O que significa e qual é a função do ASR e do BAS?
O Controle de Tração e o Sistema de Freios Auxiliar podem ser, quase literalmente, "uma mão na roda" e salvar a sua vida
O Controle de Tração e o Sistema de Freios Auxiliar podem ser, quase literalmente, "uma mão na roda" e salvar a sua vida
Esta coluna explicou recentemente o funcionamento do ESC, o controle eletrônico de estabilidade que evita o carro derrapar nas curvas ou quando o motorista é forçado a dar um golpe no volante. Muitos automóveis que não possuem o ESC oferecem um outro controle eletrônico, o ASR. O “Controle de tração” é o “Anti-slip Regulation”, que na sigla em inglês significa ASR.
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Procure a sigla no painel do seu carro: se ela estiver lá, significa que existe um controle eletrônico que atua quando as rodas tendem a girar em falso. Quando, por exemplo, o motorista acelera excessivamente ao arrancar, as rodas motrizes “patinam” e a elevada temperatura do pneu faz até sair fumaça. É a famosa arrancada de “boy”, que sai “cantando pneu”. É exatamente o que evita o controle de tração.
Alertado por sensores da tendência de uma ou duas rodas girarem em falso, ele interfere no funcionamento do motor atuando eletronicamente para reduzir potência até que as rodas parem de girar em falso. O ASR evita assim este fenômeno que se chama “destracionamento”. O ASR atua também nas curvas, ao perceber esta mesma tendência de uma das rodas motrizes.
O BAS é outro dispositivo eletrônico que não deve ser confundido com o ABS embora também atua no sistema de freios e só existe em carros equipados com o ABS. Como funciona? Sensores instalados no circuito hidráulico do freio percebem que o motorista pisou para valer e com muita rapidez no pedal, o que caracteriza uma freada de emergência. Entretanto, o sistema avalia se o pedal poderia ser acionado com pressão ainda maior, ou seja, se o motorista está de fato apertando o pedal com máxima pressão possível.
Caso contrário, o BAS reforça esta pressão e aumenta ainda mais o esforço sobre o circuito hidráulico, garantindo a maior eficiência possível de frenagem.
É óbvio que só o automóvel que tem o ABS pode contar também com o BAS (Brake Auxiliar System), caso contrário, o BAS, ao pressionar ainda mais o pedal do freio, provocaria o bloqueio das rodas.
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Tenho uma mitsubishi canter hdi de 2002. Acontece que ao travar bloquearam as rodas traseiras. Foi para a oficina. Mudaram o compensador das rodas traseiras. Mas depois desta mudança ficaram a travar as rodas da frente ao premir o pedal de travão. Voltou para a oficina e mudaram a bomba principal dos travões . Praticamente ficou igual. Se abrir os bombitos das rodas o pedal fica flexível, mas assim que comece a usar os travões o pedal começa a ficar duro e as rodas começam a bloquear. Agora dizem que pode ser o ABS avariado. Será? Alguém me consegue dizer alguma coisa?
Obrigado
O meu carro é um FIAT PANORAMA 2014/2015. QUANDO ACENDE A LUZ DE CONTROLE DE ESTABILIDADE O CARRO CORTA A CORRENTE EM PLENO MEIO DA CORRIDA. JÁ ESTOU BASTANTE DESESPERADO.
FIZ 3 DIAGONOSTICO NO CARRO O MESMO ACUSA PROBLEMA NA VALVURA EGR? O QUE EU DEVO FAZER?