A limpeza do TBI é realmente necessária?

A limpeza do TBI é recomendada por diversas oficinas e até concessionárias. Mas ela só é realmente necessária quando o carro está apresentando problemas

Por Boris Feldman13/03/18 às 12h00

Você sabe o que é a limpeza do TBI recomendada por oficinas?

Desde que a eletrônica tomou conta do automóvel, surgiram novos componentes, sistemas e denominações. Estas fazem uso de letras, formando um verdadeiro glossário de acrônimos, para identificar equipamentos eletrônicos de conforto, segurança, entretenimento. Entre elas, está o TBI, iniciais em inglês para Throttle Body Injection, ou “corpo da injeção” em tradução direta, também conhecido como “corpo da borboleta”. É o correspondente, no sistema de injeção eletrônica, ao corpo do carburador.

TBI corpo de borboleta corpo da injeção limpeza do tbi
TBI é o corpo da borboleta ou corpo da injeção

Você já deve estar familiarizado com estas letrinhas, já que as oficinas adoram incluir no orçamento de qualquer revisão a Limpeza do TBI. Quando isso ocorre, o dono do carro muitas vezes não sabe o que aquilo quer dizer, e nem se a limpeza é necessária. Ele pode até procurar no manual do carro, mas não encontra nenhuma referência a esta operação na lista de itens a serem verificados na revisão periódica.

É um procedimento sem frequência determinada, pois o TBI pode funcionar perfeitamente durante anos, da mesma forma que pode, eventualmente, acumular depósitos carboníferos e prejudicar o funcionamento do motor. Nestes casos, os problemas surgem principalmente na marcha lenta, porque ele não vai deixar a borboleta se fechar completamente.

Entretanto, assim como os bicos injetores, é pura picaretagem sugerir a limpeza do TDI sem que o motor esteja apresentando problemas de funcionamento, com a marcha lenta operando normalmente e o carro acelerando sem espirros nem tosses. E tem muitas oficinas que, sem sequer ligar o motor, já acrescentam a tal limpeza de bicos e do TBI no orçamento, com a única e exclusiva finalidade de faturar às custas do cliente que não entende de mecânica. Para o convencer, dizem que a limpeza é “preventiva”.

Algumas concessionárias chegam a ameaçar o dono do carro, afirmando que, se ele não autoriza o serviço, perde a garantia. Isso é mentira. Outras garantem que, sem a limpeza, o carro provavelmente vai parar no meio da estrada e deixar a família no acostamento. Como há muitas oficinas de concessionárias que têm o hábito de faturar itens desnecessários, recomenda-se, antes de levar o carro para a revisão, copiar a lista de serviços programados pela fábrica para escapar da empurroterapia.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 3,67 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
26 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rafael 31 de agosto de 2019

    Fiz limpeza de tbi na concessionária só na primeira vez que levei o carro na vw, carro com 30mil km, aplicaram apenas o spray no corpo e me cobraram 60 reais, primeira e última vez, atualmente carro está com 70mil km e nunca mais fiz, apenas troca de filtro de ar de qualidade. Motor sempre funcionando perfeito.

  • Avatar
    fabricio 3 de julho de 2019

    meu tbi c3 2010 1.4 faz um barulho alto de sugar o ar e não tem entrada falsa será que limpar o tbi resolve?
    pois vi o mesmo ta sujo

  • Avatar
    Guilherme 31 de maio de 2019

    A limpeza da TBI é sim aconselhável, por isso é feita uma revisão nos componentes de injeção, se a TBI começar a apresentar resíduos de carvão é sim aconselhável sua limpeza, é sempre bom verificar junto ao técnico se necessariamente fazer naquele momento a limpeza. A pergunta que você tem que se fazer: É preciso esperar ocasionar um defeito ou uma falha para realizar um reparo?

  • Avatar
    Tarcisio Dantas Frota Leite 13 de abril de 2019

    Agradeço a lição.

