O que significa ASR e BAS?

O Controle de Tração e o Sistema de Freios Auxiliar podem ser, quase literalmente, "uma mão na roda"

Por BORIS FELDMAN13/05/18 às 09h00

Esta coluna explicou recentemente o funcionamento do ESC, o controle eletrônico de estabilidade que evita o carro derrapar nas curvas ou quando o motorista é forçado a dar um golpe no volante. Muitos automóveis que não possuem o ESC oferecem um outro controle eletrônico, o ASR. O “Controle de tração” é o “Anti-slip Regulation”, que na sigla em inglês significa ASR.

o que significa asr sigla em inglês para controle de tração do carro
Modern illustration of instrument cluster

Procure a sigla no painel do seu carro: se ela estiver lá, significa que existe um controle eletrônico que atua quando as rodas tendem a girar em falso. Quando, por exemplo, o motorista acelera excessivamente ao arrancar, as rodas motrizes “patinam” e a elevada temperatura do pneu faz até sair fumaça. É a famosa arrancada de “boy”, que sai “cantando pneu”. É exatamente o que evita o controle de tração. Como funciona? Alertado por sensores da tendência de uma ou duas rodas girarem em falso, ele interfere no funcionamento do motor atuando eletronicamente para reduzir potência até que as rodas parem de girar em falso. O ASR evita assim este fenômeno que se chama “destracionamento”. O ASR atua também nas curvas, ao perceber esta mesma tendência de uma das rodas motrizes.

O BAS é outro dispositivo eletrônico que não deve ser confundido com o ABS embora também atua no sistema de freios e só existe em carros equipados com o ABS. Como funciona? Sensores instalados no circuito hidráulico do freio percebem que o motorista pisou para valer e com muita rapidez no pedal, o que caracteriza uma freada de emergência. Entretanto, o sistema avalia se o pedal poderia ser acionado com pressão ainda maior, ou seja, se o motorista está de fato apertando o pedal com máxima pressão possível.

Caso contrário, o BAS reforça esta pressão e aumenta ainda mais o esforço sobre o circuito hidráulico, garantindo a maior eficiência possível de frenagem.

É óbvio que só o automóvel que tem o ABS pode contar também com o BAS (Brake Auxiliar System), caso contrário, o BAS, ao pressionar ainda mais o pedal do freio, provocaria o bloqueio das rodas.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário