Apareceu poça d’água debaixo do carro? Relaxa

Por BORIS FELDMAN12/03/18 às 19h44

Já  reparou na poça d’água que se forma sob o carro quando ele fica um tempinho parado? Calma, calma, não “priemos cânico”. Pode não ser um monstro tão horrendo assim. O Boris explica o que causa esse fenômeno, que pode assustar muitos motoristas desavisados.

[TRANSCRIÇÃO]
Você estacionou o carro, saiu, voltou meia hora depois e percebeu uma pequena poça d’água debaixo dele. Você naturalmente se preocupa: será que essa água está pingando do radiador, do sistema de refrigeração? Mas, a água está debaixo da porta do passageiro. Então, procure se lembrar se, antes de encostar o automóvel, você vinha fazendo uso do ar-condicionado.

Porque, em caso positivo, essa água não representa problema nenhum. Na verdade, no automóvel é como na sua casa: tem uma mangueirinha que sai do ar-condicionado, encarregada de drenar a água da desumidificação do ambiente para fora.

Aliás, o problema é o contrário: se não estiver saindo água debaixo do carro, é sinal de que houve um problema nessa mangueirinha, alguma obstrução, ou ela rachou, e a água vai estar caindo é dentro do carro. E é por isso que você às vezes encontra o carpete do lado do passageiro completamente encharcado.

Manter a tecla de recirculação do ar-condicionado ativa por muito tempo pode causar fadiga nos motoristas. Isso acontece porque o botão cessa a troca de ar entre o ambiente externo e a cabine.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário