Ponteiro de temperatura sobe e desce: normal até certo ponto
Pequenas variações de temperatura do motor são aceitáveis no trânsito urbano, mas pode ser crítico se ultrapassar determinado ponto
Pequenas variações de temperatura do motor são aceitáveis no trânsito urbano, mas pode ser crítico se ultrapassar determinado ponto
Leitor do nosso AutoPapo diz que o seu automóvel, ao circular no trânsito urbano, apresenta significativas variações de temperatura. O ponteiro de temperatura sobe e desce: vai além dos 90 graus e depois retorna, indicando uma oscilação térmica que ele não sabe se é perigosa ou não. E ele diz que isso só acontece quando o carro está no trânsito urbano, nunca na estrada.
Sim, o ponteiro da temperatura ir além dos 90 graus e depois voltar é normal, desde que ele não atinja a faixa vermelha do mostrador, que indica um perigoso excesso de temperatura.
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E por que o ponteiro de temperatura não sobe e desce na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.
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Tenho um Opel Vectra 2.2DTI de 2002, acontece que o ponteiro do manómetro da temperatura do motor (refrigeração) não mexe (não sobe nem desce), fica no zero. Tenho receio que o motor aqueça por qualquer motivo e eu não tenha a indicação da temperatura e só dar por ela se o motor se incendiar. Gostava de um esclarecimento. Obrigado.
Meu Carro é Toyota Auris 2006, Quando acelero passando dos 100Km/h, o ponteiro de temperatura soube ate aos 90º. Alguem poderia me ajudar a identificar as possiveis causas disseo pff…
Boa tarde tenho um Renault Symbol 1.6 8v 2010 motor k7m que ando normal no bairro que moro com a temperatura ok porem quando pego uma Rodovia o marcador da temperatura cai ate em baixo no, Youtube fala que e Valvula termostatica travada aberta porem ja fiz a troca e continua do mesmo jeito por gentileza pode me dar uma luz oque pode ser origado
Meu problema com temperatura,num astra hatch 2010,é o aquecimento dos cabos da bateria,caixa de relés e também a carcaça da central eletrônica. Alguém sabe me dizer se isso é normal?
Obrigado!
Boa amigos, tenho um Clio sedan, 2007 completo 1.6/16 ponteiro de marcador de temperatura parou em baixo e não marca.
alguém resolveu?
Tenho um hondacivic2003 a vinturinha dispara mais o ponteiro continua subindo até chegar em cima mim ajude já levei em vários mecânico
Meu Civic 2004 também está com esse problema, se achou solução me ajuda por favor
Tenho um hondacivic2003 ele dispara a vinturinha mais a temperatura continua subindo por favor mim ajudar já levei em vai mecânico ninguém resolve
Meu irmão, se ja encotraste a solução pra este problema informa-me, porque tambem estou precisar
Comprei uma pálio weenkend, o ponteiro do marcador de temperatura esta solto da colocar no lugar?
Boa tarde. Preciso que me ajude com o meu carro. Ele na cidade mantem o ponteiro da temperatura estável. Mas em estrada se apanhar subidas o ponteiro sobe embora não entre no vermelho. Não acho normal porque nunca tive um carro assim. Sabe do que pode ser?. Mudei radiador, tudo o que diz respeito ao arrefecimento, mas continua a fazer isso.obrigado
Meu irmão, se ja encotraste a solução pra este problema informa-me, porque tambem estou precisar
Galera blz? Estou com um fox a mais de um ano… Com um problema!! Me ajudem por favor… Comprei ele tava tudo normal ai fiz uma viagem e peguei um egarrafamento. Ele esquentou e a luz acendeu… Parei o carro a ventoinha nao acionou… Troquei sensor funcionou dois dias depois deu o mesmo problema. Fui trocando as peças do sistema todo… Em uma oficina colocaram o rastreador e a luz acendeu sem o carro chegar nos 100 graus. Ele aciona de 98 a 100 g. Trocamos o sensor de temperatura… Mas continua ocilando. Hoje ele acionou normal… Sai com ele e acionou quando preencheu todos os quadradinhos do painel. Ja nao sei o que faço. Pode ser painel ou central?
