Acendeu a luz do óleo? Reze para ser apenas o nível!
Quando a luz do óleo se acende no painel do carro, é hora de parar e ver o que está acontecendo, pois o problema pode ser mais complicado do que parece
Quando a luz do óleo se acende no painel do carro, é hora de parar e ver o que está acontecendo, pois o problema pode ser mais complicado do que parece
Acendeu a luz do óleo no painel e o motorista se preocupou. Com razão, pois com lubrificação do motor não se brinca. Motor fundido está entre as contas mais elevadas na mecânica do automóvel.
Parou no primeiro posto e foi logo conferir o nível do óleo no cárter. Ele já percebeu que, sempre que esta luz de alerta se acende, é sinal de que o nível está baixo, sinalizando a necessidade de completar com mais meio ou um litro de óleo. Considerado normal já que o carro dele estava bem rodado, com quase cem mil km no hodômetro.
Com esta quilometragem o desgaste das peças moveis reduz a vedação e pode mesmo provocar uma queima do óleo na câmara de combustão. E uma “fumacinha” no escapamento. Razoável portanto, um consumo do óleo superior ao de um motor novo, exigindo que se complete o nível com maior frequência.
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Entretanto, para sua surpresa, a vareta indicava nível correto, entre as marcas de “mínimo” e “máximo”. Ou seja, o óleo estava com a quantidade correta no cárter. O que poderia estar ocorrendo?
Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível. Pois, se não tem óleo, a pressão do sistema cai a zero.
Mas, se o nível está correto e a luz do óleo se acendeu, existe então a possibilidade de um problema grave no sistema de lubrificação. Pode ser um defeito (ou entupimento) da bomba de óleo, ou do próprio óleo que ficou muito grosso (borra) ou do excesso de folga entre partes móveis (bronzinas e eixo, por exemplo). Este é um defeito que não dá margem sequer ao motorista levar o carro rodando até a oficina, sob risco de agravar o problema e tornar o reparo bem mais caro. É chamar o reboque na hora!
Entretanto, existe também a possibilidade de a luz de alerta do óleo se acender sem que haja nenhum problema no motor: pode ser apenas um defeito do sensor que indica a pressão (“cebolinha”) ou então do circuito elétrico da lâmpada. Reze para que esta seja a causa da luz acesa, pois o reparo é rápido e barato!
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O meu carro enrroscou e furou o carter, acendeu a luz, fui ver tá a vazando bastante óleo, rodei ainda alguns metros pra buscar ajuda, ele foi bem mas depois começou a bater os tuchos aí parei e não liguei mais. Graças a Deus não aconteceu nada grave, só levei no guincho para oficina e foi arrumado um carter novo, junta e arrumado o óleo, pronto apagou a luz e o motor tá tudo ok, nem sempre é um problemão como eles falam, claro que se deve cuidar quando a luz acender mas enquanto tem óleo da para rodar até na oficina. Dependendo do lugar que vc tiver vc não vai poder ficar parado ali, claro que também não vai rodar muito vazando bastante óleo como foi meu caso. Mas um pouco ainda vai. Viajei nesse final de ano com o carro depois do ocorrido e o motor tá que é um relógio. Mas varia de caso pra caso e de carro pra carro. Então tem que cuidar principalmente para não enrroscar a parte da frente porque aquelas proteção bosta não ajuda em nada proteger o carter
Verdade pregar terror especialidade de IDIOTAS . No caso em pauta o usuario proprietario de carro tem que saber que carro tem seus cuidados , NIVEL de Oleo , Troca do mesmo de acordo com a Qualidade /norma do produto .Nessa caso especifico Luz vermelha no painel acusando Pane não é motivo de desespero , um simples SENSOR ( CEBOLINHA) pode ser a causa o que não é motivo de Panico , independente de onde vc estiver pode rodar até chegar a seu mecanico de confiança . Fuja de quem te disser que o problema é BOMBA DE OLEO , até porque uma Bomba de Oleo tem sua validade equivalente a vida util do MOTOR . Sempre que possível procurem se informar sobre causas , defeitos de um veiculo , faça as revisões necessária com seu mecanico de confiança ……
No meu caso quando o motor está quente ela acende e apaga as vezes né acende outras vezes quando acende e eu acerelo ela apaga
Tenho um Voyage 2011 e também fica assim. A luz do óleo acende na baixa, já troquei o catalizador e a peneira do óleo, pois houve um problema na junta do cabeçote, uma tal de corrosão e foi feito o serviço e agora depois de quase 5 meses apareceu essa luz do óleo. Mais não é constante acender. O mecânico fez a limpeza do cárter com a limpeza e troca de óleo e a troca da peneira e a cebolinha também. Ele me falou que pode ser solda lambda, como também pode ser os cabos e velas ou até mesmo bobina. Confesso que fico assustado com essas coisas. Carro esta tão caro e quem não tem as condições necessárias fica difícil. No mais obrigado a todos e que Deus abençoe a todos. Gostaria de uma opinião de um mecânico. Ainda vou fazer alguns testes porque gostamos muito do nosso carrinho e ele tem ajudado demais em muitas situações de nossas vidas.
