Start/stop é uma coisa. Já o start&stop é outra

O sistema start/stop e o start&stop tem os nomes parecidos, mas funções completamente diferentes. Você sabe quais são?

Por BORIS FELDMAN05/06/18 às 23h30

Presente em diversos carros no Brasil, os sistemas start/stop e o start&stop geram algumas dúvidas sobre como eles funcionam e sobre as suas diferenças. Para você não confundir “alhos com bugalhos”, veja a diferença entre essas tecnologias:

[TRANSCRIÇÃO]

A eletrônica veio para dar mais conforto, segurança, informação, mas também confunde muito com as suas letrinhas e expressões em inglês. Uma delas, que já teve até uma fábrica confundindo alhos com bugalhos,  é o  start/stop. Quando o carro tem aquela chave presencial que basta estar no bolso do motorista, ou em algum lugar do carro, e para ligar e desligar o motor é só apertar um botão no painel, aquele botão vem escrito start stop. Ou seja, o mesmo botão para ligar e pra desligar o motor.

Mas, tem um sistema muito mais sofisticado que é o start& stop, que automaticamente desliga o motor quando o carro para e volta a ligá-lo quando o motorista pisa no acelerador, para a redução de consumo de emissões no trânsito urbano. Então, start/stop é um simples botão no painel, Start&stop é um sofisticado sistema eletrônico.

start/stop e o start&stop

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário