GNV vale a pena… Depende de quantos km por mês

Nesses tempos de altos preços da gasolina e do etanol, uma das alternativas mais acessíveis é o uso do Kit gás veicular. Mas, e aí, compensa?

tanque de GNV no porta-malas
Por Boris Feldman
Publicado em 28/06/2018 às 23h30
Atualizado em 11/02/2020 às 19h41

Depois do período de falta de combustível e os altos preços da gasolina e do etanol, o GNV chamou ainda mais a atenção de muitos motoristas.

[TRANSCRIÇÃO]

Depois da tal greve dos caminhoneiros houve quase que uma corrida de motoristas atrás do equipamento de GNV, Gás Natural Veicular, para deixar o carro independente de gasolina ou etanol. E, é claro que muita gente vem me perguntar se vale a pena ou não instalar esse GNV. E a resposta é: existem pontos positivos e negativos neste equipamento.

Porém, a primeira questão é a financeira: o custo para instalar esse equipamento mais moderno, de última geração e numa boa oficina fica no entorno de cinco a seis mil reais. É verdade que o custo do quilômetro rodado com o gás fica na metade do que a gasolina ou etanol. Entretanto, o retorno do investimento para instalar o equipamento vai ser rápido, menos de um ano, para quem roda muito, como um taxista, cerca de 4, 5 mil quilômetros por mês. Mas, o motorista normal, que roda cerca de mil quilômetros mensais, vai demorar anos pra ver a cor do seu dinheiro de volta.

GNV
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio Sousa 29 de junho de 2018

Voce esqueceu de comentar que um kit de gnv instalado em um carro hoje, pode ser facilmente retirado e colocado em outro veículo quando o usuário trocar de carro, desde que a geração do kit seja compatível com o sistema de injeção de combustível do novo carro a um custo bem inferior ao da instalação inicial. Ou seja, a decisão de ter 50% de economia pode perdurar por anos. Outro fator, além do ambiental é que em alguns estados como Rio e Alagoas, há desconto no IPVA de mais de 50%, ou seja, nem só a alta quilometragem mensal deve entrar na conta de viabilidade.

Avatar
José James 26 de dezembro de 2019

Já é meu sexto carro a GNV, sendo assim, posso dizer que já adquiri conhecimento o suficiente e, a retirada do kit GNV de um carro para outro nem sempre é vantajoso, pois há um custo para retirar do carro e, outro custo para vistoria do carro antigo, depois tudo se repete com o carro que vai receber esse kit…..eu cheguei a conclusão que vale mais a pena começar do zero.

Avatar
Andre luiz dos santoa 29 de junho de 2018

De fato o teerr

Avatar
Deixe um comentário