O que é o W na viscosidade do óleo?

O W na denominação do óleo indica que o lubrificante é "multiviscoso", ou seja, a viscosidade varia de acordo com a temperatura

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Por Boris Feldman
Publicado em 31/07/2018 às 19h00
Atualizado em 07/01/2019 às 14h04

Você sabe o que quer dizer a letra W na viscosidade definida para o óleo de motor? O Boris explica.

[TRANSCRIÇÃO]

Outro dia comentei sobre viscosidade do óleo, da importância de se manter aquela recomendada no manual; e dei alguns números como exemplo: viscosidade pode ser 0w20 ou 10w30 e vai por aí. E um ouvinte me questionou: “está parecendo senha de computador”.

É porque no passado, os óleos eram monoviscosos. Ou a viscosidade era de 30 ou de 40 ou de 50. Mas passaram a ser multiviscosos: a viscosidade varia de acordo com a temperatura do motor.

Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso. A temperatura vai subindo, ele fica menos fluido, mais grosso, mais viscoso. Então um óleo 5w30 usa o “w” que é “winter”, inverno em inglês, para definir a viscosidade 5 quando o óleo está frio. Quando a temperatura do motor vai subindo, o óleo vai então aumentando a viscosidade para 30.

O que é o W na viscosidade do óleo do motor do carro?
Óleo lubrificante Foto | Shutterstock
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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Felipe S 5 de agosto de 2024

Vão estudar. A matéria está certa. A razão do óleo ser multiviscoso é fazer com que o óleo flua mais na primeira partida, circulando pelos canais e preenchendo todos os ponto móveis, especialmente os tuchos para redução de atrito em curtíssimo espaço de tempo. Justamente porque o maior desgaste, cerda de 70%, acontece a frio. Somente depois, daí a outra importância da válvula termostática, uma vez com o sistema perene, o óleo ganha viscosidade a 100% para garantir lubricidade. A “magia” ocorre por conta de um fenômeno de multiviscosidade causado pela formulação desse tipo de óleo, medido pelo índice de viscosidade. Stokes deve estar ressuscitando a qualquer momento… Bis: vão estudar!

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Ivan Godoi 10 de dezembro de 2021

A explicação está incoerente, o óleo quanto mais quente é menos viscoso.
5w30 significa que o ponto de fluidez desse óleo é 5 graus Celsius e sua viscosidade a 100 graus Celsius é 30

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Douglas Zichelle Filho 10 de janeiro de 2021

A viscosidade do óleo para motor, assim como a viscosidade de líquidos em geral, DIMINUI com o aumento da temperatura.
Assim, quanto mais frio, mais viscoso será o óleo. Quando a temperatura sobe, o óleo vai ficando mais fluido.
O significado da nomenclatura 10W30, por exemplo, é que esse óleo se comporta como um óleo de grau SAE 10 em baixa temperatura (partida à frio) e como um óleo de grau SAE 30 em alta temperatura (100°C).

A ideia aqui é que os óleos multigraus ofereçam uma proteção mais estável para o motor, sofrendo menos variação de sua viscosidade em função da variação de temperatura. Por isso prefiro chamar de multigraus ao invés de multiviscosos.

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Mauro 1 de junho de 2021

Corretíssimo. O artigo está errado.

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Ivan Godoi 10 de dezembro de 2021

O óleo é mais fluido em temperaturas altas portanto menos viscoso.
10W30 significa que o ponto de fluidez do óleo é 10 graus Celsius e sua viscosidade é de 30 à 100 graus Celsius.

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Paulo 30 de dezembro de 2019

Não entendi. Em física aprendi que a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. Viscosidade é a resistência ao escoamento. Uma graxa é extremamente viscosa e não escoa facilmente à temperatura ambiente. Aqueça e veja o que acontece. Ela escoa porque sua viscosidade diminui. Isso é o oposto do que afirma o texto: “Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso”

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Mattos 21 de julho de 2020

Paulo, ele esta dando exemplo de óleo multiviscoso, ou seja, com motor frio ele é fino, bastante viscoso, tem uma viscosidade 5. E qdo o motor esquenta, o óleo passa a ser mais grosso, menos viscoso. Isso é a caracteristica do oleo multiviscoso. Graxa nao é multivisvosa, e nao serve para lubrificar o motor pq ela nao é liquida

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Ivan Godoi 10 de dezembro de 2021

Você está correto.
10W30 significa que o ponto de fluidez desse óleo é 10 graus Celsius e a fluidez desse óleo é 30 a 100 graus Celsius.

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Fernando Dutra 31 de julho de 2018

Engrassado, aprendi que 5W30 significa que a viscosidade do óleo é boa de 5 graus até 30 graus celsius.!

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Burrão 1 de agosto de 2018

Deve ter aprendido com o seu professor de português.

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Daniel 16 de abril de 2019

Fernando também aprendi desta forma temperatura ambiente mínimo e o máximo

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Paulo 21 de agosto de 2019

Na verdade você aprendeu muito errado, e a reportagem também está errada de certa forma.

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tonhão 5 de janeiro de 2020

“engrassado”? leia o aurélio, asno!

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