Por que os carros elétricos não têm dínamos ligados às rodas?

Leitor pergunta se a instalação de pequenos geradores de energia em cada roda poderia aumentar a autonomia dos veículos elétricos

Por Boris Feldman15/10/19 às 07h45

Um leitor do AutoPapo tomou conhecimento desses carros elétricos que estão chegando. E parece ele que teve um estalo e me faz a seguinte pergunta: “se instalar em um veículo desses um dínamo, um pequeno gerador em cada roda, não seria gerada uma energia elétrica capaz de aumentar a autonomia deste carro?”

E a resposta não só é negativa, como pelo contrário, a autonomia seria reduzida. Pois nosso ouvinte se esquece que, para movimentar esses dínamos, é necessária uma energia, que vem das baterias do carro. E o que esses dínamos recarregariam de volta é menor que a energia que eles roubam, pois eles têm perdas mecânicas no seu funcionamento.

E, então, se esse esquema funcionasse, bastaria colocar dezenas de dínamos nas rodas que o próprio carro iria gerando a energia elétrica necessária para movimentá-lo. E, assim, estaria criado sabe o quê? Um moto-perpétuo.

caoa cherry arrizo 5 eletrico 2

Foto Caoa Chery | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 4,50 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcelo Rodrigues 15 de outubro de 2019

    E pq esses dínamos não podem, via eletrônica de potência, ser utilizados só na frenagem do veiculo? Gerando energia e freiando o carro?

  • Avatar
    Alexandre Galebe 15 de outubro de 2019

    Gostaria de saber se esses carros elétricos convertem a força utilizada no momento da freada em energia para recarregar as baterias deste automóvel? Já li que em vários modelos de carros elétricos a força exercida para se frear o automóvel é convertida em energia elétrica para recarregar aos poucos as baterias do Automóvel.

Avatar
Deixe um comentário