Conta-giros: você pode usá-lo para economizar combustível
"Hoje, com a eletrônica, nem que o motorista queira ele consegue fazer o ponteiro entrar na faixa vermelha. Então, pra quê o conta-giros?"
"Hoje, com a eletrônica, nem que o motorista queira ele consegue fazer o ponteiro entrar na faixa vermelha. Então, pra quê o conta-giros?"
Tem muito motorista que pergunta: pra quê o conta-giros no painel do meu carro, com aquele ponteiro indicando qual que é a rotação do motor, se antes da central eletrônica o motorista tinha que observar o ponteiro e não deixá-lo entrar na faixa vermelha de rotações, que podia quebrar o motor?
Hoje, com a eletrônica, nem que o motorista queira ele consegue fazer o ponteiro entrar na faixa vermelha. Então, pra quê o conta-giros? É que o motor tem uma rotação ideal para máximo desempenho com o mínimo consumo. É só conferir no manual qual é a rotação em que o motor tem torque máximo.
Então, se o motorista dirigir observando o conta-giro e mantendo a rotação do motor sempre no entorno daquela do torque máximo, ele vai obter o melhor desempenho possível com um mínimo de consumo do combustível.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Favor dirimir uma dúvida: uma carro com motor 1.0 andando a 100 km/h, estará em uma velocidade constante que um carro com motor 2.0 andando a 100 km/h?
Não dá pra entender bem a pergunta mas, suponho que você esteja se referindo a 2 carros andando à 100 km/h, sendo apenas a diferença de motores. Um 1.0 e outro 2.0? É isso?
Se for, a velocidade dos 2 é a mesma. Diferença de litragem ou potência não altera a km/h.