O que é o W na viscosidade do óleo?
O W na denominação do óleo indica que o lubrificante é "multiviscoso", ou seja, a viscosidade varia de acordo com a temperatura
O W na denominação do óleo indica que o lubrificante é "multiviscoso", ou seja, a viscosidade varia de acordo com a temperatura
Você sabe o que quer dizer a letra W na viscosidade definida para o óleo de motor? O Boris explica.
[TRANSCRIÇÃO]
Outro dia comentei sobre viscosidade do óleo, da importância de se manter aquela recomendada no manual; e dei alguns números como exemplo: viscosidade pode ser 0w20 ou 10w30 e vai por aí. E um ouvinte me questionou: “está parecendo senha de computador”.
É porque no passado, os óleos eram monoviscosos. Ou a viscosidade era de 30 ou de 40 ou de 50. Mas passaram a ser multiviscosos: a viscosidade varia de acordo com a temperatura do motor.
Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso. A temperatura vai subindo, ele fica menos fluido, mais grosso, mais viscoso. Então um óleo 5w30 usa o “w” que é “winter”, inverno em inglês, para definir a viscosidade 5 quando o óleo está frio. Quando a temperatura do motor vai subindo, o óleo vai então aumentando a viscosidade para 30.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Vão estudar. A matéria está certa. A razão do óleo ser multiviscoso é fazer com que o óleo flua mais na primeira partida, circulando pelos canais e preenchendo todos os ponto móveis, especialmente os tuchos para redução de atrito em curtíssimo espaço de tempo. Justamente porque o maior desgaste, cerda de 70%, acontece a frio. Somente depois, daí a outra importância da válvula termostática, uma vez com o sistema perene, o óleo ganha viscosidade a 100% para garantir lubricidade. A “magia” ocorre por conta de um fenômeno de multiviscosidade causado pela formulação desse tipo de óleo, medido pelo índice de viscosidade. Stokes deve estar ressuscitando a qualquer momento… Bis: vão estudar!
A explicação está incoerente, o óleo quanto mais quente é menos viscoso.
5w30 significa que o ponto de fluidez desse óleo é 5 graus Celsius e sua viscosidade a 100 graus Celsius é 30
A viscosidade do óleo para motor, assim como a viscosidade de líquidos em geral, DIMINUI com o aumento da temperatura.
Assim, quanto mais frio, mais viscoso será o óleo. Quando a temperatura sobe, o óleo vai ficando mais fluido.
O significado da nomenclatura 10W30, por exemplo, é que esse óleo se comporta como um óleo de grau SAE 10 em baixa temperatura (partida à frio) e como um óleo de grau SAE 30 em alta temperatura (100°C).
A ideia aqui é que os óleos multigraus ofereçam uma proteção mais estável para o motor, sofrendo menos variação de sua viscosidade em função da variação de temperatura. Por isso prefiro chamar de multigraus ao invés de multiviscosos.
Corretíssimo. O artigo está errado.
O óleo é mais fluido em temperaturas altas portanto menos viscoso.
10W30 significa que o ponto de fluidez do óleo é 10 graus Celsius e sua viscosidade é de 30 à 100 graus Celsius.
Não entendi. Em física aprendi que a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. Viscosidade é a resistência ao escoamento. Uma graxa é extremamente viscosa e não escoa facilmente à temperatura ambiente. Aqueça e veja o que acontece. Ela escoa porque sua viscosidade diminui. Isso é o oposto do que afirma o texto: “Quanto mais frio, mais fluido, menos viscoso”
Paulo, ele esta dando exemplo de óleo multiviscoso, ou seja, com motor frio ele é fino, bastante viscoso, tem uma viscosidade 5. E qdo o motor esquenta, o óleo passa a ser mais grosso, menos viscoso. Isso é a caracteristica do oleo multiviscoso. Graxa nao é multivisvosa, e nao serve para lubrificar o motor pq ela nao é liquida
Você está correto.
10W30 significa que o ponto de fluidez desse óleo é 10 graus Celsius e a fluidez desse óleo é 30 a 100 graus Celsius.
Engrassado, aprendi que 5W30 significa que a viscosidade do óleo é boa de 5 graus até 30 graus celsius.!
Deve ter aprendido com o seu professor de português.
Fernando também aprendi desta forma temperatura ambiente mínimo e o máximo
Na verdade você aprendeu muito errado, e a reportagem também está errada de certa forma.
“engrassado”? leia o aurélio, asno!