O conta-giros ainda é útil ou já virou peça de decoração no painel?

O conta-giros tinha uma função muito útil no passado, não deixar o motor ir para o espaço, alertando o motorista o momento de se trocar a marcha

Por Boris Feldman10/06/19 às 17h00

Quase todos os automóveis têm dois grandes relógios no painel: o velocímetro que indica a velocidade, dentro dele o hodômetro que indica quilometragem rodada, um outro é o conta-giros que tem o ponteiro que indica a rotação do motor. Alguns motoristas gostam de andar sempre com o ponteiro indicando a rotação ideal para ter melhor desempenho e menor consumo, mas a maioria não dá a menor pelota para o conta-giros.

No passado ele ainda tinha utilidade, pois sem a eletrônica o motorista que tinha que regular o pé no acelerador e não deixar o motor entrar na faixa vermelha. Ele tinha que passar a marcha para o motor não ir para o espaço. Hoje a eletrônica se incube disso, pois quando o ponteiro se aproxima da faixa vermelha ela reduz o fornecimento de combustível e não deixa o motor aumentar o giro. Atualmente, para a maioria dos motoristas, conta-giros virou decoração do painel.

conta-giros
Foto Shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Armando 11 de junho de 2019

    Meu carro é automático, porém quando houve a greve dos caminhoneiros, controlava a rotação do motor entre 2000 a 3000 rpm onde consegui até 24 km/l, claro que a velocidade é comprometida, mas o conta giros para mim é muito útil.

  • Avatar
    Fernando 11 de junho de 2019

    Para mim é útil sim, especialmente numa esticada para fazer a ultrapassagem segura.

Avatar
Deixe um comentário