Luz de óleo nem sempre indica nível baixo no cárter

Por BORIS FELDMAN13/12/16 às 15h29

A luz alerta de óleo é talvez a mais importante do painel, mas muitos motoristas não fazem nem ideia de seu significado real. A maioria acha que, quando se acende aquela luzinha vermelha, é sinal de que o nível de óleo do motor está baixo. E costuma levar um baita susto quando para no posto, abre o capô, puxa a vareta e percebe que o óleo está rigorosamente no nível correto, entre as marcas “máximo” e “mínimo”.

Mas, alguns leitores protestariam e diriam que “… é claro que a luz de óleo indica nível baixo, pois algumas vezes ela se acendeu no meu carro, eu completei o óleo do cárter e ela se apagou!”. É meia-verdade…

A luz alerta de óleo se acende quando falta de pressão do óleo lubrificante. Esta baixa pressão pode ser provocada por vários fatores, entre eles porque o nível baixou e a pressão caiu a zero. Neste caso, completar o nível faz a luz apagar, sem dúvida.

Entretanto, a luz pode se acender (mesmo com o nível correto) por estar indicando falta de pressão do sistema de lubrificação do motor, por vários fatores. Pode ser uma deficiência na bomba de óleo, por não conseguir manter a pressão indicada no circuito. Outra causa é o excesso de desgaste entre partes móveis, que são lubrificadas pelo óleo do motor. Se esse excesso provoca um aumento da folga (espaço) entre elas, cai a pressão do circuito. Sinal de que o motor está começando a fundir.

Mas, pode a luz do óleo ter se acendido sem que haja nenhum problema com o nível, nem com a bomba nem com a pressão do circuito: o que faz esta luz de alerta se acender é um sensor colocado no circuito de lubrificação, chamado de “cebolinha”. Se este sensor estiver defeituoso ou com mau contato, a luz se acende, mas sem motivo de preocupação. A despesa será somente sua substituição. Outra possibilidade é de a falta de pressão estar sendo provocada pela formação de borra, quase uma graxa. Basta uma boa limpeza para resolver o problema.

Melhor rezar para que o defeito esteja na “cebolinha” ou na borra, caso contrário, melhor ir preparando o saldo bancário…

Veja mais sobre:


Boris Responde

Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do seu carro? O que vai melhor no carro flex: gasolina ou etanol? Quando substituir o cinto de segurança? Com que frequência trocar o óleo do motor? O Boris responde essas e outras dúvidas. Digite sua pergunta na caixa abaixo.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário