Etanol aditivado: bom apenas para as distribuidoras
A gasolina precisa ser aditivada por possuir alto teor de carbono; porém, com o etanol, a situação é bem diferente
A gasolina precisa ser aditivada por possuir alto teor de carbono; porém, com o etanol, a situação é bem diferente
A Petrobras gostou da ideia da Shell e resolveu também lançar o seu etanol aditivado. Vantagem? Só para a Shell e para a Petrobrás, que vão faturar mais às custas do motorista.
Na verdade, a gasolina precisa ser aditivada porque o seu alto teor de carbono facilita a presença de resíduos carboníferos dentro do motor, que vão prejudicar o seu funcionamento. Os aditivos dispersantes e detergentes mantêm o motor limpo.
Já o etanol é um combustível com baixo teor de carbono, que mantém o motor limpo naturalmente; os aditivos têm outras finalidades. Então, etanol aditivado não faz mal, a não ser para o seu bolso! Mas, ao contrário da gasolina, ele não precisa de aditivação.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boris, mas no caso do etanol os aditivos supostamente tem duas finalidades: 1) evitar a formação da goma branca; 2) fornecer elementos que ajudam na redução de atrito (ação lubrificante). O termo aditivo não pode ser confundido com detergente/dispersante.