Comercial de carro: 7 obras legais que entraram para a história

Selecionamos sete filmes publicitários de automóveis que deram o que falar, seja pelo tom jocoso, polêmico, saudosista ou provocativo

comercial de carro renault kwid
Por Fernando Miragaya
Publicado em 23/06/2019 às 10h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

A campanha publicitária do Renault Kwid Outsider fez enorme sucesso. Ao ponto de muitos fãs saudosistas acreditarem que o cultuado desenho Caverna do Dragão, dos anos 1980, ia ganhar uma versão cinematográfica. Isso não chega a surpreender: de tempos em tempos, surge algum comercial de carro tão legal que gera frisson e polêmica.

comercial de carro renault kwid

Separamos sete filmes publicitários de automóveis que deram o que falar, seja pelo tom jocoso, polêmico, saudosista ou provocativo. Todos foram veiculados na TV brasileira e marcaram época! Confira:

7. Fiat Palio 1.8 – Rever conceitos

Ano: 2002

Criação: Leo Burnett

A chegada do motor 1.8 (aquele, da GM) à linha Palio nos anos 2000 veio embalada por uma série de comerciais com linguagem bastante irreverente e provocativa. Sob o jargão de “Xiiii, está na hora de rever seus conceitos”, as propagandas mostravam situações de quebrar tabus, estereótipos e preconceitos.

Desde a madame que fica surpreendida com a senhora de aparência simples que foi morar na cobertura do seu prédio e o executivo metidão se surpreender que a presidente da empresa com a qual fará negócios é uma mulher nova, até a namorada pegar um viagra e dar para o parceiro antes da transa.

6. Mitsubishi Lancer – De Volta para o Futuro

Ano: 2012

Criação: Africa

O modelo entra no lugar do DeLorean na propaganda do sedã médio da Mitsubishi. O comercial usava imagens reais do famoso longa-metragem de Robert Zemeckis, com direito a Dr. Brown (Christopher Lloyd), mas o carro que vinha do futuro era o… Lancer.

Dentro, um cachorro robô falava uma frase famosa do filme dos anos 1980: “vocês ainda não estão preparados para isso, mas seus filhos vão adorar”. A negociação dos direitos de imagem foi feita com o próprio Steven Spielberg, produtor da franquia.

5. Volkswagen Fusca – “Relançamento”

Ano: 2013

Criação: AlmapBBDO

A nova geração do New Beetle adotava o nome Fusca no Brasil e a ideia foi resgatar o passado glorioso do besouro original. Para isso, foi feita uma reconstituição dos anos 1970 com o apresentador Cazé perguntando às pessoas o que achavam do Fusca 2013.

Alguns, se surpreendiam com os LEDs nos faróis e com o motor não estar na traseira. Na pós-produção, o filme publicitário ainda teve participação do craque da seleção de 70 Rivellino (com cabelão e bigodão) e do saudoso Mussum.

4. Peugeot 208 – Corrida Maluca

Ano: 2013

Criação: Y&R

A chegada do moderno hatch compacto resgatou um dos desenhos mais famosos e curtidos do passado. Em uma rua, o dono do 208 se deparava com os carros dos personagens. Tinha a Quadrilha da Morte, o Carro de Pedra dos Irmãos Rocha, a Máquina Voadora do Barão Vermelho e vários outros.

Claro que não podia faltar a Penélope Charmosa nem o Dick Vigarista, que soltava objetos perfurantes na pista para impedir a passagem do modelo da Peugeot.

3. Volkswagen Passat – A Força/Darth Vader

Ano: 2011

Criação: Deutsch Inc.

Com sensibilidade e um tom divertido, a peça “The Force” foi simplesmente o vídeo mais assistido do Youtube em 2011 na categoria automóveis. Na propaganda, um menino vestido de Darth Vader, o vilão da franquia “Guerra nas Estrelas”,  tentava exercer o lado da força em vários brinquedos, móveis e até no cachorro de sua casa.

Até que seu pai estaciona o novo Passat e a criança vai lá tentar a sorte novamente. Com o comando remoto da chave, a família aciona as luzes e a buzina do sedãzão e o menino fica todo contente com seus super poderes.

2. Peugeot 206 – O escultor

Ano: 2002

Criação: Euro RSCG

Esse comercial repercutiu mundialmente, inclusive no Brasil, para enaltecer o desenho do então novo carro compacto da Peugeot. Em um local que sugere ser alguma cidade da Índia, um jovem não se conforma com o seu sedã velho e com desenho ultrapassado.

O rapaz tem um acesso e começa a bater o carro, dar marretadas na lataria e usar solda. Até auxilia um elefante a sentar sobre o capô do veículo. Tudo para o carrinho velho ficar o mais próximo de um 206.

1. Nissan Frontier – Pôneis Malditos

Ano: 2011

Criação: Lew´Lara\TBWA

Tem muita gente que ainda cantarola a música desse comercial emblemático. Para enaltecer a potência superior do motor de 172 cv da Frontier no segmento, retratava o dono de uma picape média qualquer atolado na lama.

Ele chutava a roda do veículo gritando “Pôneis malditos!”. O capô se abria com pôneis coloridos e fofinhos cantarolando que tinham nojinho de lama. A versão na internet ainda trazia o “bônus” da “Maldição do Pônei”: se você não encaminhasse  o vídeo imediatamente para 10 pessoas ia ser pego pela maldição.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário