Para que limpeza no sistema de injeção?! Abra o olho!

A empurroterapia fez evoluir que aquela história de limpar os bicos injetores, que já não estava enganando mais ninguém

Por Boris Feldman24/06/18 às 11h00

A maioria das concessionárias age com respeito ao cliente, principalmente sua oficina, que pode se transformar numa inesgotável fonte de maracutaias. É por isso que o dono do carro deve prestar atenção ao levar o carro em garantia para a revisão periódica numa concessionária. Por aí ouvimos falar até em uma tal de limpeza no sistema de injeção.

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Não tem fábrica com rede “melhor” ou ‘pior” de concessionárias, pois tudo depende da postura de seus donos ou executivos. Outro dia eu recebi de um leitor da coluna foto da recepção da oficina de uma concessionária Volkswagen.

Um quadro atrás dos consultores técnicos anuncia ser recomendado, a cada 10 mil quilômetros, uma limpeza no sistema de injeção.

Ela não explica quem “recomenda” e deixa isto no ar pois é óbvio que a recomendação não é da fábrica, mas da própria concessionária no afã de aumentar seu faturamento seja lá como for. Eticamente ou não.

O tal quadro entra em detalhes e especifica que a limpeza é “integral”, pois vai desde o tanque de combustível até a câmara de combustão e pistões, passando por válvulas injetoras, coletores e válvulas de admissão.

limpeza no sistema de injeção

Além disso, promete também descarbonizar o motor e garante aumento de desempenho e potência, reduz consumo e emissões. Só não diz que o motivo principal do serviço é tomar mais de R$ 100 do cliente, sem nenhuma necessidade.

É a sofisticação da picaretagem. Ou seja, ao invés de anunciar a limpeza de bicos injetores que já ficou muito manjada, ela provavelmente coloca um “super aditivo” no tanque que teria todos os poderes anunciados na tabuleta.

Esta limpeza “integral” pode até ser necessária, mas só se o motorista perceber o motor funcionando irregularmente. Se a marcha-lenta estiver falhando ou o motor espirrar ao ser acelerado. Ou baixo desempenho com elevado consumo.

Mas, a sugestão é de que ele autorize o serviço sem que o consultor técnico tenha sequer chegado perto do automóvel. Caso típico de “empurroterapia”!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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    Zé de Mundinha 24 de outubro de 2019

    Esse conselho do “especialista” não está muito bem. Ele parece 8 ou 80. Agora fiquei com mais dúvidas.

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    Vanessa 4 de outubro de 2019

    Obrigada!
    Estou dentro de uma oficina e vim aqui consultar essa história… era só uma troca de óleo no fox que virou R$ 1900,00.

    R$ 600 de limpeza desse sistema de injeção.

    Passar a perna em mulher eles ainda acham que é fácil…
    Perderam potencial cliente.

    Obrigada!

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    Sandro d'Ávila 26 de junho de 2018

    Caro Boris, creio que nunca esteve em uma oficina e presenciou um procedimento de limpeza de bicos injetores, pois se já tivesse estado no convívio de uma oficina mecânica, veria o quanto se faz necessário em muitos casos.

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    Jose gonçalves 25 de junho de 2018

    Bom dia srs e so colocar uma dose minima de querosene no reservatorio de gasolina partida a frio misturado com uma gasolina de boa qualidade e vai notar um funcionamento excelente em relaçao ao bicos e partidas do carro…fica um foguete…..

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      Sandro d'Ávila 26 de junho de 2018

      Não faz sentido, uma vez que a partida a feio não utiliza os bicos injetores.

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    Eduardo Rodrigues 24 de junho de 2018

    Olá,,, sou mecânico e resumidamente acho que se faz SIM necessário uma revisão no sistema de alimentação e lubrificação a cada 10.000 kms. Sistemas como: ventilação positiva do carter, cânister, retenção de partículas, São repito SIM, passivos de manutenção eventuais limpezas periódicas. Blow- by’s contaminados e coletores contaminados com óleo, retro ação da formação de depósitos na Câmara de combustão e agregados, regeneração do sistema do DPF + descontaminação da linha EGR já são fundamentais para o desempenho dessa nova geração de motores…
    Sem contar a bocibilidade do técnico recalibrar o módulo de controle do trem de força…
    Falta informações na sua matéria.
    Abraço

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      Sandro d'Ávila 26 de junho de 2018

      Amém!

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      Sandro d'Ávila 26 de junho de 2018

      Apoiado!

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