Cuidado para a chave reserva não te deixar a pé

Por BORIS FELDMAN24/05/18 às 21h30

A chave reserva, como grande parte dos objetos que ficam guardados para usarmos em situações de emergência, acabam ficando no esquecimento. Muitas vezes nem conferimos pra ver se estão lá.

[TRANSCRIÇÃO]

Depois da eletrônica no automóvel, até a chave para ligar o carro já ficou mais complicada, oferecendo maior segurança contra roubos, claro. Porém, a chave não é mais só aquela lingueta metálica que vira o tambor, ela tem um chip interno que, reconhecido pela central eletrônica, permite ou não que o motor funcione. Daí a extrema importância da chave reserva, porque no passado era só levar a chave original a um chaveiro, tipo xaveco, que ele reproduzia a linguetinha e o assunto estava encerrado. Hoje não, ainda tem o chip interno.

E um novo problema que pode aborrecer os motoristas hoje é que ao comprar um carro zero, ou usado, é importantíssimo vir a chave reserva, para evitar problemas no futuro. Porém, ninguém se lembra de testar a chave reserva para certificar de que ela é realmente daquele automóvel. Só dois, ou três ou mais anos depois é que ele vai perceber, na hora do aperto, que aquela chave que ficou guardadinha na gaveta não é do seu automóvel. E por falar nisso, você já verificou se a sua, lá na gaveta,  é realmente do seu carro?

a chave reserva

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Marcelo 2 de agosto de 2018

    Puxa, nem comentou sobre um grande problema hoje, chaves presenciais que ficam sem bateria, o que fazer?Tanto a de uso como a de reserva. Muito incompleta essa reportagem..

    • Regina 18 de agosto de 2018

      Exatamente, Marcelo! Abri a matéria pensando nas dicas justamente sobre tê-la sempre a mão, testar de vez em quando, conferir bateria (já me aconteceu de acabor a bateria da chave principal,,,). Como assim, conferir se a do SEU CARRO e nada mais??? Risível!

Deixe um comentário