O que são as tais “condições severas”?

Rodar no trânsito urbano constantemente e breve funcionamento são duas delas

Por BORIS FELDMAN18/05/18 às 14h35

Quando o manual do proprietário faz as recomendações para trocas de óleo, fluídos e outros componentes, são estabelecidas quilometragens ou prazos. Mas com uma observação de que no automóvel utilizado sob “condições severas” deve-se reduzir à metade a quilometragem indicada. O que deixa o dono do carro perdido, pois não explica o que são essas tais “condições severas”. Podem ser duas situações.

A primeira, do carro que roda constantemente no trânsito urbano, no para e anda dos congestionamentos. Neste caso, o motor funciona horas com o carro parado. E o hodômetro não marca um quilometro sequer. Basta somar a quantidade de vezes em que ele ficou parado num sinal, num trânsito pesado. Nessas condições, a informação da quilometragem é falsa, pois o motor trabalhou muito mais do que o de um outro automóvel que tenha rodado sempre numa rodovia. Daí a sugestão para que se considere a metade do que indica o hodômetro e a troca seja feita mais cedo.

Veículos que funcionam sob “condições severas” devem reduzir à metade a quilometragem indicada para troca de óleos e fluidos. Saiba como evitá-las.

A segunda das “condições severas” é o dono do carro sempre ligá-lo de manhã e rodar alguns poucos quilômetros até seu local de trabalho. Permanecer imóvel, estacionado todo o dia e, à noite, rodar o mesmo percurso de volta para casa. E deixar que o veículo passe a noite desligado.

O problema deste automóvel é diferente, pois o motor não chega a funcionar tempo suficiente para atingir sua temperatura ideal de operação. Trabalhando “frio”, além de vários de seus componentes sofrer um desgaste excessivo, o óleo do cárter não se aqueceu o suficiente para queimar os gases da combustão, que o contaminam e prejudicam sua eficiência. Também neste caso vale a recomendação da troca antecipada do óleo do motor. Se o manual fala em sua substituição aos 10 mil km, por exemplo, faça a troca aos 5.000 km.

Foto iStock | Reprodução

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

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  • Rodolfo 18 de maio de 2018

    …. Eu estou fazendo análise de óleo conforme o vídeo do link abaixo, já fiz análise de óleo novo/sem uso, 2000 km/5 meses e 5000 km/8 meses, e notei que o responsável por fazer o óleo perder a viscosidade com apenas 2000 km foram os trajetos curtos que eu fazia uma vez a cada 15 dias, agora ando com o carro no mínimo 15 minutos antes de desligá-lo. Eu só uso este carro nos finais de semana para dar uma volta no bairro, então geralmente não o uso.
    …. Pelo menos uma vez por mês eu vou a casa da minha sogra a uns 90 km de casa, então meu uso é praticamente 90% rodoviário, mas mesmo assim o óleo perdeu a viscosidade.
    …. Vejam no link abaixo as referidas análises de óleo:
    Análise de óleo após 5000 km – motor VW 1.8AP ano 1990 – Gasolina

    …. Grato,

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