Gasolina comum ou aditivada? E a Podium? Entenda as diferenças

Boris explica quais são os diferentes tipos de gasolina e quais as aplicações corretas, a despeito das propagandas enganosas

shutterstock bomba de combustivel preta preco de combustivel impostos icms gasolina etanol
Bomba com gasolina comum e aditivada (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/10/2017 às 09h49
Atualizado em 27/05/2020 às 15h46

Algumas dúvidas são quase onipresentes. Uma delas  é sobre a diferença entre os tipos de gasolina. Boris esclarece, nesse vídeo abaixo, quais são as particularidades e quando você deve – ou não – abastecer seu automóvel com cada uma delas.

Hoje, no Brasil, existem três tipos de gasolina:

  1. Gasolina comum
  2. Gasolina aditivada
  3. Premium (gasolina Podium, da Petrobras, Shell V-Power Racing ou Ipiranga Octapro, por exemplo)

Gasolina aditivada melhora o desempenho?

Mas tem muita propaganda por aí dizendo que a gasolina aditivada melhora o desempenho do seu automóvel. Isso é verdade? Negativo.

Para melhorar o desempenho do carro tem que ser uma gasolina premium, a gasolina Podium, por exemplo. E mesmo assim o seu carro tem que ter motor de alta compressão, que precise da gasolina com maior octanagem.

VEJA TAMBÉM:

O que é a gasolina aditivada e qual a sua vantagem?

A gasolina aditivada, como diz o nome, tem aditivos, dispersantes, detergentes, que não deixam se formar depósitos carboníferos dentro do motor.

Ou seja: a gasolina aditivada evita do motor perder desempenho. Mas não aumenta o desempenho. Nesse caso, a gasolina comum é que merece os aditivos para manter o motor sempre limpo.

Mas se você tem um carro tipo esportivo ou com o motor muito potente e quer aumentar o desempenho essa propaganda de gasolina aditivada, especial daqui ou dali, é balela! É mentira! Para aumentar o desempenho só com mais octanagem, como a gasolina Podium ou a Shell V-Power Racing.

Validade da gasolina comum e da gasolina aditivada

De acordo com Eduardo Buarque de Alcazar, analista de Marcas e Produtos Sênior da BR Distribuidora, não existe um prazo formal de validade para a gasolina, o etanol ou o diesel.

“Porém, é usual considerar-se três meses como prazo seguro para a gasolina ser usada após o último abastecimento”, esclarece Alcazar. Essa validade aplica-se à gasolina do tipo comum e também à aditivada.

Gasolina Podium

No caso da gasolina Podium e similares premium de outras marcas, a validade é mais longa: a utilização pode ocorrer em um período de até seis meses.

“Além de ter uma octanagem mais elevada, suas características químicas também trazem uma estabilidade à degradação consideravelmente superior que a da gasolina comum”, afirma o analista da BR distribuidora.

tipos de gasolina
Está na dúvida de qual gasolina usar? Entenda as diferenças (Ilustração: Fabiano Azevedo | AutoPapo)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário