Octanagem: saiba o que é e entenda a sua importância
Por incrível que pareça, a adição de etanol na nossa gasolina contribui para que ela tenha uma octanagem alta!
Por incrível que pareça, a adição de etanol na nossa gasolina contribui para que ela tenha uma octanagem alta!
Alguns motores, principalmente de carros importados com alto desempenho e esportivos, exigem gasolina com maior octanagem. A recomendação está no manual e na tampa do tanque de combustível: abastecer com gasolina de 95 ou 98 octanas. Nos carros europeus, a indicação Super ou Super Plus.
LEIA MAIS:
O que é octanagem? Num comparativo simples, o motor funciona como uma seringa para aplicar injeção no braço (ou no bumbum): nela, um pistão comprime o líquido que sai pela agulha.
No cilindro do motor, tem também um pistão comprimindo a mistura (ar/combustível). Só que, ao contrário da agulha, tem uma vela na parte superior que produz uma faísca exatamente quando o pistão chega em sua parte superior e a mistura está comprimida ao máximo. Momento em que ela explode e empurra o pistão para baixo.
É assim que a energia química contida no combustível se transforma em energia mecânica e se movimenta o carro.
Quanto mais se comprime a mistura dentro do cilindro, mais forte a explosão e maior a potência do motor. Esta relação de compressão, a redução de volume no cilindro entre o pistão estar no ponto morto inferior e no superior, é chamada taxa de compressão.
Na ficha técnica do carro ela aparece como, por exemplo, 11:1. Isto significa que ela foi reduzida onze vezes. Quanto maior a taxa, mais a mistura é comprimida.
Entretanto, não é possível aumentar infinitamente esta compressão, pois a gasolina não suporta a pressão e explode espontaneamente, antes da faísca na vela, provocando a chamada “auto-ignição” ou “batida de pino”.
Esta capacidade da gasolina de resistir à explosão é que se chama de octanagem. Quanto maior, mais ela resiste. Na Europa e nos EUA, a bomba anuncia a octanagem da gasolina, ao contrário do Brasil onde nada se informa ao motorista.
Entretanto, como a nossa recebe quase 30% de etanol, ela tem uma elevada octanagem e qualquer gasolina brasileira pode ser utilizada nos motores de carros nacionais ou importados.
Claro que, nos de elevada taxa de compressão, seu desempenho será maior com a Premium ou a Podium, de maior octanagem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Valeu Ronaldo, obrigado.
Tenho uma mota benelli tnt 125 na tampa do deposito pode levar gasolina 95 ou 98 coloco sempre 95 mas nao gosto do ruido do motor e as vezes desliga o motor quando desacelero estou a pensar comecar a usar a 98 a gasolina e melhor para o motor
Se é assim, por que tem sido comum ultimamente ver automóveis batendo pinos, principalmente em aclives?
Porque provavelmente a refinaria, sabendo que a gasolina receberá adição de etanol, produz a mesma com menor octanagem (menor custo de produção). Portanto no final será uma gasolina “padrão”, em termos de octanagem, devido o etanol adicionado. Mas o consumidor paga o preço de gasolina “pura”.