Luz de alerta da pressão de óleo do motor: você deveria saber o que significa

A luzinha que parece uma lâmpada mágica não serve apenas para indicar o baixo nível de óleo; o problema pode ser falta de pressão de lubrificação

Por Boris Feldman28/06/18 às 09h02

O motorista está dirigindo com o olhar fixo na estrada mas tem a impressão de ter visto uma luz vermelha acesa no painel. Ele desvia o olhar para descobrir qual delas, mas estão todas apagadas. Minutos depois, pisca novamente uma luzinha vermelha e aí ele descobre tratar-se da luz de alerta da pressão de óleo do motor. A que ilumina uma motolia, dispositivo semelhante à “lâmpada de Aladin” usada para injetar óleo.

A luz não fica acesa direto: acende, apaga, acende e apaga. O que pode ser?

A luz de alerta da pressão de óleo do motor não representa apenas o baixo nível de óleo no motor. Boris explica o que mais ela indica.

Se a luz pisca com o carro em movimento, em uma curva por exemplo, é porque o nível do óleo está baixo. Numa curva para a direita, por exemplo, todo ele se desloca para a esquerda e deixa a bomba alguns segundos sem ter óleo para puxar. Ela pode também piscar no início de uma subida ou descida forte. Neste caso, o óleo se desloca todo para frente ou para trás do cárter. Em uma destas situações de falta de óleo momentânea, a pressão do sistema de lubrificação cai a zero e a luz de alerta se acende no painel. Neste caso, a solução é simples: basta completar o nível do óleo no cárter.

Mas, está enganado quem pensa que a finalidade principal da luz de alerta do óleo é indicar nível baixo. Muitas vezes ela se acende (ou pisca) mesmo com o nível correto de óleo no cárter. E aí?

Se a luz pisca com o carro parado e o motor em marcha lenta, ou andando muito devagar em baixas rotações, o problema é de faltar pressão de lubrificação. Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor. Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque.

Quanto mais o motor funcionar sem pressão de lubrificação, mais danos ele sofre e mais complicado será seu reparo na retífica. É dispensável comentar ser este um dos serviços mais caros na mecânica de um automóvel: quanto mais cuidado, melhor.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    ROSA MARIO 18 de abril de 2018

    boa noite, meu carro é um hyundai santa fe 2017, do nada ocaro vai piscando os intermitentes de hora em hora mesmo parado e no painel não tem nenhum sinal a que se deve por favor?

    • Felipe Boutros
      Felipe Boutros 18 de abril de 2018

      Obrigado por ler o AutoPapo. Por favor, envia a sua pergunta no Boris Responde

  • Avatar
    Edimir 28 de julho de 2018

    Fiz a retifica do cabecote e mesmo antes, a luz de pressao de oleo continua acesa.nao foi trocada a bomba de oleo do motor.a pergunta e: pode ser problema eletrico, ja que o plug do pescador esta desconectado, e a luz nao apaga?

  • Avatar
    Fernando Alexandre 24 de outubro de 2018

    Motor chrysler grand voyager 2.5l crd è de alta pressao ano 2002

  • Avatar
    adeilton 31 de outubro de 2018

    Eu tenho um golf 2008, sai na rua esta semana e ele ascendeu a luz do oleo e apareceu a seguinte mensagem: motor com baixa pressão no oleo. stop, stop.
    mesmo parado ainda continuava o problema.
    O QUE PODE TER ACONTECIDO?

    • Avatar
      Thiago 4 de janeiro de 2019

      Tenho um space Fox o mecânico fez a parte de baixo do motor e não saiu o apito pressão de óleo o mecânico falou pra mim q o problema e do painel alguém pode me ajudar nisso ele apita qd eu paro e qd eu ligo o ar condicionado depois de um tempo para de apitar pressão de óleo o q eu faço??

    • Avatar
      Cesar 31 de março de 2019

      Bom dia .. meu carro deu o mesmo problema ..como vc resolveu o seu ..o que aconteceu com seu carro ..como foi resolvido ?

  • Avatar
    Neto 2 de fevereiro de 2019

    Meu carro siena EL 1.4 2015
    Pela manhã quando ligo aparece -0D gostaria de saber oq significa

  • Avatar
    allann 2 de março de 2019

    fox prime 2012 automatizado i-motion 1.6 , computador de bordo apresentou um alerta ( pressão de oléo desligar o motor , manual de instrução) o carro tabem apresentou barrulho estranho , oque eu faço ???

  • Avatar
    Eliane 5 de março de 2019

    Tenho um Linea, ontem apareceu uma mensagem no painel de “temperatura, óleo, e mandou parar o carro e desligar o motor”… porém nem deu tempo, segundos após a mensagem o carro morreu e não ligou mais… tive que acionar o guincho. O que pode ser????

  • Avatar
    Leonardo 7 de abril de 2019

    Tenho um fusion 2008, já fazia uns 6 meses que eu tinha trocado o óleo, e começou a dar um barulho estralado em baixo do motor igual quando se tenta arrancar em um carro manual em 3º marcha e da aqueles barulhos do motor querendo apagar, dai levei em uma retifica e falaram poderia ser a bronzina batendo, mas quando tiraram o carte para olhar estava sem nenhuma gota de óleo, sendo que um dia antes foi conferido e estava no nível e não acusou nenhuma luz no painel nem muito menos fumaciou ou perdeu a força no andar, e sem abrir a parte de baixo falaram que o motor bateu. Queria muito uma dica doque fazer pq não tem sentido oq aconteceu.

    • André Almeida
      André Almeida 16 de abril de 2019

      Resposta do Boris: Oi Leonardo, que coisa mais doida! Como não tinha óleo no cárter? Ele não pode ter sido todo queimado nem vazou pois você teria percebido. Se não tinha óleo nenhum, claro que a luz de pressão teria se acendido no painel. Realmente, à distância, tem algum “mistério” nisso tudo…

  • Avatar
    Sara 19 de abril de 2019

    Olá o meu carro é um Nissan Juke 1.5 DCI. Ontem peguei nele para uma viagem de aproximadamente 13km e quando cheguei ao destino reparei que o meu carro tinha uma mensagem a alertar me para o aquecimento do carro. E para além disso no painel aparecia o símbolo da pressão do óleo em vermelho constante. Pergunto o que poderá ser?? Estou preocupada pois tenho o carro há poucos dias e é em segunda mão. Alguém que possa dizer o que pode estar a ocorrer. Obrigado

  • Avatar
    Airton José Schroeder 19 de abril de 2019

    Eu tenho um Renault Logan 1.0 16v
    Acendendo a luz do óleo.
    Já fiz o motor completo.
    É continua acendendo a luz do óleo
    O que devo fazer.
    Esta na oficina mecânica de novo.
    Será que é o bloco rachado.
    Só acende quanto está quente.
    Onde eu fiz a retifica está tudo serto. Troquei tudo novo.
    A onde está vazando pressão do óleo???

Avatar
Deixe um comentário