Luz de alerta da pressão de óleo do motor: você deveria saber o que significa

A luzinha que parece uma lâmpada mágica não serve apenas para indicar o baixo nível de óleo; o problema pode ser falta de pressão de lubrificação

Por BORIS FELDMAN28/06/18 às 09h02

O motorista está dirigindo com o olhar fixo na estrada mas tem a impressão de ter visto uma luz vermelha acesa no painel. Ele desvia o olhar para descobrir qual delas, mas estão todas apagadas. Minutos depois, pisca novamente uma luzinha vermelha e aí ele descobre tratar-se da luz de alerta da pressão de óleo do motor. A que ilumina uma motolia, dispositivo semelhante à “lâmpada de Aladin” usada para injetar óleo.

A luz não fica acesa direto: acende, apaga, acende e apaga. O que pode ser?

A luz de alerta da pressão de óleo do motor não representa apenas o baixo nível de óleo no motor. Boris explica o que mais ela indica.

Se a luz pisca com o carro em movimento, em uma curva por exemplo, é porque o nível do óleo está baixo. Numa curva para a direita, por exemplo, todo ele se desloca para a esquerda e deixa a bomba alguns segundos sem ter óleo para puxar. Ela pode também piscar no início de uma subida ou descida forte. Neste caso, o óleo se desloca todo para frente ou para trás do cárter. Em uma destas situações de falta de óleo momentânea, a pressão do sistema de lubrificação cai a zero e a luz de alerta se acende no painel. Neste caso, a solução é simples: basta completar o nível do óleo no cárter.

Mas, está enganado quem pensa que a finalidade principal da luz de alerta do óleo é indicar nível baixo. Muitas vezes ela se acende (ou pisca) mesmo com o nível correto de óleo no cárter. E aí?

Se a luz pisca com o carro parado e o motor em marcha lenta, ou andando muito devagar em baixas rotações, o problema é de faltar pressão de lubrificação. Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor. Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque.

Quanto mais o motor funcionar sem pressão de lubrificação, mais danos ele sofre e mais complicado será seu reparo na retífica. É dispensável comentar ser este um dos serviços mais caros na mecânica de um automóvel: quanto mais cuidado, melhor.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

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  • Edimir 28 de julho de 2018

    Fiz a retifica do cabecote e mesmo antes, a luz de pressao de oleo continua acesa.nao foi trocada a bomba de oleo do motor.a pergunta e: pode ser problema eletrico, ja que o plug do pescador esta desconectado, e a luz nao apaga?

  • ROSA MARIO 18 de abril de 2018

    boa noite, meu carro é um hyundai santa fe 2017, do nada ocaro vai piscando os intermitentes de hora em hora mesmo parado e no painel não tem nenhum sinal a que se deve por favor?

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 18 de abril de 2018

      Obrigado por ler o AutoPapo. Por favor, envia a sua pergunta no Boris Responde

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