Listras coloridas nos pneus: o que elas realmente significam?

Algumas "dicas" que circulam a internet recomendam evitar pneus de supermercado, que têm essas listras coloridas. Mas não há motivos para temê-las

Por Boris Feldman24/06/19 às 06h15

Volta e meia circulam umas dicas estapafúrdias relacionadas com automóveis pela internet. Elas somem, depois voltam. Deve ser o caso daquela que alerta o motorista para o perigo de comprar, no supermercado, pneus que têm umas listrinhas coloridas na banda de rodagem.

E estas faixas com diversas cores na banda de rodagem não significam, como insinuam os maldosos nessas dicas, que o pneu foi reprovado no controle de qualidade da fábrica e faturado para o supermercado ao invés de ser enviado para as fábricas utilizá-lo na linha de montagem.

A verdade é outra: os pneus são produzidos para diversos tipos de clientes, de mercado, de países. Cada um com suas exigências, que são registradas por essas listras coloridas nos pneus.

Listras coloridas nos pneus
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (4 votos, média: 1,50 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Nascimento 25 de junho de 2019

    Bom texto, Boris. Gostaria de sugerir uma coluna específica sobre mitos automobilísticos.
    O grande problema, nisso dos pneus e em tudo mais, é que nós nos acostumamos a acreditar em tudo o que vemos na internet, sem fazer nenhuma reflexão. Nos sentimos confortáveis com explicações simples, e então as aceitamos. Isso não é só um ploblema dos brasileiros, é claro. O mundo todo está com preguiça de pensar, de refletir.

Avatar
Deixe um comentário