Tenho uma Ecosport o sensor de temperatura tá normal aí do nada ele fica zero depois normal isso direto o que pode ser
Tenho um golf generation 2004 a temperatura na cidade e normal mas quando pego pista a temperatura de pouco vai caindo e chega até zerar mas quando paro ele sobe normalmente.
Seu carro deve ter sistema de resfriamento a ar
Estou pesquisando muito sobre tenho um Megane 2004 1.6 16v.
Mitos dizem ser aterramento pesquise como testar o aterramento do seu carro com multímetro. O meu carro não fiz pois não tenho estão me condenando o painel relógio do marcador de têmperatura do painel.
O meu carro e um renold sandero 1.6 quando ando na estrada e na area urbana o sensor de temperatura funciona normalmente, so que algumas vezes o sensor sobe de repente acima do normal, ai eu ligo o ar ou volto a correr e normaliza, isso e problema?
Boa tarde. Tenho um Palio Attractive 2013. O marcador de temperatura nunca passa dos 90° (no meio). Se pegar “uma reta” diminue um pouco.. e volta pros 90…normal, mas, mesmo qnd num engarrafamento, num sol quente, não passa dos 90°… acho muito estranho isso… é normal? Porque não vai para 92,93… a minha dúvida seria no marcador em si…
Tenho tb um Palio Atrattive 2013. A temperatura nunca passa dos 90° (no meio). Acho isso muuuito estranho e sem sentido. Será que é normal ou um defeito de fábrica?
Na estrada também está baixando muito, tipo descendo um ponteio inteiro (uns 80°) ou mais… isso tb não deve está certo (suspeito de válvula tesmostática para esse segundo relato). Resumindo: não é normal “marcar no máximo 90° e não seria normal diminuir a abaixo de 87°… ou algo assim. O que acham?
E normal sim, dependendo do clima que a cidade se encontra, se o carro, oscila até diminui a temperatura
Pelo que vc relatou seu carro esta perfeito se ele consegue manter a temperatura em situações adversas isso é bom
Não é normal. Apenas um defeito crônico ou programado propositadamente para enganar o proprietário… Não faz sentido nenhum um marcador de temperatura ficar fixo* ou NUNCSC. Eu comprei um “painel de nf
… não faz sentido a temperatura nunca passar de 90o. Ela deve meio que variar entre 85* e 95*… um “sobre desse”. Esquenta, esfria, esquenta, esfria, mas no Palio não, ele ficava praticamente fixo no 90 e de vez em quando descia um pouco. Quase que um marcador inútil
Meu golf 2.0 roda com a temperatura normal, porem, quando desligo e depois de 2 minuto eu ligo novamente, a temperatura esta um pouco acima dos 90 graus, retornado para o meio dps de 20 segundos.
O que pode ser?
O eletroventilador esta ok.
O meu polo está com esse mesmo problema, não sei é normal ou princípio de junta queimada.
O meu é um Polo quando uso ele fica normal, quando desligo e ligo a chave alguns minutos depois passa dos 100 graus… não sei até que ponto é normal ou defeito
Resolveu seu problema Guilherme? Poderia me informar o que foi?!
Isso é perfeitamente normal. Ao desligar o motor por um breve período, o fluxo de fluído para de circular pelo motor. Nesse instante o fluído absorve mais calor e o cavalete d’agua onde fica o sensor de temperatura está junto ao motor, onde fica mais quente nesse intervalo. Ao ligar o motor novamente, a bomba d’agua volta a circular o fluído e a troca térmica acontece, por isso a temperatura volta ao normal no ponteiro do painel de instrumentos logo após o motor ser ligado. Isso é uma característica dessa mecânica em específico. Fiquem atentos a outros sintomas que possam fazer o motor superaquecer.
