Nível do óleo na vareta ficando mais baixo a cada conferência

É normal uma parte do óleo queimar junto com o combustível. Mas, fique atento as causas se houver uma diferença constante no nível do óleo na vareta

Por BORIS FELDMAN09/10/18 às 20h00

Se você sempre confere o nível do óleo na vareta e percebe que ele está baixando mesmo sem nenhum vazamento, isso pode ser um sinal que seu carro está com um sério problema.

[TRANSCRIÇÃO]

Um ouvinte do nosso AutoPapo diz ter uma Meriva com mais de 120 mil quilômetros rodados. E ele reparou que o óleo está baixando muito cada vez que ele vai conferir o nível do óleo na vareta. Ele observou também que sempre que ele estaciona a Meriva e volta depois, não vê nenhum vazamento de óleo. E ele pergunta: Se não vaza, como é que pode estar baixando? Baixa porque é normal uma parte do óleo sempre queimar junto com o combustível na câmara de combustão.

O que não pode é o óleo estar baixando mais do que o previsto, o que configura uma queima irregular e uma anormalidade no motor. E como se explica isso? Em primeiro lugar, pode ser um vazamento do óleo no cabeçote pelas válvulas. Ou então, reze pra não ser isso: uma folga excessiva entre pistões, anéis e cilindros. O que exigiria uma retífica completa do motor, e um senhor rombo no seu saldo bancário.

Nível do óleo na vareta

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário