Recall 2020: confira os chamados deste ano por marca e modelo

Listamos todas as campanhas divulgadas; confira os problemas que originaram as convocações, a solução e o contato para agendamento do reparo

Por AutoPapo 10/01/20 às 10h45

Em 2019, de acordo com o Ministério da Justiça, 1,1 milhão de automóveis foram convocados no Brasil por falhas que colocavam em risco a saúde dos consumidores. Neste ano, o número não deve diminuir. Confira o problema de origem, a solução e o contato para agendamento de reparo de cada recall 2020.

Recall 2020: lista por marca e modelo

BMW

323Ci, 323i, 328Ci, 328i e 330i

O primeiro recall 2020 foi anunciado pela BMW do Brasil. A marca convoca os proprietários dos carros modelos 323Ci, 323i, 328Ci, 328i e 330i, fabricados entre maio de 1998 e maio de 2000, a agendarem a inspeção do airbag do condutor.

Risco

Verificou-se a possibilidade de que o airbag do condutor dos veículos envolvidos apresente falha de vedação, permitindo a absorção de umidade pelo gerador de gás e o posterior ressecamento.

Tal problema pode descaracterizar as condições originais do propulsor do componente e, em alguns casos, ocasionar a quebra do gerador de gás devido ao aumento de pressão interna no momento do acionamento do airbag em caso de acidentes.

Na hipótese do acionamento do airbag do condutor, poderá ocorrer aumento da pressão interna do gerador de gás, não se descartando a possibilidade de projeção de fragmentos metálicos, que podem gerar acidentes fatais ou acidentes que resultem em danos físicos e ou materiais aos ocupantes e terceiros.

Saiba qual a origem dos chamamentos, assim como a solução proposta pelas fabricantes e o contato para reparo dos recall 2020.
Foto BMW | Divulgação

Medidas a serem adotadas pelos consumidores:

  • Acessar a página de recall da BMW, inserir o número de chassi do veículo e proceder de acordo a mensagem disponibilizada na ferramenta de busca:
  • Se aparecer a mensagem “Seu veículo deve ser imobilizado imediatamente. Ligue para 0800 019 7097 e obtenha mais informações!”: interromper a utilização do veículo imediatamente, contatar o SAC da BMW pelo telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e agendar a remoção do veículo à concessionária BMW mais próxima para a inspeção do airbag do condutor.
  • Se aparecer a mensagem “Seu veículo pode ser conduzido até a Concessionária BMW de sua preferência para a inspeção. Agende o serviço o quanto antes!”: contatar diretamente a concessionária BMW de sua preferência e agendar a verificação do airbag do condutor.

Após a inspeção do airbag do condutor, a Concessionária BMW orientará o cliente sobre as próximas etapas deste chamamento, que podem incluir a necessidade de imobilização do veículo até a substituição do airbag do condutor, a possibilidade de utilização do veículo até a veiculação de novo chamamento para a substituição do componente ou a liberação do veículo sem a necessidade de reparo nos casos em que, durante a inspeção, for identificado que o airbag não requer substituição.

A inspeção poderá ser agendada imediatamente e leva cerca de 30 (trinta) minutos.

Chassis envolvidos no primeiro recall 2020:

Modelo Início dos chassis envolvidos Final
323CI WBABM3100XJH65596 WBABM310XYJH68071
323i WBAAM31001FM85034 WBAAM310XYFM84712
328CI WBABM51060JK65943 WBABM51060JK65943
328I WBAAM5100WEH68917 WBAAM510XYJL95585
330I WBAAV51021JT45038 WBAAV51021JT45038

BMW X6

A BMW convoca os proprietários do modelo BMW X6 nas versões X6 xDrive50i, X6 xDrive35i, X6 xDrive30d e X6M, fabricados entre maio de 2014 e março de 2019, a entrarem em contato com uma concessionária autorizada da marca. Isso porque é preciso agendar a correção da peça de fixação ISOFIX dos veículos em questão.

Risco

A fabricante verificou que – com o uso de cadeiras de criança com fixação ISOFIX e apoio adicional na parte inferior do veículo – o aro de fixação ISOFIX pode sofrer fraturas por vibração. Ocorrendo a falha, em caso de o aro de fixação ser partido, a fixação do dispositivo de segurança não é mais possível, na medida em que o suporte ISOFIX pode se desprender do banco.

Neste caso, não se descarta a possibilidade de acidentes fatais ou de acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

A BMW do Brasil orienta, no segundo recall 2020, que os proprietários dos veículos afetados não utilizem as cadeiras de criança até que seja efetuado o reparo da peça de fixação ISOFIX.

Um total de 1.564 veículos estão envolvidos neste recall, conforme tabela abaixo.

Chassis dos BMW X6 envolvidos no recall

Versão Início dos chassis envolvidos Final
X6 xDrive50i WBAKU6100F0G57713 WBAKU610XG0N49548
X6 xDrive35i WBAKU2100G0N29477 WBAKU210XKLN98734
X6 xDrive30d WBAKV2100G0R26619 WBAKV2100G0R26619
X6M WBSKW8100G0P67807 WBSKW810XKLE85152

Os serviços, que levam cerca de 2h para serem concluídos, poderão ser agendados de imediato, com início de atendimento a partir do dia 15 de fevereiro de 2020.

Para mais informações sobre o chamamento, entre em contato com a fabricante por meio do telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas, ou pela página de recall da BMW.