Amigo tenho um Voyage 2009 que está apresentando o mesmo problema, de vez em quando a luz do óleo ascende na baixa e quando acelero apaga, já levei no mecânico, troquei óleo e filtro, fiz uma limpeza no carter e pescador, troquei óleo e o problema persisti, estava pensando em mexer na bomba de óleo mas o mecânico não aconselhou e disse que provavelmente preste problema está no motor e que eu posso rodar assim, e se caso a luz ascenda msm acelerando aí é parar o carro que o motor já era. Você conseguiu resolver seu problema?
Oi fii motor meu carro ta 2 mil rodado luz ficar piscando em macha lenta será pode ser já troquei cebolinha e não parou oque pode ser óleo sujo
O meu carro só acende a luz do óleo quando estou na estrada.
Demora um pouco ela fica piscando e depois fica acesa direto, só apaga no outro dia com o motor já friu.
A luz do meu carro acendeu e apareceu uma mensagem de pressão baixa no óleo, porém o óleo ja foi trocado e faz um barulho estranho ao passar a marcha , parece um ventilador batendo num pedaço de plástico
bom de mais
O meu fica acendendo e apitando… já troquei óleo, cebolinha e continua… n sei mais o q fazer… alguém me orienta? Eletricista ou mecânico? Pq já cansei do mecânico
Meu caro acendeu a luz parei de imediato o carro e o motor por alguns minutos e quando voltei a por a trabalhar se apagou, o que pode ser?
As vezes em uma curva acentuada ou subida ou descida inclinada pode piscar pelo baixo nível de óleo.
MEU CARRO TEVE POR ALGUNS DIAS ESSA MENSAGEM, POREM FUI A UM ELETRICISTA E ELE AFIRMOU QUE É A CEBOLINHA DO OLEO (INTERRUPTOR DE OLEO), ASSIM FUI A UMA LOJA COMPREI A CEBOLINHA DO OLEO E TROQUEI E NÃO APARECEU MAIS, ANTES DISSO JÁ HAVIA TROCADO O OLEO. RECOMENDO 3HRO O PREÇO VARIA DE R$22,00 A R$38,00.
Meu carro aconteceu isto. Troquei o óleo e hj voltou a luz ascesa.
Amanhã vou na oficina. Ver esta tal cebolinha.
Não justifica, pois é 2019 uma tracker.
Não deveria apresentar este problema.
E ai descobriu o que era?
Acho que as informações dão muito úteis.
Meu carro está falhando Voyage 2010
Podia ter sido mais informativo e menos desesperador com esse uso toda hora de “reze” pra não ser isso, “reze” pra não ser tal coisa. Se a gente vem em busca de uma informação não é pra se desesperar, é pra encontrar a solução e um direcionamento. Achei desnecessário e, ao meu ver, apelativo e sem credibilidade.
Deixa de ser chata. Sua chata.
Fura teu olho pra não ler na próxima vez.
Deixa de ser escroto seu escroto. Não tem o que dizer fica quieto. Seu sem capacidade analítica.
concordo com você
Comentário perfeito!
Certiva no comentário.
Concordo com você, Lena