Ford Fiesta perde Powershift, mas sai de linha…

A Ford está decidindo eliminar o câmbio automático Powershift do Fiesta e deixá-lo apenas com o manual. Mas, será que ainda vale a pena comprá-lo?

Por Boris Feldman17/09/18 às 22h00

Ford Fiesta está prestes a perder o famigerado câmbio automático Powershift. Mas, mesmo sem esse câmbio, ainda compensa adquirir esse modelo?

[TRANSCRIÇÃO]

A Ford está decidindo eliminar o câmbio automático Powershift do Fiesta e deixá-lo apenas com o manual. E, assim,  ficar livre desse problemático câmbio Powershift. Mas e quem estiver afim de um Fiesta automático? A minha sugestão é comprar um Ford Ka que tem o câmbio automático tradicional de seis marchas. Para quem não percebeu, Fiesta e Ka dividem a mesma plataforma, porém o projeto do Ka foi muito mais bem elaborado e seu espaço no banco traseiro é maior que o do Fiesta.

Mas, por que não adotar o Fiesta do mesmo câmbio tradicional automático de seis velocidades? Porque não vale a pena investir num carro que está saindo de linha. O que reforça minha sugestão de comprar um Ford Ka. Ele é mais moderno, mais espaçoso, tem um câmbio automático tradicional sem problemas e, tão cedo, não vai sair de linha.

ford fiesta
Foto Ford | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Julio Becner 22 de fevereiro de 2019

    Tenho um New Fiesta Heth 1.5 15/16 com 27 mil km. Vou dizer tem um Design lindo quem é o Ka, o conforto e o silêncio, é perfeito, mas já estou na 5° geração de fords e digo o seguinte : os carros de hoje, perto de um escort1.8 motor AP não chegam nem aos pés. Estragam os amortecedoressem uso inadequado.etc.a FORD tem que se adequar, se não vai quebrar.

  • Avatar
    Wesley Torres Vieira 16 de fevereiro de 2019

    Tenho um new fiesta 2014, o carro é muito bom, estabilidade boa confortável e não da defeito. já tive várias porcarias da Volkswagen, gol, parati, golf que com 1ano já estava visitando oficina.

  • Avatar
    Claudio Aguirra 4 de janeiro de 2019

    Não dá para comparar!!! o Ka, estilisticamente falando, é horroroso!!! Já tivemos 3 Fiestas com câmbio powershift. Somente o primeiro deu problema e foi trocado na garantia. Os outros 2 rodaram sem apresentar problemas. Ford já era no Brasil!

  • Avatar
    Cleyton 28 de novembro de 2018

    Vou contar minha historia com fiesta e ka para vcs darem a conclusao do por que o fiesta é mais carro: Tinha um hatch manual 2014 e troquei por um ka sedan SEL….senti muito a perda de estabilidade, desempenho, ate a lata do fiesta é mais grossa, é mais carro..parece ser mais bem construido..dupla vedação nas portas, palsticos internos das portas muito superiores. Vendi e peguei de volra um fiesta, so que sedan, comparei ele com o ka sedan titanium, nao tem jeito, o fiesta é mais carro. Interior é outro padrao de materiais.

  • Avatar
    Marco 15 de novembro de 2018

    Já tive 2 New fiesta carro compacto muito bom motor conforto bons nunca tive problemas o som também e muito bom

  • Avatar
    Carlos Teixeira 19 de outubro de 2018

    Infelizmente comercialmente o PowerShift não deu certo. É um ótimo cambio exatamente por não ter conversor de torque. Problemas ja foram resolvidos mas ficou queimado por seus problemas.
    Tenho um Ka 2017 SEL manual e ja tive um fiesta titanium PS.
    Por mais apertado que seja, prefiro o Fiesta como carro.

    Ford deveria mante-lo mesmo que em quantidade menor… já que o ka top não vende tanto quanto os mais básicos.

  • Avatar
    Cleydson Paulino dos Santos 16 de outubro de 2018

    O câmbio de dupla embreagem do Fiesta é melhor e mais moderno que o automático do Ford Ka. Somente na primeira versão o câmbio do fiesta apresentou problema. Além disso, a tendência é que o câmbio de dupla embreagem substitua o automático convencional.

  • Avatar
    Osvaldo Gontijo 10 de outubro de 2018

    Tenho dois New Fiesta, um Hatch (2017) e um Sedan (2016), ambos com o câmbio Powershift. Nunca tive nenhum tipo de problema com o câmbio.

    • Avatar
      Cleyton 28 de novembro de 2018

      mesmo caso meu,..achei o sedan bem melhor, que acabamento interno superior…pena que nao vao mais fabricar ele no mexico

  • Avatar
    Fernando 18 de setembro de 2018

    Maluco, comparar o medíocre Ka com o New Fiesta, acho que este desinformado nunco dirigido umblu outro para ver a diferença.
    Absurdo…
    Tá na hora de se aposentar…

    • Avatar
      Anderson Eloy de Oliveira 19 de setembro de 2018

      Verdade esse cara tem alguma coisa contra a ford

  • Avatar
    Carlos Minkap 18 de setembro de 2018

    Já vai tarde esta tranqueira de cambio Powershift.

  • Avatar
    Pepe 18 de setembro de 2018

    Conheço dois proprietários de Fiesta com o câmbio Powershift.
    Ambos os carros tem quase seis anos de uso e não apresentaram nenhum problema no câmbio.
    Só para lembrar, Powershift do Fiesta tem garantia de dez anos.
    Eu já dirigi o Fiesta e considero uma excelente opção, mesmo com o câmbio manual.

    • Avatar
      Giam 30 de setembro de 2018

      Se vc comprovar que o câmbio todo, tem os famosos 10 anos de garantia que vc está mencionando, concordarei com vc. Só vendedor da Ford fala isso e tb nunca comprovou.

      • Avatar
        elioricardo 22 de janeiro de 2019

        Olha tão dizendo que o câmbio não deu problemas conheço gente que desfez do carro com o PowerShift deu dor de cabeça o carro era o focus quem gosta dele compra sem esse câmbio o veiculo tem conforto e muito pena que vão deixar de produzir

  • Avatar
    Anderson Eloy de Oliveira 18 de setembro de 2018

    De novo mesmo papo furado Boris, vc deixa e que já ia sair de linha esse ano e ai?
    Vamos ter notícias concretas, só papo furado

  • Avatar
    Pablo 18 de setembro de 2018

    Tive um Fiesta com Powershift, fiz o Recall , vendi o carro com 135.000 km sem problema algum, nunca incomodou e era um excelente carro, comprei um polo e com 30.000 já esteve três vezes na concessionária para ajustes no cambio ( 2x), e suspensão traseira ( 1x).

  • Avatar
    FOL 17 de setembro de 2018

    Bull Shit Pwr (shift)… Nem aqui e nem na CHINA/INDIA as plataformas são as mesmas! Carros com dinâmica veicular totalmente diferente! Sorry, mas não dá para comparar…

Avatar
Deixe um comentário