M5

A BMW convoca para recall unidades do modelo M5 fabricados entre fevereiro e outubro de 2019.

No comunicado, a empresa informa ter verificado que os veículos podem apresentar posicionamento incorreto do chicote elétrico da transmissão, o que gera dano mecânico ao chicote, que, combinado com o aumento da temperatura ambiente, pode ocasionar o derretimento do material de isolamento do chicote elétrico da transmissão e resultar em curto circuito, com a queima do fusível correspondente.

Risco

Nesse cenário, aciona-se o modo de emergência da transmissão, com perda de potência do veículo, e a alavanca seletora de marchas ficará na posição “neutro”. Em nova partida do veículo, a alavanca seletora de marchas altera-se automaticamente para a posição “estacionado”, impossibilitando a movimentação das rodas.

Nessas situações, não se descarta a possibilidade de acidentes fatais ou com danos físicos/materiais aos ocupantes e terceiros.

A BMW orienta os proprietários dos modelos a entrarem em contato com uma concessionária autorizada e agendarem o retrabalho do chicote elétrico da transmissão automática dos veículos. O atendimento terá início em 10 de fevereiro.

Para agendar o reparo, basta ligar no telefone 0800 019 7097 (de segunda a sexta-feira das 9h às 18h) ou acessar a página de recall da BMW.

Chassis dos M5 convocados:

  • WBSJF0100LBS92123 a WBSJF010XLCD37887.

Nissan

Frontier, Sentra e Pathfinder

O primeiro recall 2020 da Nissan envolve os modelos Frontier, Sentra e Pathfinder. As unidades envolvidas foram produzidos de agosto de 2007 a março de 2008, para as picapes; de janeiro de 2004 a julho de 2006, para o sedã e outubro de 2001 a outubro de 2004 para o Pathfinder.

As unidades do modelo Frontier deverão passar por substituição do gerador de gases do airbag do motorista e as dos modelos Pathfinder e Sentra, por substituição do gerador de gases do passageiro.

No comunicado, a empresa informa que as unidades Sentra e Pathfinder já tiveram o gerador de gases do passageiro substituído em campanhas de recall anteriores, porém nova substituição é necessária.

Risco

Em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema de airbag pode resultar em pressão excessiva e acarretar na ruptura do gerador de gases com a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo. Esta condição poderá causar danos materiais, lesões físicas graves ou fatais aos ocupantes do veículo.

A empresa orienta os proprietários dos modelos a entrarem em contato com uma concessionária autorizada imediatamente para agendarem o serviço. Para tanto, disponibiliza o número 0800 011 1090 e uma página de recall no site.

Chassis dos Nissan Frontier, Sentra e Pathfinder envolvidos

Modelo Início dos chassis envolvidos Final
Frontier MNTVCUD4086000007 MNTVCUD4086004932
Sentra 3N1CB51D05L503983 3N1CB51D47L450613
Pathfinder JN1VDWR502W000104 JN1VDWR505W300131

Porsche

911 Carrera

A Porsche convoca o 911 Carrera 2019 para recall. Unidade produzidas entre 26 de fevereiro de 2019 e 05 de dezembro de 2019 podem apresentar a possibilidade de não acenderem o botão de aviso de risco e suas lâmpadas quando acionadas pelo consumidor.

Risco

O não acionamento das lâmpadas do aviso de risco expõe o proprietário do modelo a acidentes, pois, caso o veículo esteja parado e as lâmpadas não sejam acionadas, pode não ser percebido pelos demais condutores como um obstáculo.

As unidades deverão passar por reprogramação do painel de instrumentos com uma versão atualizada do software para assegurar que as lâmpadas do aviso de risco acendam sempre que o botão de aviso de risco for acionado.

Confira, abaixo, os chassis dos 911 Carrera envolvidos no chamado

  • WPOAA299XLS205087;
  • WPOAA2991LS205155;
  • WPOAA2998LS205170;
  • WPOAA2999LS205176;
  • WPOAB2992LS225718;
  • WPOAB2999LS225604; e
  • WPOCB2997LS262174.

Para tirar dúvidas ou agendar o reparo, entre em contato com a Porsche por meio de sua página de recall.

Toyota

Camry

O primeiro recall de 2020 anunciado pela Toyota foi o do veículo Camry, chassi JTNBZ3HK9K3011453, produzido em 26 de agosto de 2019.

De acordo com a fabricante, o veículo envolvido na campanha é equipado de série com cintos de segurança traseiros com duplo sistema de travamento e foi identificado que durante sua produção, um dos sistemas de travamento pode não ter sido montado corretamente.

Risco

Se um dos sistemas de travamento de qualquer um dos três cintos de segurança traseiros não tiver sido montado corretamente, o equipamento problemático não funcionará adequadamente em freadas bruscas, colisão ou capotamento do veículo, aumentando o risco de lesões físicas, que podem ser graves ou até mesmo fatais.

A medida para sanar o defeito de forma definitiva consistirá na inspeção dos 3 (três) cintos de segurança traseiros instalados no veículo para identificar a possibilidade de existência do defeito mencionado acima. Caso seja confirmada a existência do defeito, será realizada a substituição do(s) cinto(s)de segurança traseiro(s) envolvido(s) na presente campanha.

O tempo de inspeção e eventual reparo é de aproximadamente 2 (duas) horas. Os agendamentos podem ser realizados para a partir de 20 de janeiro de 2020 pelo telefone 0800 703 02 06.

Para esclarecer dúvidas sobre o recall, acesse a página da Toyota.

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