  • Avatar
    Maurício Anastácio da Silva 9 de abril de 2019

    Tenho um pointer 95 ao 1.8 e estou sempre precisando completar a água do sistema de arrefecimento, só que não tem vazamento algum ,pra onde está indo essa água pois também não está tendo mistura de água com óleo do motor ou seja , não seria talvez a junta do cabeçote queimada, aguardo a resposta do senhor , obrigado.

    • André Almeida
      André Almeida 16 de abril de 2019

      Resposta do Boris: Difícil um diagnóstico à distância. Mas se a água não vaza do reservatório, não se mistura ao óleo e baixa o nível, quem sabe ela está se esquentando e evaporando?

  • Avatar
    CESAR SOARES 7 de março de 2019

    Boa tarde! Gosto de muitas observações colocadas por você, mas tem algumas que você deveria ler menos e participar mais de perto em uma oficina, os injetores de combustível tem que permanecer limpos e equalizados, 60% dos casos na máquina de testes, na bureta, eles apresenta desequalização, pois o cliente demora trocar o filtro de combustível, fazendo com que a vazão diminua e causando um tipo de calço, essa desequalização muitas vezes o cliente não sente no funcionamento do motor até que seja tarde. sobre o TBI, a limpeza deve ser executada antes de iniciar a dar sinais de defeito como tal na marcha lenta, quando chega ao nível de defeito, algumas peças não apresenta solução mesmo após ser limpas, como a gente não tem uma bola de cristal pra deixar um ou outro sem executar a limpeza, temos a necessidade de oferecer como preventivo, pois tem peças que chaga a custar mais de r$2.000,00 contra r$200, 00, é oferecido sempre como preventivo para que o cliente decida e pergunte porque, aqui na nossa empresa cada detalhe do serviço e troca de peças é sempre muito claro com o cliente, e não necessitamos como outras boas empresas de picaretagem como o senhor usa nas suas avaliações. Esta convidado a vir na minha empresa e acompanhar este e outros serviços e avaliar meus clientes. Obrigado, grande abraço.

  • Avatar
    MariA Jose 6 de março de 2019

    Vim pesquisar sobre essa dica .mesmo pois eu näo sabia o que era.Eu tenho uma oficina de confiança.pois isso hoje aconteceu comigo paguei essa limpeza.mais no caso do meu carro estava com esses problemas todos acima mencionados.para se ter uma idéia eu nem consegui ligar ele no final de semana inteiro.O carro näo quis ligar e permanecer ligado.meu mecanico teve que vir aqui fazer ele funcionar.E no caso do meu carro ja tinha uns tres anos e meio que näo limpava o tbi.

  • Avatar
    Waylon 10 de janeiro de 2019

    Alguns tbi sujam pq tem pessoas q retiram o filtro de ar das motos geralmente de bx cilindrada. Limpei eu mesmo o tbi de um carro c 10 anos de uso pq tive q tira lo para trocar uma mangueira e aproveitei e a mão de obra. Não q o carro apresentasse falhas inclusive os bicos injetores eu limpei com cotonete. E querosene. A minha moto esta falhando um dos cilindros, e vai precisar limpar o tbi, pq o mecanico colocou oleo errado no filtro de ar k&n e melou td. Ai n tem jeito, só funciona os 4 cilindros a partir de 3500 giros. Mas são casos específicos, este negócio de limpeza de bico e 90% dos casos do TBI é pilantragem msm. E trocar o bico do pneus é outra picaretragem, e cambagem tb. Fox nem existe cambagem e os caras querem oferecer p vc.

  • Avatar
    Sergio 19 de dezembro de 2018

    Levei o pegeout 206 ano 2008 flexível pra resolver aceleração e ninguém resolveu.

  • Avatar
    Roberto 5 de dezembro de 2018

    Ola!! Bom dia, então li esse artigo e comecei a pensar numa questão? Meu carro tem 20 mil km, levei pra revisão, lá o pessoal informou que eu tinha que fazer a limpeza do tbi, falei que nao,porque o carro só tem 20 mil km rodado,será realmente que tem a necessidade da limpeza ou queria empurrar um gasto desnecessário? Às vezes as concessionárias só querem ganhar dinheiro nas custas dos clientes empurrando serviços sem necessidade.

  • Avatar
    Osvandré 9 de outubro de 2018

    Picaretagem kkkkkkkkkk pegue um osciloscópio e faça leituras do sinal do TBI sujo e depois limpo, se ainda assim achar que não é necessário melhor trocar de assunto que discute, veja melhor as fontes de suas informações antes de sair postando uma asneira dessa.

    BICO INJETOR e TBI se limpa sim.

    • Avatar
      Dalton 19 de outubro de 2018

      Ele não disse que não se limpa, disse que não há necessidade caso o motor esteja funcionando normalmente, com marcha lenta regular etc (salvo revisão necessária)…é mais uma questão de estar dando um toque, e ficar esperto com certos mecânicos “ligeiros” e não cair na tal empurroterapia como ele mesmo disse. De resto , siga o que prega!

    • Avatar
      Lucio 26 de setembro de 2019

      A TBI SUJA FAZ O CARRO CONSUMIR MUITO COMBUSTÍVEL

  • Avatar
    Salomão 2 de outubro de 2018

    Meu carro está fraco, possui gás e na lenta fica morrendo
    Será que tem alguma coisa a ver com o tbi?

  • Avatar
    Eduardo 23 de agosto de 2018

    Tenho uma fiorino 1.4 evo 8v 2015.as vezes quando vou sair e mudar de câmbio, ela fica acelerado, por um tempo e depois para….Não é frequente isso.
    O q poderia ser???
    Obrigado Boris.

  • Avatar
    RITA ROCHA 14 de julho de 2018

    OI TENHO UM pegeout 207 ANO 209 QUE ESTA FRACO NA ACELERAÇÃO JÁ ESTA NA OFICINA HA UNS DIA E TENHO QUE TROCA BUBINA E TBI TENHO MUITAS DUVIDAS PODE AJUDA OBRIGADA ..

  • Avatar
    RITA ROCHA 14 de julho de 2018

    OI ENTÃO LI RELI E AINDA TENHO DUVIDA TEM QUE TROCAR O TBI EM ALGUM MOMENTO DÊS DE JÁ OBRIGADA

    • Avatar
      Alexandre 14 de setembro de 2019

      Rita.. o TBI não se troca… Só é feito a limpeza… Trocar o TBI só em casos muito raro.

  • Avatar
    JUAREZ 10 de julho de 2018

    Concordo em termos, eu mesmo faço esse tipo de serviço no meu carro, e garanto que com uma certa quilometragem o tbi vai apresentar muito deposito de sujeira, mas isso com 60000km ou mais assim sendo uma,limpeza,preventiva faz bem!

  • Avatar
    Isabel 9 de julho de 2018

    Muito bom gostei muito das explicações

  • Avatar
    Edivania 8 de julho de 2018

    Gostei muito das dicas gostaria de saber mais sobre o ar condicionado o meu eu limpei mas continua com cheiro de poeira.

    • Avatar
      daniel 5 de novembro de 2018

      o certo seria uma ingenizacão de ar por ozonio

    • Avatar
      Waylon 10 de janeiro de 2019

      Limpei o meu com ar comprimido de um lado e aspirador do outro. Depois fui borrifando vinagre e empurrando c ar comprimido. Depois liguei os ventiladores do carro p sair td poeira e higienizei com vinagre denovo. Ficou perfeito.

  • Avatar
    [email protected] 8 de abril de 2018

    Muito boa a dica

  • Avatar
    Marcos de oliveira 6 de março de 2018

    Muito bom esclarecer as dúvidas com o Bóris volta pra tv por favor

Avatar
Deixe um comentário