Conseguiu resolver seu problema amigo? Estou com essa situação aqui no meu golf2004 1.6
De manhã quando ligo o carro,um Ford fiesta Rocam 2013, o ponteiro de temperatura já entra com 45 graus, depois com o carro em funcionamento ele não passa dos 90 graus, o que pode ser? Já que entes não era assim. Será o sensor de temperatura?
Obrigado!
Um ano 2006 marcador de temperatura passa do meio a sima de 80km e abaixo volta ao normal
Meu carro é um Voyage G6 1.6 uns três meses atrás vi que ele tava com casamento de água pela carcaça do tubo d’água fui e fiz o serviço,aí dirrepente a água dele ferve no reservatório de água mim aconselharam que eu trocasse há tampa do radiador fui e troquei depois de 15dias ele continuou há fever jogando toda água pra fora do reservatório aí fui ver há vareta de óleo e não tinha passado água pro motor,que bom mandaram eu por toa e reservatório de água original da Volkswagen fui e botei original e ainda continua sendo que um dia há temperatura foi pra ? graus e depois abaixou,já tou de cabelo branco de tanta dó de cabeça sobre isso inclusive até há mangueira que passa água tá quente vc sabe qual é problema.
Meu fiesta chega a 90° e depois abaixa aí depois volta pra 90 . É normal essa oscilação?
o meu polo classic trabalha ate aos 90 graos e depois vai a baixo o que cera ja testei a bomba e esta boa nao sei o que fazer
A luz de injeção do meu Siena fire 1.0 acende e o ponteiro de temperatura cai todo vez q estou na estrada na descida da serra. Já troquei sensor de temperatura mas o problema ainda persiste. O q pode ser, lembrando q só acontece quando o carro está na estrada e na descida.
Provavelmente o seu carro deve estar sem válvula termostatica, ou precisa ser substituída.
Já troquei a válvula termostática mas o problema ainda persiste.
Fiz uma viagem e o motor aqueceu. Retornei e fiz a troca da válvula termostatica. Parece ter resolvido. No entanto ponteiro de temperatura contínua maluco, sobe até a metade depois desce,isto várias vezes. Pergunto: o que pode ser?
Preciso de ajuda, meu carro foi trocado o radiador porque a temperatura sobe em demasia ao rolantim e em andamento a temperatura baixa, pensei que fosse radiador e mesmo assim continua que poderá ser?
Bom dia meu carro esta subindo a temperatura chegando próximo do 100 mais quando estou quando na estrada acontece mais quando acelero o carro o que pode ser ?
O meu carro ele sobe acima do risco do meio chegando na temperatura de 103 graus e ai a ventuinha começa a funcionar ai volta o ponteiro no meio. Isso e normal ? ja foi trocado a valvula termostato.
Problema na resistência do eletroventilador.
Uma limpeza bem feita resolve.
Nao sabia mais ja sei como faço para me escrever? Vaço mecanica auto e gosto desta pagina eu e os meus colegas gostariamos de fazer parte
o meu carro no engarrafamento oscilava no painel digital de 4 barras que seria o normal para 6 e depois voltava a 4 fui a varios mecanicos me informaram que seria normal mas só uma coisa se fosse normal todos os carros do mesmo modelo do meu teriam que fazer o mesmo e tenho pessoal que tem o mesmo carro e nao fazia depois de muitas trocas de peças descobri era os cabos da bateria do negativo ou seja aterramento aparentemente estavam otimos a principio mandei so fazer uma limpeza mas depois de 2 dias voltou o mesmo problema aí mandei trocar por uns novos e agora sim resolveu muitos problemas de temperatura vem dai se vc ja trocou sensor temp. valvula termostatica bomba dagua entre outros ta na hora de trocar os cabos da bateria do negativo aterramento
Gostei muito de todas as informações, mas realmente queria saber se podemos colocar so mente um combustível e quando der reserva completar com o outro