Economizadores podem impedir ressarcimento do seguro

Já questionamos a eficiência das invenções; se ainda assim você quer instalá-las, saiba como deve proceder para não perder a cobertura do seguro

hypergauss economicador de combustivel
Não é só pela ineficiência... Deixar de instalar economizadores de combustível pode garantir o prêmio do seguro (Imagem: Internet | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 15/05/2018 às 07h45
Atualizado em 16/08/2021 às 16h59

Existem inúmeros tipos de economizadores de combustíveis disponíveis no mercado. Alguns prometem diminuir o consumo por meio da reorganização da central eletrônica, alterando a regulagem do motor e reduzindo até 15% do gasto. Outros, por sua vez, afirmam aumentar o volume do combustível na entrada do motor (famoso vapor de gasolina). Nenhum deles, no entanto, comprova a eficiência com pesquisas validadas. Pensando nos motoristas que ainda assim escolhem instalar os dispositivos, procuramos saber se o seguro auto pode optar por não cobrir um sinistro que ocorra por conta da alteração.

O professor da Escola Nacional de Seguros José Varanda explica: “qualquer alteração no carro deve ser comunicada à companhia de seguros. A negativa do sinistro pode ocorrer se o incidente for causado por um componente adicionado depois da vistoria”. Isso significa que o motorista pode não receber o dinheiro do seguro auto se não avisar a empresa que adotou um dos economizadores de combustíveis.

O que deve ser feito, então? O motorista que quer instalar o economizador em seu veículo deve procurar uma seguradora que reconheça o dispositivo. Nesse caso, a política de aceitação de risco vai constar a informação e o valor do seguro será atualizado. Se a empresa já contratada autoriza a alteração, haverá um coeficiente de ajuste. Ou seja, o seguro vai ficar um pouco mais caro, porque o dispositivo é um assessório a mais no carro.

“É preciso que fique claro de que o consumidor tem o direito de usar os dispositivos. Caso a seguradora contratada não concorde em proteger o carro com a alteração, ela cancela a apólice e devolve o prêmio proporcional ao período de vigência do contrato”, acrescenta a professor. O prêmio proporcional é o valor que sobra da cobertura anual, referente aos meses que você não utilizou seguro.

Quando o processo é feito da maneira correta, com companhia de seguro ciente e autorização para a alteração no carro expedida, os acidentes serão cobertos. Comprovada a culpa do economizador, a seguradora pode requisitar o ressarcimento na fábrica do dispositivo.

A eficiência dos economizadores de combustíveis é questionável. A relação dos seguros com os carros com o dispositivo, por sua vez, é bem clara.
Um carro conta vários módulos eletrônicos, em modelos de luxo podem passar dos 50 (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário