Consumo de combustível é menor com os vidros fechados?

E nos casos em que o motorista sobe os vidros, mas liga o ar condicionado do carro: o gasto de combustível não aumenta?

Por Boris Feldman14/05/19 às 06h15

Tem umas questões a respeito do automóvel, principalmente quando se fala de consumo de combustível, sobre as quais cada um dá um palpite, e o motorista acaba sem saber o que é verdade e o que é mentira.

E uma delas é que o ar condicionado ligado, naturalmente, aumenta o consumo. Mas os vidros levantados servem para reduzir o consumo, porque isso melhora a aerodinâmica do carro. Então a pergunta é: se eu ligo o ar condicionado e subo os vidros, eu não tenho aumento de consumo, porque uma coisa compensa a outra?

E a resposta é: depende. No trânsito urbano, em baixa velocidade, o efeito da aerodinâmica quase não existe e tanto faz levantar ou não os vidros. Já na estrada a 100 por hora ou mais, pode reduzir um pouco o consumo, porque a aerodinâmica só vai interferir para valer em velocidades bem mais elevadas. Mas tanto faz, porque na estrada, se você liga o ar, é claro que estará com os vidros fechados.

Consumo do carro
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário