O conta-giros ainda é útil ou já virou peça de decoração no painel?
O conta-giros tinha uma função muito útil no passado, não deixar o motor ir para o espaço, alertando o motorista o momento de se trocar a marcha
O conta-giros tinha uma função muito útil no passado, não deixar o motor ir para o espaço, alertando o motorista o momento de se trocar a marcha
Quase todos os automóveis têm dois grandes relógios no painel: o velocímetro que indica a velocidade, dentro dele o hodômetro que indica quilometragem rodada, um outro é o conta-giros que tem o ponteiro que indica a rotação do motor. Alguns motoristas gostam de andar sempre com o ponteiro indicando a rotação ideal para ter melhor desempenho e menor consumo, mas a maioria não dá a menor pelota para o conta-giros.
No passado ele ainda tinha utilidade, pois sem a eletrônica o motorista que tinha que regular o pé no acelerador e não deixar o motor entrar na faixa vermelha. Ele tinha que passar a marcha para o motor não ir para o espaço. Hoje a eletrônica se incube disso, pois quando o ponteiro se aproxima da faixa vermelha ela reduz o fornecimento de combustível e não deixa o motor aumentar o giro. Atualmente, para a maioria dos motoristas, conta-giros virou decoração do painel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Meu carro é automático, porém quando houve a greve dos caminhoneiros, controlava a rotação do motor entre 2000 a 3000 rpm onde consegui até 24 km/l, claro que a velocidade é comprometida, mas o conta giros para mim é muito útil.
Para mim é útil sim, especialmente numa esticada para fazer a ultrapassagem segura.