Legislação sobre cumprimento do recall fica mais rigorosa em 2020

Os proprietários que não levarem seus carros para fazer o recall gratuito na concessionária terão um aviso no recibo de compra e venda

Entra em vigor este ano a legislação que começa a apertar o cerco contra os motoristas que não levam seus automóveis ao recall para reparar, gratuitamente, algum item de segurança. Os carros que não forem levados à concessionária terão esse registro no recibo de venda. O objetivo é alertar o futuro proprietário que há um problema de segurança neste veículo.

Para evitar essa mancha no histórico, procure saber se o seu carro está incluído em algum recall. Veja aqui a lista de recalls por marca e modelo em 2020 ou no aplicativo Papa Recall. O app passa a monitorar seu carro e informar caso ele seja incluído num próximo reparo.

Não se esqueça que mesmo levando o carro para o conserto para tirar esse registro do documento, ele só vai sumir no próximo ano, na emissão do novo documento. Se você quiser apagá-lo imediatamente, terá que pagar as custas ao Detran.

Recall road sign

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Últimas Notícias

Golf GTI da oitava geração é revelado pela Volkswagen na Europa

Versão mais nervosa do hatch deixou de ser vendida no Brasil em 2019, mas na Europa segue firme e ganhou…

27 de fevereiro de 2020

Emissões de CO2: Brasil está bem na foto

"No caso específico do Brasil, a conta fica ainda mais difícil de fechar. O País pouco prejudica o planeta em…

27 de fevereiro de 2020

Barras de proteção lateral podem finalmente virar obrigação

Projeto de Lei do Senado que trata do tema foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e vai…

27 de fevereiro de 2020

T-Cross para PcD volta a ser oferecido pela Volkswagen

Após uma suspensão nas vendas que não chegou a durar uma semana, o SUV voltou a ser ofertado com descontos…

27 de fevereiro de 2020

Cadeirinha com Isofix vale mesmo a pena? Por quê?

Sistema de Retenção Infantil dotado de ganchos garante a instalação correta e mais estabilidade em casos de acidentes de trânsito

27 de fevereiro de 2020

Ciclovia, ciclofaixa e motoristas: o que é preciso saber sobre a convivência nas pistas

Desrespeitar a distância mínima ao passar pelo ciclista, estacionar em ciclovias e transitar em ciclofaixas são comportamento passíveis de multa

27 de fevereiro de 2020