que apresentam problemas nos últimos meses de garantia. Eles dizem que não conseguiram ver nada. Mas poderá. Nem olham para o carro que sempre seguram na oficina até às 17:00 horas do dia. Mais uma manobra para o cliente sair mais puro e sem condições de voltar na mesma hora para a concessionária

  • RODRIGO DE MELO GARCIA 2 de julho de 2018

    Ola, quem cai nessa conversa é porque falta inteligência, se tem a tabela de preços e itens estipulado aprova a mais quem gosta de dar dinheiro.
    Acredito que é desnecessário generalizar e jugar como desonestos pois uma limpeza de ar e alinhamento é desnecessário?
    Mais uma vez vejo matéria neste site jugando e acusando profissionais de uma forma geral para ganhar leitores e isto é antiético e imoral pois muitos estão sendo acusados aqui e não estão lendo as matérias para se defender.

  • Bauber santos 2 de julho de 2018

    Bom , existem sim pessoas de ma conduta que praticam o “empurrodromo ” de serviços além do da revisão programada pela fábrica. Porém existem serviços adicionais como limpeza do ar condicionado , alinhamento balanceamento , lubrificantes de partes móveis , são itens que a fábrica não cobre e são itens de manutenção preventiva. Existem consultores técnicos que tem obrigação de orientar , veja bem ORIENTAR , e sim deixa claro pro cliente o que significa esses itens pro cliente e não obriga-los a fazer e também dizer que irão perder a garantia , porque isso não existe. Agora essas pessoas que que praticam de forma clara e transparente esse tipo de conduta somente orienta e o cliente que decide se irá realizar ou nao. E existem concessionárias que não obrigam e prezam pela qualidade e transparência com o cliente . Não podemos generalizar.

    • Marcelo Sousa 2 de julho de 2018

      Ótima opinião e concordo

  • Sílvio Canato Sobrinho 2 de julho de 2018

    Olá,em defesa do consultor técnico,se ele não se comportar como este mercado de empurrometro, está desempregado em um mês,as empresas colocam metas inexplicáveis de faturamento de mão de obra, peças, acessórios e serviços terceirizados,tenho 41 anos de consultor técnico já me aposentei mas acompanho o mercado !

    • Élson Costa 2 de julho de 2018

      Não se justifica, por isso que esse país não vai pra frente…

    • carlos 2 de julho de 2018

      Então prefere prejudicar o cliente em benefício próprio… malandro!

  • Revoltado 2 de julho de 2018

    Brasil. Nojo desse paizinho

    • Cassiano Amoedo 2 de julho de 2018

      Amigo, vc não tem que ter nojo do país, tenha nojo da sua cidadania, se todos boicotassem a compra de carro zero ou qualquer produto extorcivo os preços não estariam desse jeito, essa culpa é nossa que aceita tudo e fica calado, ou reclama e não faz nada.

  • Elizeu neemias 2 de julho de 2018

    Temos que jogar duro c eles nunca levei nenhum carro em revisão na concessionária levo em um mecânico de confiança na realidade o negócio se resume em confiança e melhor um mecânico honesto que um que sabe muito e é safado

  • Edson 2 de julho de 2018

    Bando de vagabundos, num país onde a gasolina e pedágio são absurdo aliás tudo tem preços altos,, não duvido de mais nada

  • Antonio 2 de julho de 2018

    Já avisei a minha mulher! Nosso próximo zero, só vai sair da concessionária. Revisão só no mecânico de confiança. Garantia? KKKK

    • Hanzo 2 de julho de 2018

      Que inteligente você, compra carro 0km pra não ter garantia.

    • Ronaldo Brejauba 2 de julho de 2018

      Eu já faço isso faz tempo.

    • dalmo martins 2 de julho de 2018

      ta certo. eu so uso garantia por 4 meses. depois pulo fora disso. so enrrolacao e precos altos.
      se um veiculo trator ou caminhao tiver algum defeito grave no trem de forca dentro de 4 meses ele vai aparecer. é idiotice ficar 2 ou 3 anos preso a uma autorizada para se ter garantia. facam as contas. compenssa correr o risco

  • Marcos 1 de julho de 2018

    As concercionarias estão aprendendo com os políticos deste país. Quem tem $$$ neste país não acontece nada, o cidadão que tem que provar tudo.

  • paulo e.f. diehl 1 de julho de 2018

    oi Boris , minha irmã tem um Focus , é vitima constante das concessionarias da ford, sempre inventam uma” picaretagenzinha” para aumentar o preço da revisão aos R$ 1.000.00. att

  • Anselmo Coyote 1 de julho de 2018

    Limpeza de sonda lambda??????

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